domingo, 4 de julho de 2021

Atos 20:22-23

Atos 20:22-23 - E agora, eis que, ligado eu pelo espírito, vou para Jerusalém, não sabendo o que lá me há de acontecer. Senão o que o Espírito Santo de cidade em cidade me revela, dizendo que me esperam prisões e tribulações.
E AGORA, EIS QUE. Havia da parte do apóstolo um desejo ardente de chegar o mais rápido que possível no seu destino desejado que era a cidade de Jerusalém. Neste momento de seu ministério ele já tinha quase que completado sua carreira ministerial no mundo gentílico, e, portanto, queria também fazer um trabalho em seu país, Israel, e mais precisamente na cidade de Jerusalém, que era a cidade mais importante para os judeus. Agora, este propósito era a meta prioritária do grande apóstolo Paulo. LIGADO PELO ESPÍRITO. Neste caso, alguns comentaristas falam que o escritor se refere ao Espírito Santo de Deus que constrangia o missionário de Cristo a que ele retornasse para Jerusalém. Mas, também existem aqueles que se posicionam de que Lucas se refere mesmo ao espírito humano de Paulo, que de livre vontade queria chegar em Jerusalém levando a oferta dos gentios para a igreja de toda a Judeia. VOU PARA JERUSALÉM. Se partirmos do pressuposto de que esta resolução partia da parte mais íntima de Paulo, podemos então assegurar que se firme propósito tinha finalidades bem definidas, até porque este homem de Deus sabia a direção certa a ser tomada. O apóstolo dos gentios era um homem muito experiente e que mantinha intimidade o suficiente com Deus para saber do que lhe poderia acontecer. NÃO SABENDO O QUE LÁ ME HÁ DE ACONTECER. Paulo não entra nos detalhes de tudo que lhe poderia acontecer em Jerusalém, mas já tinha uma noção de sua prisão e sofrimentos por amor a Cristo. Ora, se em outros lugares o apóstolo sempre foi perseguido pelos judeus, então, ele imaginava o que em Jerusalém, os seus compatriotas poderiam lhe causar? Paulo não esperava nada de harmonioso em Israel. SENÃO O QUE O ESPÍRITO SANTO. Agora, de maneira direta e objetiva, o Dr. Lucas registra a declaração de Paulo sobre a revelação da verdade de Deus. A fonte das informações é mostrada para que convencesse aos líderes das igrejas na Ásia que o apóstolo não tinha como mudar de opinião. Todo aquele que se posta a serviço do reino de Deus tem que cumprir as determinações que vem de cima, e no caso de Paulo não poderia ser diferente, o próprio Deus vinha lhe revelando sobre seu destino. DE CIDADE EM CIDADE ME REVELA. O que temos aqui é a declaração do apóstolo sobre as muitas profecias que o Senhor Deus lhe fez ouvir sobre sua visita a cidade de Jerusalém e o que a partir de então sucederia ao seu destino final na capital do império político de Roma. O Deus Onisciente não deixa que nada aconteça com seus servos, sem que antes lhe revele os fatos futuros, até porque o Senhor sabe de tudo. DIZENDO QUE ME ESPERAM PRISÕES E TRIBULAÇÕES. O Espírito de Deus, conhecedor que é do nosso destino, Ele nos faz saber das coisas que temos que passar antecipadamente. Onde Paulo passava em suas atividades evangelísticas ou ministeriais, o Espírito Santo sempre se utilizava de alguém para avisar ao apóstolo sobre suas aflições e prisão que ele teria que enfrentar ao chegar em Jerusalém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...