quarta-feira, 30 de junho de 2021

Atos 19:30-31

Atos 19:30-31 - E, querendo Paulo apresentar-se ao povo, não lho permitiram os discípulos. E também alguns dos principais da Ásia, que eram seus amigos, lhe rogaram que não se apresentasse no teatro.
E, QUERENDO PAULO. O apóstolo dos gentios sabia que seus amigos Gaio e Aristarco não tinham nada a ver com aquele tumulto que os fabricantes de ídolos e imagens de esculturas estavam promovendo, mas que ele, Paulo era o culpado por tudo aquilo. O apóstolo já estava como que acostumado a enfrentar seus opositores em quase todos os lugares que ele pregava o evangelho das boas novas de Cristo, quando não eram os judeus, em outras cidades eram os seguidores do deus deste mundo, Mamom. SE APRESENTAR AO POVO. Por um lado, Paulo desejava mesmo era defender os seus amigos de fé, porque eles não poderiam ser presos ou mortos por causa de Paulo. Por outro lado, talvez o apóstolo vise nisto tudo uma grande oportunidade de esclarecer a verdade, sobre o evangelho que ele pregava, até porque, como cidadão romano que era, Paulo não poderia ser linchado, sem antes ser julgado pelas autoridades de Roma. NÃO LHO PERMITIRAM. Como a missão de Paulo ainda não havia terminado, então, Deus lhe guardou mais uma vez de ser preso ou quem sabe morto, neste tão violento tumulto que se levantou contra ele. Mesmo querendo enfrentar as feras de Éfeso, mais quem convivia com ele não lho permitiram ir ao local do alvoroço, porque sabiam que seria seu fim. A revolta contra o apóstolo era terrível, o que gerava grande perigo. OS DISÍPULOS. Quase três anos que Paulo vinha exercendo seu ministério naquela região, portanto, como seu trabalho tinha a aprovação de Deus e a cooperação eficiente do Espírito Santo, certamente já um grande número de convertidos a Cristo. Estes discípulos a quem se refere o texto dizem respeito aos que aceitaram a Cristo como Senhor e Salvador, e agora faziam parte do reino de Deus, seguindo o evangelho. E TAMBÉM ALGUNS DOS PRINCIPAIS DA ÁSIA. Diante desta colocação feita por Lucas, há quem diga que Paulo também já havia conquistado muitas das autoridades locais de muitas cidades da Ásia para Cristo. Porem, podemos conjecturar também que estes principais sobre os quais fala o texto sejam líderes das igrejas locais que já estavam estabelecidas por Paulo em cada cidade da Ásia, o que deve ser mais aceito como real. QUE ERAM SEUS AMIGOS. Mas também existem aqueles que defendem que estes principais da Ásia que eram amigos de Paulo eram pessoas que ainda não eram convertidas, mais que contavam com a simpatia do grande apóstolo dos gentios. O apóstolo Paulo era um homem muito inteligente, e com isso, as pessoas da alta sociedade gostavam de lhe ouvir pregando o evangelho das boas novas de Cristo Jesus. LHO ROGARAM QUE NÃO SE APRESENTASSE NO TEATRO. Como foi tido anteriormente por Lucas, o grande alvoroço se deslocou para o teatro público, em que geralmente se aglomeravam multidões para eventos. Atos 19:29 - E encheu-se de confusão toda a cidade e, unânimes, correram ao teatro, arrebatando a Gaio e a Aristarco, macedônios, companheiros de Paulo na viagem. A igreja de Cristo, bem como os amigos de Paulo, imploraram ao apóstolo que ele não fosse ao teatro público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...