domingo, 4 de julho de 2021

Atos 20:28

Atos 20:28 - Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue.
OLHAI, POIS, POR VÓS. Agora, o ministro do evangelho mostra sua preocupação com todos aqueles que estavam presentes com ele nesta importante reunião ministerial, ao ponto de pedir aos seus amigos para que cuidassem de suas vidas espirituais. De fato, o apóstolo sabia que tempos difíceis viriam para o povo de Deus, principalmente para os líderes do cristianismo, o que os fotos históricos nos contam. E POR TODO O REBANHO. Mas também, o missionário transcultural do reino de Cristo intercede pelo povo de Deus. Enquanto estava naquela região, o próprio Paulo tinha o cuidado de zelar pelo andamento da obra de Deus, mas que a partir de agora ele não mais poderia estar presente entre eles, apela para os líderes das igrejas que cuidassem do rebanho de Cristo. Essa preocupação de Paulo era própria de alguém que viu nascer, como ele próprio diz, com dores de parto, os seus muitos filhos na fé. SOBRE QUE O ESPÍRITO SANTO. Cristo veio ao mundo, cumpriu com sucesso sua missão de resgate de sua igreja que ele remiu com seu precioso sangue, e subiu ao céu para se assentar a destra da majestade celestial, como Rei dos reis e Senhor dos senhores. Mas, ao se ausentar da terra enviou o Espírito Santo para dar continuidade a sua missão entre os filhos dos homens, por isso que Paulo afirma que os ministros do evangelho são chamados pelo Espírito Santo do Senhor, que está sempre conosco. VOS CONSTITUIU BISPOS. Escrevendo a igreja de Cristo na cidade de Éfeso, Paulo afirma que os ministros do evangelho são dados por Deus a igreja do Senhor Jesus, e agora, ele confirma que os líderes do cristianismo são constituídos pelo Espírito Santo de Deus. O Bispo também poderia ser chamado neste momento da história da igreja de supervisor, que era um líder de uma determinada região geográfica da igreja. PARA APASCENTARDES. Essa é uma das principais funções de um verdadeiro líder do cristianismo, apascentar o rebanho do Senhor Jesus. Este “apascentar” fala a respeito do cuidado que o líder deve ter para com cada uma das ovelhas de Cristo, inclusive procurando saber do estado das ovelhas que foram compradas por Cristo por preço de sangue. O inverso disto é quando a igreja tem que cuidar do obreiro, inversão mesmo. A IGREJA DE DEUS. O que Paulo fala em sua pregação é a mais pura verdade e Lucas escreveu porque certamente ouviu esta frase da parte de Paulo. Está tudo certinho quando se diz que a igreja é de Deus ou de Cristo, ou ainda do Espírito Santo de Deus. Porem, o texto nos passa a certeza que o apóstolo fala de Cristo, o Filho de Deus, que também é Deus. O restante do texto confirma sobre a divindade de Cristo Jesus. QUE ELE RESGATOU COM O SEU PRÓPRIO SANGUE. Esta colocação feita por Paulo e escrita por Lucas nos fala a respeito da redenção realizada pelo Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Cristo serviu de propiciação pelos nossos pecados, quando deu a sua própria vida para nos resgatar de nossas iniquidades. Devemos, portanto, amar da forma mais intensa possível o Senhor Jesus, por tudo que ele fez por nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...