sábado, 3 de julho de 2021

Atos 20:20-21

Atos 20:20-21 - Como nada, que útil seja, deixei de vos anunciar, e ensinar publicamente e pelas casas. Testificando, tanto aos judeus como aos gregos, a conversão a Deus, e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo.
COMO NADA, QUE ÚTIL SEJA. Na realidade, o apóstolo dos gentios se gastava dia e noite para fazer valer a sua chamada para o ministério, e tinha convicções que seu trabalho não era inútil perante a justiça de Deus. Apesar das muitas dificuldades para exercer seu ministério, e desde os primeiros momentos enfrentou oposição até mesmo dentro do grupo apostólico, mas tinha a esperança que o Deus de justiça guardava seu galardão para a salvação e vida eterna nas mansões celestiais em Cristo. DEIXEI DE VOS ANUNCIAR. Conforme deixou bem claro no versículo anterior, Paulo teve que enfrentar muita oposição dos defensores do judaísmo, bem como, de princípio, não contou com o apoio do grupo apostólico de Jerusalém. Porém, nem por isso desistiu de anunciar o evangelho de Cristo Jesus por todos os lugares e para todas as pessoas. Desde que teve seu encontro pessoal com o Salvador, Jesus Cristo, que este homem de Deus tomou como missão sempre transmitir a palavra de Deus. E ENSINAR PUBLICAMENTE. Antes mesmo de se converter para o reino de Cristo, pelo grande poder do evangelho, que Paulo já era um profundo conhecedor das literaturas religiosas dos judeus. Por isso que ele se apropriava das profecias messiânicas para anunciar em Jesus Cristo a pessoa do Messias de Deus. Além de que ele foi iluminado grandemente pelo Espírito Santo para transmitir verdades fundamentais do evangelho da nova aliança, como nenhum outro dos apóstolos e das lideranças da igreja. E PELAS CASAS. No primeiro século de nossa era cristã não era permitido pelo império político de Roma que se edificassem templos dedicados ao cristianismo. Assim sendo, as lideranças da igreja do primeiro século se reuniam com o rebanho de Cristo de casa em casa para transmitirem as doutrinas cristãs para o povo de Deus. E Paulo tinha por costume evangelizar e formar comunidades cristãs com reuniões de casas em casa. TESTIFICANDO TANTO A JUDEUS COMO A GREGOS. O apóstolo Paulo sabia da importância dos judeus para os fundamentos do cristianismo, e tinha plena consciência que a igreja em seus começos foi formada pelos judeus convertidos a Cristo Jesus, por isso que ele pregava o evangelho da circuncisão para os judeus. Mas também se especializou na pregação do evangelho da incircuncisão para os gentios. A CONVERSÃO A DEUS. No entendimento de Paulo, os filhos de Israel estavam totalmente desviados do concerto de Deus, o que concorda com tudo que Cristo fez e pregou durante o seu ministério. Já no que diz respeito aos gregos, era do conhecimento de todos que as demais gentes do mundo sempre estiveram fora dos planos de Deus, servindo aos ídolos e as imagens de esculturas e precisava de Deus. E A FÉ EM NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. No caso dos hebreus, eles não reconheceram em Jesus de Nazaré como sendo o Messias de Deus, por isso que Paulo, com a pregação do evangelho da circuncisão os convencia pelas profecias que Jesus era o enviado de Deus. A fé em Cristo é o meio de salvação para todos os povos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...