sábado, 3 de julho de 2021

Atos 20:17-18

Atos 20:17-18 - E de Mileto mandou a Éfeso, a chamar os anciãos da igreja. E, logo que chegaram junto dele, disse-lhes: Vós bem sabeis, desde o primeiro dia em que entrei na Ásia, como em todo esse tempo me portei no meio de vós.
E DE MILETO MANDOU A ÉFESO. Já temos comentado anteriormente sobre as prováveis razões porque Paulo não desejou se deslocar de Mileto até a cidade de Éfeso. O que podemos acrescentar é que o apóstolo dos gentios precisava com urgência manter contato com as lideranças da igreja de Éfeso, seja para repassar mais instruções sobre a obra de Deus, seja para que eles trouxessem os donativos recolhidos para ser levados para suprir as necessidades dos irmãos em Jerusalém. A CHAMAR OS ANCIÃOS DA IGREJA. A igreja cristã que estava na cidade de Éfeso era um tipo de igreja matriz da Ásia Menor, onde haviam muitas outras comunidades cristãs naquela região. Aquilo que Paulo iria repassar para os anciãos de Éfeso, automaticamente chegaria às demais igrejas em cada localidade. Neste momento da história do cristianismo o ancião era uma espécie de bispo de uma determinada região. Neste caso, a igreja, não seria um templo, mas sim, uma comunidade cristã. E LOGO QUE CHEGARAM JUNTO DELE. Mileto não ficava muito distante da cidade de Éfeso, portanto, cerca de mais ou menos cinquenta quilômetros de distância, o que levava em torno de dois dias de viagem. Logo que os emissários de Paulo chegaram em Éfeso, os anciãos da igreja se dispuseram em vir ao encontro do apóstolo dos gentios, porque os assuntos que Paulo trataria com eles era de interesse de todos. DISSE: VÓS BEM SABEIS. Apesar das dificuldades de comunicação daquela época, mas, podemos supor que tudo que se passava com as atividades evangelísticas e ministeriais de Paulo as principais lideranças das igrejas tomavam conhecimento. Por isso que os assuntos que o apóstolo estava para tratar com os anciãos já eram do conhecimento de todos. Neste mesmo tempo, Paulo já era a principal liderança cristã no mundo gentílico, por isso que ficou sendo conhecido como apóstolo dos gentios. DESDE O PRIMEIRO DIA EM QUE ENTREI NA ÁSIA. Não sabemos o porquê, que os escritores do Novo Testamento não tiveram a preocupação em datarem os fatos narrados por eles. Mas, de acordo com os comentaristas do Novo Testamento podemos conjecturar que Paulo se referre aos últimos três anos que ele concentrou suas atividades ministeriais e evangelísticas na Ásia menor, tendo Éfeso como sede. COMO EM TODO O TEMPO. Escrevendo a igreja de Cristo que estava em Corinto, Paulo diz: Sede meus imitadores, assim como eu sou de Cristo. Desde que se converteu do judaísmo para o verdadeiro cristianismo que o apóstolo dos gentios procurou em todos os momentos de sua vida, agradar a Deus, vivendo uma vida que servia de modelo para os que se tornavam discípulos de Cristo Jesus, o Salvador do mundo. ME COMPORTEI ENTRE VÓS. Deus deu a Paulo uma sabedoria extraordinária, no sentido de que o apóstolo dos gentios soubesse se comportar com decência e ordem para com todos. Ele aprendeu a conviver com os judeus porque também era judeu, aprendeu a conviver com os gentios, porque queria ganha-los para Cristo e com todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...