quinta-feira, 1 de julho de 2021

Atos 19:32

Atos 19:32 - Uns, pois, clamavam de uma maneira, outros de outra, porque o ajuntamento era confuso; e os mais deles não sabiam por que causa se tinham ajuntado.
UNS, POIS, CLAMAVAM. Demétrio tinha aprontado uma grande baderna nas ruas de Éfeso, porem, nem todos que estavam presentes no teatro tinham conhecimento do que estava de fato acontecendo. Gaio e Aristarco deveriam estar assustados, porque os que tinham lhes agarrado com violência deveriam ter comunicado que eles poderiam ser linchados pela multidão. Provavelmente, as autoridades romanas já estavam em alerta máximo, pois naquela época eram comuns os levantes contra eles. DE UMA MANEIRA. Quem havia participado da reunião com Demétrio e sabiam do motivo daquela confusão gritavam em defesa de seus empreendimentos, porque sabiam que a prosperidade deles estava em perigo. Este mesmo grupo, também deveria gritar contra Paulo, bem como contra seus amigos de missão, porque eles estavam cientes de que o evangelho da verdade quem estava lhes causando ameaça. OUTROS DE OUTRA. A grande maioria da população de Éfeso, nem sabia do que estava realmente acontecendo, mas como as multidões agitadas fazem barulhos sem uma causa determinada, podemos conjecturar que muitos gritavam contra o império romano e suas autoridades, porque a sociedade não suportava o domínio de Roma e as altas cargas tributárias que eram impostas aos empresários, trabalhadores e etc. PORQUE O AJUNTAMENTO. Escritures desta mesma época de Lucas afirma que era comum que neste teatro público de Éfeso em determinados dias da semana se ajuntavam multidões para comemorarem eventos diversos. Neste caso específico, Demétrio e seus associados, provavelmente devem ter saído da reunião gritando pelas ruas de Éfeso, levando consigo a Gaio e Aristarco, e a população os acompanhou. ERA CONFUSO. Essa colocação feita por Lucas nos faz ver o perigo que Gaio e Aristarco estavam correndo, porque se eles estavam sendo apresentados pelos seus acusadores diante da sociedade, isso poderia gerar uma revolta hostil e eles serem em praça pública linchados. Podemos imaginar a preocupação do apóstolo Paulo em saber que seus amigos estavam no meio daquela multidão que em gritos estava confusa. E OS MAIS DELES NÃO SABIAM. Neste mesmo tempo, a cidade de Éfeso era um local de visitação turística de cunho religioso, porque muitos viajantes da Ásia e de outras partes do mundo vinham a Éfeso para conhecerem e visitarem o grande templo de Diana dos efésios. Além de que grande parte da população de Éfeso sempre frequentava aquele teatro para acompanharem os eventos públicos realizados ali. PORQUE CAUSA SE TINHAM AJUNTADO. Toda esta confusão começou com um sentimento que foi ativado contra o reino de Deus, que foi a “ira” daqueles que se sentiam ameaçados pela pregação do evangelho libertador. Demétrio e seus associados estavam defendendo seus interesses, porem, conseguiram envolver pessoas que não tinham nada a ver com seus negócios. Podemos conjecturar que entre a multidão havia uma mistura de interesses financeiros, religiosos e políticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...