domingo, 4 de julho de 2021

Atos 20:29

Atos 20:29 - Porque eu sei isto que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não pouparão ao rebanho.
PORQUE EU. Era uma mensagem melancólica da parte de Paulo, porém, necessária, que servia de testemunho em dias futuros, quando o apóstolo já não estaria mais entre os seus amigos de ministério. Não há dúvida que estas palavras pregadas pelo missionário de Cristo saiam de sua boca rasgando sua alma, uma vez que ele amava o que fazia e amava mais ainda os seus filhos na fé, bem como seus companheiros de ministério, eles que foram ganhos por Paulo para o reino de Deus e de Cristo Jesus. SEI ISTO QUE. É provável que o apóstolo fala do seu conhecimento pela sua própria experiência de vida, até porque Paulo já havia passado por muitas coisas desde que se prontificou em fazer a obra do reino de Deus. Além do mais, o próprio Deus que é Onisciente, e que conhece todas as coisas, pela revelação do Espírito Santo fazia chegar até aquele homem de Deus as coisas futuras que com certeza iriam acontecer. DEPOIS DA MINHA PARTIDA. Havia na alma do apóstolo dos gentios esta grande preocupação em que depois de sua partida, muitas coisas contrárias aconteceriam contra os seus filhos na fé. Esta “partida” anunciada por Paulo pode significar a sua viagem para Jerusalém, e que de lá não mais voltaria para a cidade de Éfeso, como também para a Ásia Menor, porque de Jerusalém Paulo já sabia por revelação que iria para Roma, mas também, e principalmente, depois de sua partida desta terra. ENTRARÃO NO MEIO DE VOS. Como quem foi o responsável pelo progresso do evangelho naquela região, Paulo com ciúme positivo já previa que aproveitadores se infiltrariam no meio do povo de Deus com segundas intenções para tirarem proveito do rebanho de Cristo, mas também com o propósito de prejudicar a igreja de Cristo. O alerta estava sendo dado aos líderes da comunidade cristã para que eles soubessem. LOBOS CRUÉIS. O apóstolo usa de uma metáfora para deixar o seu aviso de que falsos obreiros se levantariam no meio da igreja para devorar as ovelhas de Cristo. Na verdade, o falso obreiro é como um lobo devorador que de forma cruel devora as ovelhas do rebanho. O obreiro que é um lobo cruel, ele se veste com roupa de ovelha para se misturar ao rebanho, mais seus objetivos e destruir o rebanho de Cristo. O falso obreiro rouba as ovelhas, mata os fracos na fé e dispersa o rebanho do Senhor. QUE NÃO POUPARÃO. Paulo fala do falso obreiro como sendo o lobo cruel e devorador, e Cristo chama este falso obreiro de ladrão, salteador e mercenário. O falso obreiro tira a lá, o leite, rouba e mata a ovelha comendo as suas carnes. O efeito denominacional tem gerado muitos falsos obreiros, ou lobos cruéis, quando os obreiros transformam seus ministérios em profissão praticando o comercio da fé. AO REBANHO. Paulo deixou o exemplo de alguém que não se aproveitava da igreja de Cristo para ganhar dinheiro, uma vez que ele trabalhava com suas próprias mãos para não depender de salário do povo de Deus. Nas igrejas fundadas por Paulo e seus amigos de ministério, ninguém recebia salário para fazer a obra de Deus, mas tudo era feito por amor e não por dinheiro. Hoje, o ministério é como uma profissão qualquer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...