domingo, 4 de julho de 2021

Atos 20:30

Atos 20:30 - E que de entre vós mesmos se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si.
E QUE DE ENTRE VÓS MESMOS. Paulo não está falando a respeito dos defensores do judaísmo, aqueles que perseguiam as lideranças do cristianismo no primeiro século da era cristã. Ele também não está se referindo sobre as autoridades romanas que se levantavam contra a igreja cristã, a fim de maltratarem os seguidores do reino de Deus. Mas, o apóstolo se reporta sobre aqueles que fazendo parte do ministério cristão, porque Paulo está falando para os ministros, surgiriam como falsos obreiros. SE LEVANTARÃO. O aviso estava sendo dado, porque o homem de Deus tinha experiência de vida para alertar os obreiros da ceara do Mestre sobre as oposições que se levantariam contra a obra do Senhor. Como Paulo fala a respeito do futuro, é porque os que dentre os presentes estavam ainda não estava contaminados com sentimentos contrários. Porem, que já era previsto que depois surgiriam os lobos. HOMENS. Não se trata de seres espirituais, nem muito menos de demônios, mas homens carnais, seres humanos materialistas que só buscam os seus interesses pessoas e não o bem estar do rebanho de Cristo. Estes que são apontados por Paulo não se tratam de justos que fazem por amor a obra de Deus, não são os verdadeiros líderes do cristianismo de quem fala o apóstolo, mais sim, dos ministros mercenários. QUE FALARÃO. Paulo também não se referia aos irmãos comuns que faziam parte do rebanho do Senhor Jesus, aqueles que simplesmente eram ouvintes da palavra de Deus. Todavia, o pregador se reporta sobre aqueles que se dizendo mestres das Sagradas Escrituras pregavam para a igreja de Cristo. Certamente, o apóstolo apontava para os que ocupavam posições de destaque perante a comunidade cristã, como pregadores ou ensinadores de doutrinas dos homens e não do evangelho de Cristo. COISAS PERVERSAS. Algumas das cartas de Paulo para as igrejas por ele fundadas tinham como objetivo combater as heresias que estavam surgindo no meio das lideranças cristãs. Com o passar do tempo, foram se infiltrando pessoas de má fé no ministério cristão, com o objetivo de distorcerem a mensagem do evangelho e as doutrinas cristãs verdadeiras, e com isso, desviarem os discípulos do reino de Cristo. PARA ATRAÍREM OS DISCÍPULOS. Esses falsos doutores e ensinadores sabiam de seus objetivos maléficos, que eram de fazerem discípulos para si mesmo. Jesus atraia para si mesmo as multidões de discípulos porque ele era o Mestre e o Messias. Os apóstolos faziam discípulos para Jesus. No entanto, os falsos mestres, pelo contrário, tirariam os discípulos do caminho de Cristo, tornando os cristãos em ovelhas desviadas de Jesus. APÓS SI. Paulo não ganhava almas para si mesmo, como também o verdadeiro ministro do evangelho ele não ganha discípulo para si mesmo, mais sim, para Cristo Jesus, o nosso Salvador. Mas o apóstolo dos gentios já falava sobre aqueles que se acham donos das denominações ou igrejas. Depois do tempo apostólico a comunidade cristã sofreu muito com este tipo de liderança que se achavam proprietários do rebanho de Cristo, o que não é diferente nestes últimos dias em que estamos vivendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...