sábado, 31 de março de 2018

1 Coríntios 12:26-27

1 Coríntios 12:26-27 - De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele. Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular.
DE MANEIRA QUE, SE UM MEMBRO PADECE. Esta metáfora é perfeita em termos de comparação entre um corpo humano e a igreja de Cristo, que conforme a mensagem do evangelho da nova dispensação é o corpo de Cristo na terra. Se der um problema no olho, todo corpo sofre junto com ele, e assim deveria ser com os membros do corpo de Cristo, que é a sua igreja. Se um membro da igreja sofre todos são afetados.

TODOS OS MEMBROS PADECEM COM ELE. Se uma pessoa sofrer um corte no seu pé, é clara que este problema vai afetar todos os demais membros do corpo. Quando alguém tem um problema no coração ou nos rins, todo o organismo fica prejudicado. Não é deferente com a igreja de Cristo, que é um organismo vivo, com muitos membros e que para que haja o bom funcionamento, todos os membros devem estar bem. Tem que haver esta preocupação em todos os membros da igreja com todos.

E SE UM MEMBRO É HONRADO. Se uma pessoa usa suas mãos para fazer uma boa ação, quem é honrado por meio de tal ato? É claro que é a pessoa como um todo, com todos os demais membros, porque tal pessoa é um corpo! A igreja deve honrar todos os seus membros, porque quando isso acontece é Cristo que é glorificado por meio de sua igreja. E isso é mais notório ainda, quando os pequenos são honrados.

TODOS OS MEMBROS SE REGOZIJAM COM ELE. O incrível é que já se passaram mais de dois mil anos desde a fundação da igreja de Cristo, e o povo de Deus ainda não entendeu isto completamente. O bem-estar de um dos membros de Cristo se traduz pela felicidade de todos que fazem parte do corpo de Cristo. Esta deveria ser a ação de amor fraternal entre todos, para o bem comum de todos os membros da igreja.

ORA, VÓS SOIS O CORPO. Isso tanto pode ser dito, quanto a igreja local do Senhor Jesus, quanto e principalmente a igreja espiritual, que é composta de todos os remidos de Cristo em todos os lugares do mundo. Comparando-se a igreja com um ser humano, cada um dos que fazem parte da igreja é um membro do corpo individualmente, mas juntando todos, forma-se um corpo vivo, que é Cristo Jesus, representado pela igreja.

DE CRISTO. Quando há a interação de todos os membros do corpo de Cristo, que é a sua igreja, então, é como se Cristo ainda estivesse pessoalmente na terra, porque de acordo com essa metáfora usada por Paulo, a igreja com todos os seus membros é Cristo na terra representado. Desta forma, o que Cristo fez e prodigalizou, a igreja pode e deve fazer em prol da sociedade. A união da igreja é o poder de Cristo em ação.

E SEUS MEMBROS EM PARTICULAR. O Verbo se fez carne e habitou entre nós, e isso nos ensina sobre o Emanuel, ou seja, Deus entre os homens. Como homem, o Cristo de Deus tinha todos os membros de um corpo humano. Depois de sua ascensão aos mais altos céus, seu corpo continua sendo representado na terra, por meio de sua igreja, que ele comprou com seu sacrifício de amor. Individualmente, somos cada um de nós os membros do corpo de Cristo, que é no planeta terra a sua amada igreja remida.

1 Coríntios 12:25

1 Coríntios 12:25 - Para que não haja divisão no corpo, mas antes tenham os membros igual cuidado uns dos outros.
PARA QUE. Ver-se a preocupação de Paulo com aquela igreja, que foi fundada por ele, e que ele conhecia pessoalmente os seus membros, porque certamente a sua quase totalidade, neste mesmo tempo, eram seus filhos na fé. Nos contam os comentaristas e historiadores do cristianismo que Paulo passou mais ou menos um ano e meio só na fundação daquela comunidade cristã, tendo tempos depois, feito pelos manos mais duas visitas a Corinto, buscando edificar a vida espiritual daquele povo de Deus.

NÃO HAJA. Os problemas gerados em uma igreja local, só tende a prejudicar o seu funcionamento, isso porque, as dificuldades de comunhão entre os seus membros geram enfermidades no corpo da igreja. Mas quando aqueles que compõem a comunidade dos remidos buscam se unirem em torno da causa de Cristo, buscando o bem uns dos outros, a igreja se fortalece e o nome glorioso de Cristo é glorificado.

DIVISÃO. A igreja cristã na cidade de Corinto tinha que conviver com este problema, em que parte dos seus membros estavam voltados para as divisões, e isso, porque eram constantes as contendas entre eles, por conta de posições, cargos e oportunidade, o que muito acontece ainda nos dias de hoje dentro de algumas denominações. O partidarismo era o que mais contribuía para os rachas internos.

NO CORPO. O escritor fala em termos de os pés dizerem ao corpo, porque não sou olho, então vou me separar de te. No entanto, isso não poderia acontecer, porque se os pés se separarem do corpo, ele terminará morrendo, até porque ele só sobrevive, porque está ligado ao corpo. Não é diferente com qualquer membro do corpo de Cristo, ele não pode se rebelar contra o próprio corpo, que é a igreja do Deus vivo. Uma das forças de sobrevivência da igreja neste mundo é os seus membros se unirem.

MAS ANTES TENHAM. Os membros do corpo humano estão ligados um ao outros e são entre si dependentes uns dos outros para sobreviverem. O corpo pode ser visto como um sistema em pleno funcionamento, em que o conjunto da obra é quem faz a máquina funcionar em perfeita harmonia. No meio do povo de Deus não pode ser deferente, cada membro do corpo de Cristo cooperam para a existência da igreja.

OS MEMBROS IGUAL CUIDADO. O olho, por exemplo é um tanto indefeso, por isso ele precisa das mãos que o proteja dos perigos constantes que o ameaçam. Os pés, estão em constantes perigos de pisarem em objetos cortantes, mas os olhos como vigias avisam aos pés, quando o perigo se aproxima. Há se na igreja de Cristo houvesse esse cuidado permanente de um membro para com o outro, seria muito maravilhoso.

UNS DOS OUTROS. A falta de amor de um membro do corpo de Cristo pelo outro tem causado prejuízos irreparáveis para o corpo de Cristo, que é a sua igreja. Percebe-se que forças do mal atuam no meio do povo de Deus, provocando divisões e partidarismo, o que tem acarretado muitos problemas na casa de Deus. Precisamos entender que, ao cuidar de um outro membro do corpo de Cristo, estamos assim protegendo a nós mesmos. Cristo disse que, uma casa dividida, não subsistirá.

1 Coríntios 12:24

1 Coríntios 12:24 - Porque os que em nós são mais nobres não têm necessidade disso, mas Deus assim formou o corpo, dando muito mais honra ao que tinha falta dela.
PORQUE. Essa é a sequência do texto anterior em que este versículo, em parte explica o que o escritor vinha falando anteriormente, mas ao mesmo tempo, da continuidade ao mesmo tema. Lembrando que, Paulo está usando uma metáfora, para ensinar sobre como funcionam os membros de um corpo, porem, com uma pedagogia voltada para a igreja de Cristo, esclarecendo a relação dos seus membros dentro da igreja.

OS QUE EM NÓS. Em se tratando dos membros do carpo humano, Paulo fala daqueles membros que são mais visíveis, e que foram criados na estrutura do organismo para se destacarem, como os olhos, a boca e o nariz. O mesmo acontece no seio da igreja, com aqueles membros do corpo de Cristo, que naturalmente se destacam, porque Deus os colocou em posição de honra, e assim deve ser, porque é Deus que forma o corpo.

SÃO MAIS NOBRES. Nem todos os membros do corpo do ser humano são iguais em destaques, por isso que alguns deles, têm que serem até cobertos, porque não podem ser vistos, já outros estão expostos. Na igreja não é diferente, tem aqueles membros que nem aparecem, mas estão lá e são importantes. Já tem outros, que só fazem aparecer, porque naturalmente são colocados em posição de destaques na igreja.

NÃO TEM NECESSIDADE DISSO. Os membros que são postos no corpo em lugar de honra, nem precisam ser colocados em destaques, porque a posição que ocupam no corpo naturalmente aparecem, como aqueles membros que estão na face. Isso é fato também na igreja de Cristo, com aqueles que ocupam posições e exercem funções de destaques. Não há necessidade de se brigar por cargos e posições, porque naturalmente é Deus quem vai colocando cada membro em sua posição na igreja.

MAS DEUS ASSIM FORMOU O CORPO. O ser humano natural não quer enxergar isso, mas existem leis da parte de Deus, o Criador, determinando que o corpo humano se desenvolva naturalmente, quando assim não é, então, estará havendo uma anomalia. Precisamos entender que assim é com a igreja de Cristo, que é o seu corpo, em que Deus vai formando o corpo conforme lhe apraz, colocando cada membro em seu lugar.

DANDO MUITO MAIS HONRA. Certamente, Paulo fala dos membros do nosso corpo, que são íntimos, e que precisam ser cobertos, e com isso, entram em destaque, o que o escritor diz serem mais honrados, porque no corpo entram em destaques. Neste caso, o apóstolo dos gentios aconselha que, os líderes locais da igreja cristã de Corinto deem oportunidades aos que não são muito vistos na comunidade cristã.

AOS QUE TINHA FALTA DELA. Todos são importantes, mesmo ocupando posições e exercendo funções de menos destaques perante a comunidade cristã. Tem membro do nosso corpo que nem sentimos que ele existe, mas faz parte do corpo e exerce naturalmente suas funções no bom funcionamento do organismo como um todo. É muito importante a organização da igreja por departamentos, porque as atividades podem ser distribuídas pelos departamentos e todos serem honrados na obra de Deus.

sexta-feira, 30 de março de 2018

1 Coríntios 12:22-23

1 Coríntios 12:22-23 - Antes, os membros do corpo que parecem ser os mais fracos são necessários; E os que reputamos serem menos honrosos no corpo, a esses honramos muito mais; e aos que em nós são menos decorosos damos muito mais honra.
ANTES, OS MEMBROS DO CORPO. Boa esta lição transmitida por Paulo aos irmãos de Corinto, porque deveria servir de exemplo para os dias de hoje, dentro das denominações. Essa metáfora comparativa deveria alertar as igrejas da atualidade no que diz respeito à utilização mais honesta dos membros do corpo de Cristo para executar a obra de Deus. Porque na prática, parece que funciona tudo ao contrário.

QUE PARECEM SER MAIS FRACOS. Se existe uma coisa que fortalece a fé de um servo de Deus é quando ele se sente útil na obra do Senhor, mas do outro lado, o que mais enfraquece um servo de Cristo é quando ele se sente inútil na casa de Deus. O que mais se ver dentro das igrejas é justamente a prática da acepção de pessoas, em que os mais influentes tomam todo o espeço, e os mais pequeninos são menosprezados.

SÃO NECESSÁRIOS. Conforme temos demostrado em comentários anteriores, ninguém na casa de Deus é descartável, mas todos são uteis, desde que usados de maneira correta naquilo que é o seu talento. Cada membro do corpo tem a sua utilidade, desde que seja usado na posição certa e na função para a qual foi chamado por Deus. Cada membro foi colocado no corpo por Deus para exercer sua função.

E OS QUE REPUTAMOS SEREM MENOS HONROSOS NO CORPO. A recomendação de Paulo, certamente aos líderes locais da igreja cristã de Corinto é que eles façam justiça no uso dos membros do corpo de Cristo. Não há dúvida que naquela igreja estava havendo o aproveitamento na obra de Deus de grupos seletos, enquanto isso, os menos influentes estavam sendo escanteados, colocados na lata como se diz hoje.

A ESSES HONRAMOS MUITO MAIS. Nesta frase, o escritor fala sobre a sua forma de trabalhar na obra de Deus. No começo do seu ministério, Paulo foi como que rejeitado pelos líderes da igreja matriz de Jerusalém. E isso lhe serviu de lição para que soubesse valorizar os seus companheiros de ministério. Razão porque ele gostava de dar oportunidade aqueles que aparentemente não eram muito vistos nas igrejas.

E OS QUE EM NÓS SÃO MENOS DECOROSOS. É provável que o apóstolo dos gentios se refira aos membros do corpo humano que fazem parte da intimidade de cada um, que nem devemos citá-los, por ser indecentes. Quanto aos membros da igreja, são aqueles que vivem caindo em suas fraquezas, porem são tolerados pelos líderes locais, por serem pessoas influentes da sociedade religiosa, isso acontece muito nos dias de hoje.

DAMOS MUITO MAIS HONRA. Neste caso, Paulo usa de sua crítica, como se olhasse para os dias atuais, mas que também acontecia nos seus dias, em que aqueles que são mais errados na comunidade cristã, são os mais privilegiados nas igrejas. O que tem de gente errada ocupando os púlpitos das igrejas é algo assombroso e espantoso.

1 Coríntios 12:20-21

1 Coríntios 12:20-21 - Assim, pois, há muitos membros, mas um corpo. E o olho não pode dizer à mão: Não tenho necessidade de ti; nem ainda a cabeça aos pés: Não tenho necessidade de vós.
ASSIM, POIS. Percebe-se que este assunto era muito importante tanto para Paulo, bem como muito mais interessante para a igreja cristã em Corinto. A prova disto é que o autor busca se prolongar em sua narrativa, buscando esmiuçar este tema em seus mais diferentes detalhes. Uma das coisas que enfraquecia por demais aquela comunidade cristã era justamente a divisão e o faccionismo, por isso que Paulo por meio deste tema explica a necessidade da união de todos, apesar da diversidade.

HÁ MUITOS MEMBROS. No caso do corpo humano, há uma quantidade enorme de membros, em que cada um ocupa sua devida posição na estrutura do corpo, e cada um dos membros do corpo com suas funções específicas. Na igreja de Cristo, que também é como um corpo tem inúmeros membros, cada um ocupando uma ou mais posição, exercendo também da mesma forma uma função ou mais neste organismo.

MAS UM CORPO. Por que existem tantas denominações? Justamente por conta do partidarismo e do faccionismo no meio do povo de Deus. Esta questão das várias denominações existe por conta do reino dos homens, que dividem o corpo de Cristo, construindo verdadeiros impérios religiosos. Mas, a igreja de Cristo é uma só, porque a igreja de Cristo não é uma organização religiosa, nem uma denominação religiosa.

E O OLHO NÃO PODE DIZER A MÃO. O apóstolo dos gentios usa várias metáforas dentro deste tema, na tentativa de tornar compreensível sua mensagem aos seus leitores. Paulo estabelece uma conversa entre um membro do corpo que ocupa posição superior no corpo, com outro que está em uma posição interior, que é entre o olho e a mão. Mas que fique bem claro que um não é mais importante do que o outro.

NÃO NECESSITO DE TI. A colocação de Paulo é que o membro que está em uma posição superior, e que ocupa também funções diferentes, não pode se achar que é independente, quanto a um outro membro que no corpo, ocupa posição inferior e que exerce funções diferentes. O olho precisa da mão e vice-versa, assim como aqueles que fazem parte do ministério precisam dos demais membros da igreja.

NEM AINDA A CABEÇA AOS PÉS. Veja que agora, Paulo usa dois tipos de membros do corpo que ocupam posições totalmente polares, ou seja, a cabeça está na posição mais elevada do corpo, enquanto que, os pés estão na posição mais inferior possível do corpo humano. Estas ilustrações feitas por Paulo são representações das posições e funções que os membros do corpo de Cristo ocupam na igreja do Senhor Jesus.

NÃO TENHO NECESSIDADE DE VÓS. Aprendemos com estes ensinos que a mensagem principal é que nenhum membro do corpo de Cristo, que é a sua igreja, é tão importante, ao ponto de achar que não precisa dos outros. Bem como, nenhum membro do corpo de Cristo, por mais pequeno que seja, ele não é descartável nem inútil na estrutura da igreja de Cristo. Todos são importantes, mesmo ocupando posições diferentes e exercendo funções diversas, e isso é o que importa na igreja.

1 Coríntios 12:18-19

1 Coríntios 12:18-19 - Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis. E, se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo?
MAS AGORA DEUS. Quando se tem um corpo normal, sem anomalia nenhuma, então, temos um corpo perfeito, e isso, porque essa é a vontade de Deus, e Paulo fala da interferência direta de Deus, na formação do corpo do homem. Com a igreja de Cristo, muito mais, porque o Senhor tem todo interesse no bom e perfeito funcionamento da igreja de Cristo, como organismo vivo, que representa o Senhor Jesus neste planeta terra. Cada membro da igreja foi chamado por Deus, e isso é fato irrefutável.

COLOCOU. Este verbo fala da ação diretiva da parte de Deus em colocar cada membro do corpo no seu devido lugar, para que haja o bom e perfeito funcionamento de todo o corpo, em que um membro contribui com o outro, no sentido de que haja harmonia em todo o organismo. A igreja, como sendo o corpo de Cristo, tem a interferência de Deus, nas posições e funções de todos para a harmonia e o estabelecimento da paz.

OS MEMBROS NO CORPO. Em se tratando do corpo humano, Deus colocou os membros do corpo no seu devido lugar para que o conjunto da obra possa se chamar corpo. Na igreja, a diversidade que forma a unidade é que se pode chamar de corpo de Cristo. Cada membro do corpo de Cristo, quando sendo usando na função correta, então, temos o bom funcionamento da obra de Deus, e o nome de Cristo é glorificado.

CADA UM DELES. Se o homem interferir nas posições e nas funções dadas por Deus para cada membro do corpo, haverá então, uma disfunção no funcionamento do corpo, e com isso, vem o enfraquecimento do corpo de Cristo. Talvez, tenhamos tantos problemas nas igrejas atuais, porque o que deve ser estabelecido por Deus, não está funcionando como deve ser, e isso porque, os homens é quem estão interferindo.

COMO QUIS. Há uma nítida desordem no funcionamento da igreja da atualidade, porque o que tem prevalecido são as vontades humanas dos homens e não a vontade de Deus. Quando na verdade, o que deveria prevalecer deveria ser a vontade de Deus e não dos homens. Os cargos e funções na igreja são estabelecidos pelos líderes das organizações religiosas e não aquilo que Deus determina. Grande parte das consagrações são feitas, por apadrinhamentos e não pela vontade de Deus.

E SE TODOS FOSSEM UM SÓ MEMBRO. No bom funcionamento do organismo humana, tem que ter a distribuição das funções e das posições de cada membro para que haja saúde para todo o corpo. Se o ser humano fosse formado somente de pé, como que poderia enxergar alguma coisa, se essa é a função do olho? Da mesma forma, se o ser humano fosse apenas olhos, como se locomover, se precisa dos pés?

ONDE ESTARIA O CORPO? É chamado de corpo, justamente pela diversidade de membros, bem como a boa e perfeita distribuição das funções e posições de cada membro. Não é diferente da igreja de Cristo, para que haja um bom funcionamento de todas as partes neste corpo, tem que se colocar cada membro no seu devido lugar, na posição correta, a fim de exercer seu papel para aquilo que Deus determinou que seja feito. Assim sendo haverá perfeito e bom funcionamento e saúde no corpo, a igreja.

quinta-feira, 29 de março de 2018

1 Coríntios 12:16-17

1 Coríntios 12:16-17 - E se a orelha disser: Porque não sou olho não sou do corpo; não será por isso do corpo? Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde estaria o olfato?
E SE A ORELHA DISSER. A orelha no corpo humano é aquele membro que está ligado diretamente ao sentido da audição, que exerce um papel fundamental para o corpo, porque é através desde membro que todo o corpo tem contado com todos os tipos de sons que existes no lado exterior. No que diz respeito à igreja de Cristo, certamente o autor fala sobre aqueles que sempre estão disponíveis a ouvirem a palavra de Deus.

PORQUE NÃO SOU OLHO. Já o olho é um membro do corpo que representa o sentido da visão. Este membro do corpo tem uma importância muito grande na posição do corpo em relação a todo que está ao seu redor. Não há dúvida que no tocante ao corpo de Cristo, o escritor fala sobre aqueles que têm uma visão mais aguçada sobre as coisas de Deus. Estes representam aqueles que têm projeção na obra de Deus.

NÃO SOU DO CORPO. O que Paulo quer dizer é o seguinte: Aqueles que fazem parte da igreja de Cristo e que são apenas ouvintes da palavra de Deus, e que não exercem obras grandes na igreja de Deus, nem por isso podem dizer que não fazem parte do corpo de Cristo. Cada membro do corpo de Cristo deve com dignidade assumir seu devido lugar, porque todos sem distinção são importantes e indispensáveis na igreja.

NÃO SERÁ POR ISSO DO CORPO? Nem todos são somente ouvintes da palavra de Deus, porque tem aqueles que são chamados para empreender grandes avanços na obra do Mestre. Como também, aqueles que são mais influentes na igreja de Cristo, também não devem desprezar os menos influentes, porque pelo menos estão presentes na igreja para ouvirem a gloriosa palavra de Deus. Isso é muito importante.

SE TODO O CORPO FOSSE OLHO. Já pensou em um grande olho, sem o restante dos membros de um corpo, isso seria uma aberração e não um ser humano. Assim é a igreja de Cristo, como sendo o corpo do Senhor na terra ela tem que ter todos os membros de um corpo, e isso em termos de representatividade. Não são todos visionários quanto à obra de Deus, nem tem todos a mesma capacidade.

ONDE ESTARIA O OUVIDO? A orelha, o olho e o nariz, representando o olfato, todos eles estão ligados diretamente a Cristo que é a cabeça da igreja. De forma que todos estes tipos de membros são por demais importantes na composição da igreja de Cristo Jesus. O que Paulo esperava dos seus leitores é que uns respeitassem uns aos outros em cada função que cada um exerciam no corpo de Cristo, que é sua igreja. Se houvesse a compreensão da importância de cada um, não haveria tantas divisões.

SE TUDO FOSSE OUVIDO, ONDE ESTARIA O OLFATO? O olfato, fala do nariz, e o nariz fala de respiração, e respiração fala do fôlego de vida, e vida fala da força de um corpo. De forma que, aqueles que são ouvintes da palavra de Deus são importantes na igreja, bem como aqueles que gostam mais da oração, porque estes buscam força da parte de Deus para que a igreja de Cristo resista aos ataques do mundo e das forças das trevas. Ninguém na casa de Deus é descartável, e todos tem sua utilidade na igreja de Cristo.

1 Coríntios 12:14-15

1 Coríntios 12:14-15 - Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos. Se o pé disser: Porque não sou mão, não sou do corpo; não será por isso do corpo?
PORQUE TAMBÉM O CORPO. Continua Paulo com sua metáfora comparativa, tentando por meio de uma explicação simplista explanar sobre assuntos espirituais, que não são comuns, mas complexos e profundos, porque trata dos dons espirituais e ministeriais distribuídos pelo Espírito Santo na igreja de Cristo. O autor fala do corpo de um ser humano, mas no fundo, no fundo, ele deseja mesmo é falar sobre a igreja de Cristo, que em outras partes do Novo Testamento é comparada a um corpo.

NÃO É UM SÓ MEMBRO. Imagine um nariz sozinho em algum lugar, será que alguém iria dizer que naquele lugar haveria uma pessoa real? É claro que não! Ou se alguém encontrasse um dedo andando sozinho, isso seria uma anomalia e não um ser humano. De forma que, um corpo tem muitos membros, com isso é que o escritor tenta explicar a importância da variedade dentro da unidade, que é a igreja de Cristo.

MAS MUITOS. Essa variedade de membros na composição do corpo humano é que torna o homem tão interessante, o quanto de fato ele é. No tocante a composição da igreja de Cristo, não pode ser deferente, isso porque, ela é composta de pessoas de todos os povos do mundo, de pessoas de todas as classes sociais, de gente mais inteligente do que outro, mas todos tendo sua importância na estrutura completa.

SE O PÉ DISSER. Ao citar o pé de um ser humano, certamente, Paulo esta se referindo ao membro do nosso corpo que faz com que possamos locomover nosso corpo para muitos lugares. No tocante a igreja de Cristo, não há dúvida que o escritor pensa naqueles que fazem missões em vários lugares, levando as boas novas de Cristo. Essa metáfora usada por Paulo nos ensina grandes verdades espirituais sobre a igreja de Cristo, porque ela é um organismo vivo, e não um templo feito de tijolo e cimento.

PORQUE NÃO SOU MÃO. Já a mão no corpo do ser humano nos fala das obras que um homem poder fazer e executar para seu benefício ou de outrens. No que diz respeito à experiência espiritual, certamente Paulo esta se referindo aqueles que tem prazer em fazer a obra de Deus, e assim o fazem com amor e dedicação. O pé não tem a mesma função que a mão, mas ambos os dois, fazem parte de um mesmo corpo.

NÃO SOU DO CORPO. Porque se o pé disser, porque não sou mão, não sou do corpo. O apóstolo dos gentios está transmitindo verdades profundas, e ao mesmo tempo importantes no que concernem as funções e os dons espirituais e ministeriais na igreja de Cristo. Se alguém não faz parte do ministério, isso não quer dizer que essa pessoa não seja importante para o bom funcionamento da igreja viva do Senhor Jesus.

NÃO SERÁ POR ISSO DO CORPO? A mão faz parte dos membros superiores do corpo humano, bem como o pé faz parte dos membros inferiores deste mesmo corpo. Isso nos ensina sobre a posição dos membros do corpo de Cristo, em que tem aqueles que ocupam posições mais altas, e outros posições de menos destaque, mas isso não quer dizer que os de posição mais elevada sejam mais importantes na estrutura do corpo, do que aqueles que tem menos influencia na igreja. Todo são importantes para Cristo.

1 Coríntios 12:13

1 Coríntios 12:13 - Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.
POIS TODOS NÓS. O autor fala da igreja de Cristo, composta por todos os povos do mundo de sua época, inclusive, os mais improváveis do seu tempo, que eram os gentios. Neste versículo do Novo Testamento, o apóstolo dos gentios desmonta o exclusivismo judaico que havia debaixo da antiga dispensação em que somente os judeus eram merecedores das bênçãos de Deus. A igreja não tem nacionalidade.

FOMOS BATIZADOS. Este batismo não diz respeito ao batismo em água, como uma ordenança para a igreja de Cristo. É provável que também não se refira ao mesmo batismo que aconteceu no dia de pentecostes. No entanto, é mais honesto se dizer que este batismo na vida dos remidos de Cristo, seja exatamente o enchimento dos servos de Cristo com o Espírito Santo de Deus. Inclusive, no livro de Atos dos Apóstolos, a Palavra que mais se associa ao Espírito Santo é Cheio do Espírito de Deus.

EM UM ESPÍRITO. A palavra Espírito está posta em nossa versão bíblica com a primeira letra maiúscula, porque se refere ao Espírito Santo de Deus. Este é o Espírito de Deus que foi prometido em Joel para o tempo do fim, também é o mesmo Espírito que esteve bem operante na vida e ministério de Cristo, bem como é o mesmo Espírito Santo que foi derramado por Deus sobre os servos de Cristo no dia de pentecostes.

FORMANDO UM CORPO. Agora, Paulo fala sobre a igreja de Cristo espalhada por todos os recantos do mundo civilizado de sua época. Os remidos de Cristo, aqueles que foram resgatados pela redenção de Cristo, e que nasceram de novo pela influencia do Espírito Santo, e que foram regenerados pelo poder do Espírito de Deus, todos que fazem parte da família de Deus na terra, estes sim são o povo de Deus, a igreja.

QUER JUDEUS, QUER GREGOS. A igreja verdadeira de Cristo é composta de Judeus, porque foi em Israel que tudo começou com o próprio Senhor Jesus, ele que é um judeu da gema. Mas também a igreja do Senhor Jesus é composta de gregos, ou seja, de gentios convertidos ao cristianismo. A religião de Cristo não tem nacionalidade, porque ela é composta de todos os povos, nações e tribos. Glórias a Cristo por isso.

QUER SERVO, QUER LIVRE. Além do mais, a igreja de Cristo quebrou as barreiras sociais, uma vez que, dela fazem parte todas às classes sociais. Quando Paulo fala sobre os servos, ele se refere aos escravos, bem como dos que eram mais pobres dentre a população de sua época. Mas a igreja também sempre foi composta de pessoas da alta sociedade, inclusive altas autoridades dos governos e da sociedade.

E TODOS TEMOS BEBIDO DE UM ESPÍRITO. Assim como Paulo fala do batismo no Espírito, que é um símbolo de imersão, agora ele afirma que, os servos de Cristo também receberam no seu mais íntimo o mesmo Espírito de Deus. Juntando-se o batismo com o beber do Espírito de Deus, isso nos ensina sobre a totalidade do enchimento do Espírito de Deus na vida dos que verdadeiramente servem a Cristo e ao seu reino. Os que são selados pelo Espírito de Deus, são cheios do Espírito Santo.

1 Coríntios 12:12

1 Coríntios 12:12 - Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também.
PORQUE, ASSIM COMO. Tendo escrito sobre a variedade de dons espirituais e ministeriais dados pelo Espírito Santo à igreja de Cristo. Agora, o autor fala sobre a variedade de membros que há em um corpo humano, bem como da importância de todos eles, na composição de um mesmo organismo. E isso Paulo fala figuradamente para explicar a importância dos membros da igreja de Cristo, que são muitos.

O CORPO É UM. Até mesmo os gêmeos ao nascerem cada um tem o seu próprio corpo, quando acontece de nascerem crianças coladas uma na outra, isso é considerada pela ciência médica como uma anomalia. Cada pessoa normal tem apenas um corpo, o que o caracteriza como um ser humano normal. Assim deve ser entendida a igreja de Cristo sobre toda a terra, ela deve ser uma só, composta de todos aqueles que aceitaram a Cristo Jesus como Senhor e Salvador, que são os remidos.

E TEM MUITOS MEMBROS. Agora, um só corpo é composto de muitos membros, e cada membro tem a sua própria função ou funções no organismo humano. O escritor fala da variedade de membros que compõe um corpo, exemplificando a diversidade de membros que há na igreja de Cristo, mas que cada membro do corpo de Cristo, que é a sua igreja remida, tem sua função e importância, na composição do todo.

E TODOS OS MEMBROS. Para quem o organismo humano funcione em perfeita ordem, tem que haver a cooperação de todos os membros do corpo, que mesmo tendo funções próprias, mas cada um deve funcionar para o bem coletivo. Não é diferente dos membros do corpo de Cristo, pois cada um possui a sua própria individualidade, porem, para que a igreja seja o corpo de Cristo, um preciso do outro.

SENDO MUITOS. Há uma variedade muito grande de membros em um corpo humano, que não se faz necessário falar de todos, apenas para exemplificar, falamos dos braços, das pernas, dos pés, das mãos, do coração, dos rins e etc. Na igreja, não é diferente, tem os irmãos mais influentes, tem outros que são mais simples, outros que são bastante uteis na casa de Deus, mas tem aqueles que são anônimos. Todavia, no pensamento de Paulo, todos são importantes e necessários na igreja de Cristo.

SÃO UM SÓ CORPO. Quando Deus criou o homem, também criou leis que governam sobre estes mistérios, em que ao ser gerado, todos os membros de um só corpo se unem para formar um só corpo. A diversidade convergindo para a unidade, o que não deve ser diferente, quanto à diversidade de membros da igreja de Cristo, que deve também convergir para que sejamos um mesmo povo, o povo de Deus, a igreja.

ASSIM É CRISTO TAMBÉM. É muito lindo perceber que a igreja não vive a parte de Cristo, por isso que se percebe que todas as coisas que envolvem a igreja de Cristo se direcionam a pessoa bendita do Filho de Deus. No caso da igreja de Cristo como corpo vivo, tem como cabeça o próprio Senhor Jesus, que é a parte mais inteligente de todo o corpo, porque a cabeça é quem comanda os demais membros do corpo. Todos os membros do corpo obedecem ao que é programado pela cabeça, que é Cristo Jesus.

quarta-feira, 28 de março de 2018

1 Coríntios 12:11

1 Coríntios 12:11 - Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.
MAS UM SÓ. O autor conclui sua lista de dons distribuídos com a igreja de Cristo, afirmando sobre a unidade do doador que é um só, o Espírito de Deus. Parece-nos que havia incompreensão por parte dos leitores de Paulo, quanto à fonte de onde vinha os dons espirituais e ministeriais em operação na igreja cristã de Corinto. Talvez os irmãos pensassem que os dons espirituais eram propriedades particulares dos que as exerciam, mas Paulo esclarece que, os dons eram dados pelo Espírito Santo de Deus.

E O MESMO. As manifestações são diversificadas, as operações não inumeráveis, os efeitos são muitos nas vidas das pessoas, mas era o mesmo Espírito Santo de Deus que estava em ação naquela igreja. Por isso que Paulo fala da importância do discernimento de espíritos, isso para que os líderes locais daquela comunidade cristã não confundissem o Espírito de Deus com as manifestações de outros espíritos.

ESPÍRITO. Conforme a nossa versão bíblica, a primeira letra da palavra Espírito está maiúscula, justamente indicando que o escritor se refere exatamente ao Espírito Santo de Deus. O mesmo que falou por meio dos profetas antigos, o mesmo que assistiu em todo o tempo com Cristo Jesus, o mesmo que fortaleceu os apóstolos de Cristo Jesus para suportarem as provações, é o mesmo que estava agindo na igreja de Corinto.

OPERA TODAS ESTAS COISAS. Certamente o apóstolo dos gentios está escrevendo sobre todos os dons espirituais e ministeriais dados pelo Espirito Santo e que estava em pleno vigor naquela igreja, tais como: os dons da palavra da sabedoria, palavra do conhecimento, a fé, o dom de curar, operação de maravilhas, o dom de profecia, o dom de discernir os espíritos, a variedade de línguas e a interpretação das línguas. Estes presentes repartidos com os servos de Cristo estavam em operação em Corinto.

REPARTINDO PARTICULARMENTE. Não há dúvida que esta distribuição feita pelo Espírito Santo na vida dos irmãos era conforme a dedicação de cada um daqueles que faziam parte da igreja remida do Senhor Jesus. Até porque, o exercício destes dons era muito importante para o crescimento e desenvolvimento espiritual do corpo de Cristo, que é a sua igreja. Portanto, devemos buscar todos estes dons, para o bem coletivo.

A CADA UM. O próximo tema a ser desenvolvido por Paulo é justamente a diversidade de membros de um corpo, o que representa também a importância de cada membro do corpo para o bem de todos. Não é diferente com a distribuição dos dons espirituais, cada membro do corpo de Cristo deve exercer pelo menos um dos dons espirituais, com o objetivo e a finalidade de beneficiar dos demais que fazem parte da igreja.

COMO QUER. O Espírito de Deus conhece a capacidade de cada um daqueles que fazem parte do povo de Deus, e assim sendo, ele dá a cada um seus dons espirituais, conforme o seu querer. Neste caso, não depende da posição que alguém ocupa na igreja local, nem depende da influência que alguém exerce sobre o rebanho, porque esta escolha é feita pelo próprio Espírito de Deus, que capacita com os dons espirituais quem ele realmente deseja e quer. Efetivamente é assim que funciona na igreja.

1 Coríntios 12:10

1 Coríntios 12:10 - E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas.
E A OUTRO A OPERAÇÃO. A vida e o ministério de Cristo foi o maior exemplo da manifestação do poder de Deus, como sinal de que os céus cooperam com os filhos dos homens, no sentido de trazer até o ser humano as bênçãos do Criador. O Deus Todo-poderoso não abandonou os filhos dos homens, e a vinda do Emanuel de Deus se deu justamente para provar isso. Hoje e sempre o Espírito de Deus está conosco.

DE MARAVILHAS. A operação de maravilhas nos fala de coisas sobrenaturais que acontecem neste plano terreno da existência humana, coisas que humanamente falando seriam impossíveis de acontecer. Muito mais do que hoje em dia, estas maravilhas eram feitas no meio do povo de Deus, até para dar sustentação, crescimento e desenvolvimento ao cristianismo em seu nascedouro e começo.

E A OUTRO A PROFECIA. O dom de profecia era nos começos da igreja cristã um ministério importante, até porque, a igreja primitiva ainda não tinha um Novo Testamento como nós temos nos dias de hoje. O dom profético foi muito importante no tempo da velha dispensação quanto ao povo de Israel, o que não poderia ser diferente no tempo próprio da igreja de Cristo. A profecia edifica a igreja de Cristo.

E A OUTRO O DOM DE DISCERNIR. O ministério local tinha que ter o discernimento das manifestações espirituais, até para manter o controle sobre tudo que acontecia nos cultos e nas reuniões com o povo de Deus. Por meio deste dom, o Espírito de Deus mantem o monitoramento de tudo que acontece no seio da igreja de Cristo, este é um dom muito necessário na atualidade, para controlar os modismos do presente, aonde muitas coisas estranhas vem acontecendo no meio do povo de Deus.

OS ESPÍRITOS. A leitura dos evangelhos nos faz perceber que já na época de Cristo, haviam muitas manifestações de pessoas endemoniadas, isso parecia até coisa comum, dada a depravação da sociedade daquela época. Mas, nestes últimos dias não está muito diferente. Precisamos intensamente que o Espírito Santo nos conceda este dom, de discernir os espíritos, a fim de sabermos o que é de Deus e o que não é.

E A OUTRO A VARIEDADE DE LINGUAS. No dia de pentecostes, quando do derramamento do Espírito Santo sobre a igreja primitiva, este dom foi manifesto naqueles que foram cheios do Espírito Santo (Atos 2:1-4). Um pouco mais a frente, nesta mesma carta, vamos ter a oportunidade de explicar com detalhes estas variedades de línguas, que no começo teve um papel fundamental na evangelização.

E A OUTRO A INTERPRETAÇÃO DAS LINGUAS. O dom de variedade de línguas e o dom da interpretação das línguas trabalham em harmonia, porque um depende do outro. A interpretação das línguas era importante nas atividades de evangelização dos estrangeiros, bem como no tocante a edificação da igreja. Se alguém falasse em línguas e outra pessoa interpretasse o que se estava falando em outro idioma, então a mensagem seria repassada para toda a igreja, a igreja precisa muito deste dom.

1 Coríntios 12:9

1 Coríntios 12:9 - E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar.
E A OUTRO. Continua Paulo falando da distribuição justa dos dons espirituais, feita pelo Espírito de Deus para a edificação do corpo de Cristo, que é a sua igreja, que ele comprou para si mesmo, com o seu precioso sangue. Não que todos tivessem os dons espirituais e ministeriais, Todavia, a vontade de Deus era de que a igreja de Cristo em Corinto fosse ricamente abençoada em todos os aspectos. Na atualidade, não se percebe que haja tanta manifestação dos dons, o quanto havia na igreja primitiva.

PELO MESMO. As manifestações de poder e glória no meio do povo de Deus tinham como agentes operadores, o mesmo Deus, em Cristo Jesus, pelo Espírito Santo. As coisas erradas que aconteciam naquela comunidade cristã eram porque havia nela alguns que não obedeciam aos ensinos transmitidos por Paulo e seus amigos de ministério. Mas as coisas boas que aconteciam em Corinto tinha o poder do Espírito.

ESPÍRITO. Paulo fala sobre o Espírito Santo de Deus, ele que distribui entre os membros do corpo de Cristo os dons espirituais e ministeriais. Mas também existem os espíritos das trevas, que são o próprio diabo com os seus demônios, que são muitos. Como também existe o espírito do homem, dado por Deus, bem como existem os espíritos de luz, que são os anjos de Deus, que estão a serviço de Deus e dos remidos.

A FÉ. Esta é a fé que remove montanhas e que também exerce o poder de fazer maravilhas. Essa fé sobre a qual o escritor fala é diferente da fé salvadora, porque a fé que salva é aquele que leva o ser humano a se atirar aos braços de Cristo, o aceitando como Senhor e Salvador. Mas também existe a fé natural, que todo ser humano possui, esta fé natural é que faz com que as pessoas lutem pelos seus objetivos. A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se veem.

E A OUTRO PELO MESMO ESPÍRITO. Ao ler os escritos de Paulo e outros sobre o trabalhar do Espírito Santo no tempo da igreja primitiva, logo percebemos que era marcante a operosidade do Espírito do Senhor para com a igreja de Cristo. Parece-nos que o Espírito de Deus era mais atuante do que nos dias de hoje. Não que o Espírito Santo tenha mudado, mas, o povo de Deus quem está o buscando menos que antes.

OS DONS. Essa colocação feita por Paulo, nos deixa transparecer que houvesse mais de um dom espiritual de curar. Os demais dons expostos pelo escritor estão no singular, mas no que diz respeito a este, Paulo fala em plural. Há quem diga que o autor fala das curas de ordem físicas, o que acontecia muito naquele tempo, mas também, da cura espiritual, o que era mais que necessária para a libertação da alma.

DE CURAR. No tempo da velha dispensação houve diversas manifestações destes dons de cura. Já no tempo de Cristo, foi grande o avanço neste sentido, em que o Filho de Deus exerceu plenamente o seu poder para curar os enfermos. E com a chegada do Espírito Santo de Deus, após o dia de pentecostes, esse fenómeno sobrenatural não parou, pelo contrário, o Espírito de Deus continuou usando os servos do Senhor Jesus, a fim de que, os membros do corpo de Cristo fossem curados no físico e na alma.

1 Coríntios 12:7-8

1 Coríntios 12:7-8 - Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil. Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra do conhecimento.
MAS A MANIFESTAÇÃO. Paulo fala da diversidade de dons que são dados pelo Espírito de Deus aos servos de Cristo para que haja a edificação do corpo de Cristo que é a sua igreja amada. Se fazia mais que necessário o discernimento das várias manifestações espirituais naquela igreja, porque também se manifestavam demônios na vida daqueles que viviam desordenadamente. Nem toda manifestação espiritual é de fato do Espírito de Deus. O que não edifica, não é de Deus, mas pode ser demônios.

DO ESPÍRITO É DADA A CADA UM. O evangelho das boas novas afirma de que somente aqueles que são filhos de Deus é quem tem o Espírito do Senhor (Romanos 8:14). Quem vive para Deus e com Deus, buscando o reino dos céus e as coisas que são de cima é que estão aptos a receberem o Espírito Santo. Quem não vive a santificação de vida, não tem o Espírito Santo, porque são vasos sujos e imundos deste mundo.

PARA O QUE FOR ÚTIL. Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um para o que for útil. Essa é uma das formas mais claras de se identificar a manifestação de ordem espiritual na igreja. Basta se perguntar o seguinte: Tal manifestação edificou a igreja de Cristo? Se não edificou, pode ser apenas coisas da própria pessoa humana, ou pode também ser a manifestação de espíritos enganadores, chamados de demônios.

PORQUE A UM PELO ESPÍRITO E DADA. A verdadeira manifestação do Espírito de Deus é dada para objetivos e finalidades bem definidas. Deus quer o crescimento e o desenvolvimento da igreja de Cristo, por isso ele concede o seu Espírito Santo aos seus servos, para que pela manifestação dos dons espirituais e ministeriais, a obra tome desenvoltura e plenitude. O poder de Deus é manifesto pelo Espírito Santo de Deus.

A PALAVRA DA SABEDORIA. Este é um dom do Espírito Santo dado aos que pregam a verdadeira mensagem do evangelho de Cristo, bem como as doutrinas cristãs que edificam a igreja do Senhor Jesus. A palavra da sabedoria é transmitida pelos mensageiros de Deus, mas não é do que prega, mas sim, do Espírito de Deus, ele que coloca sua mensagem na boca dos pregadores e ensinadores da palavra do Senhor.

E A OUTRO PELO MESMO ESPÍRITO. E a outro, isso nos ensina sobre a distribuição dos dons espirituais entre muitos dos que fazem parte da igreja de Cristo. Por isso é que o líder local da comunidade cristã precisa com inteligência descobrir o dom de cada um, a fim de usar os vasos de Deus para aquilo que o Espírito Santo tem separado para fazer. Os dons do Espírito de Deus estão disponíveis para a igreja de Cristo.

A PALAVRA DO CONHECIMENTO. Há quem diga que a palavra da sabedoria é dada para os pregadores do evangelho de Cristo Jesus, aqueles que pregam com a sabedoria que vem do alto. Já a palavra do conhecimento é dada para aqueles que têm a capacidade de ensinar as doutrinas cristãs com profundidade, por isso que existe o ministério de mestres e doutores. O Espírito de Deus com maestria enche de conhecimento aqueles que têm este dom, para o desenvolvimento espiritual da igreja.

terça-feira, 27 de março de 2018

1 Coríntios 12:4-6

1 Coríntios 12:4-6 - Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.
ORA, HÁ DIVERSIDADE DE DONS. Os comentaristas afirma que a igreja cristã de Corinto era uma comunidade cristã com muitos dons espirituais, porem, os líderes locais não estavam sabendo lidar com esta situação, razão porque Paulo por meio desta sua carta busca orientar os irmãos de como administrar tais dons espirituais. Nos versículos seguintes o autor fala diretamente sobre a diversidade destes dons.

MAS O ESPÍRITO É O MESMO. O apóstolo dos gentios nos faz saber que é o Espírito Santo de Deus quem faz a distribuição justa dos dons espirituais para a edificação da igreja de Cristo. Desta forma sendo, precisamos buscar com todo empenho para nossa vida, a presença do Espírito Santo, e com ele vem para nossa vida os dons espirituais. Ninguém pode ter os dons que vem do alto, sem ter o Espírito Santo. Isso é fato.

E HÁ DIVERSIDADE DE MINISTÉRIOS. Estes ministérios sobre os quais Paulo se reporta dizem respeito aos serviços que são exercidos por aqueles que têm os dons espirituais e ministeriais. Por isso que neste caso pode-se falar em vários ofícios que existiam nas igrejas, tais como: Apóstolos, profetas, evangelistas, pastores, bispos, mestres, doutores, presbíteros, diáconos e etc. Tudo isso são serviços para a igreja.

MAS O SENHOR É O MESMO. Todos os ministérios vêm do Espírito Santo, mas tem como base o Senhor Jesus Cristo, isso porque o Mestre da Galileia foi o maior exemplo de serviço ao próximo. Geralmente as pessoas acham que ministério é privilégio, quando na realidade é serviço, quem faz parte do ministério da igreja deve servir com dedicação a igreja de Cristo e não buscar ser servido pelos irmãos. Em muitos casos nos dias de hoje, há uma inversão de valores nos ministérios cristãos nas igrejas.

E A DIVERSIDADE DE OPERAÇÕES. O escritor está falando do resultado em que há com a aplicação correta dos dons espirituais, porque os ministros serão discípulos de Cristo no seu exemplo de serviço a igreja, e com isso, haverá a manifestação das diversas operações de milagres, prodígios e sinais da parte de Deus para a igreja de Cristo Jesus. Quando a igreja funciona nos conformes, o produto final são manifestações de poder.

MAS É O MESMO DEUS. Percebe-se a unidade de propósitos, objetivos e projetos de Deus, o Pai, de Jesus Cristo e do Espírito Santo, que em harmonia operam coisas grandes em benefício da igreja amada de Cristo. Este legado deixado por Paulo estimula ao povo de Deus a buscar o poder que está em operação pelos dons espirituais dados pelo Espírito Santo, mostrando o exemplo de Cristo no poder de Deus. O Pai, o Filho e o Espírito Santo é quem faz coisas grandes para o bem da igreja.

QUE OPERA TUDO EM TODOS. Os ministros de Cristo são apenas instrumentos do Espírito de Deus para servirem a igreja remida de Cristo. Entendemos, portanto, que a manifestação do poder operante na igreja, não é que os dons espirituais e ministeriais sejam dos ministros, mas na verdade é a operação conjunta do Deus Todo-poderoso, do exemplo de vida e serviço de Cristo Jesus e a operação dos dons do Espírito Santo.

1 Coríntios 12:3

1 Coríntios 12:3 - Portanto, vos quero fazer compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: Jesus é anátema, e ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo.
PORTANTO, VOS QUE FAZER COMPREENDER. Obviamente que, estavam havendo manifestações espirituais de todos os modos na igreja cristã de Corinto, por isso que o autor busca tratar com seriedade deste assunto. É bem provável que os líderes locais daquela comunidade cristã não estavam sabendo lidar com esta situação, razão porque Paulo lhes passa essas informações para que compreendam os fatos.

QUE NINGUÉM QUE FALA. Neste caso, o escritor trata do assunto da locução de diferentes formas de expressão oral que ocorriam nas reuniões da igreja cristã de Corinto, em que alguns falavam de maneira correta, isso por meio de profecias claras e objetivas, mas alguns que faziam parte daquela igreja falavam coisas que não deviam, quem sabe usando línguas estranhas pela manifestação de demônios.

PELO ESPÍRITO DE DEUS DIZ. O apóstolo dos gentios ensina aos seus leitores de como eles poderiam identificar quando alguém estava falando pelo Espírito Santo de Deus e quando as manifestações estranhas eram feitas pela manifestação de demônios. Os verdadeiros servos de Cristo contam com a presença do Espírito Santo em suas vidas, por isso que estes tais são usados pelo Senhor para edificação da igreja de Cristo.

JESUS É ANÁTEMA. Jesus mesmo falou que um dos importantes ministério do Espírito Santo de Deus na terra, seria justamente para glorificar o seu nome (João 16:14). Portanto, quem é usado pelo Espírito de Deus não pode em hipótese alguma tentar diminuir a pessoa bendita de Cristo Jesus, o Filho de Deus. Dizer que Jesus é anátema é a mesma coisa que blasfemar contra ele, e praguejar contra o Filho de Deus. Quem fala mal do Senhor Jesus, com certeza está sendo usando pelos demônios.

E NINGUÉM PODER DIZER QUE JESUS. Por isso que depois da ascensão do Senhor Jesus para se assentar a destra do trono de Deus, não demorou muito para que ele enviasse sobre a sua igreja o Espírito de Deus, fato este que aconteceu no dia de pentecostes. Porque é na realidade o Espírito Santo quem desde o início da igreja primitiva tem buscado magnificar o nome de Cristo, isso por meio dos seus servos.

É SENHOR. Já estava previsto que o Messias seria Senhor, porque ele viria como sendo o Rei da descendência de Davi, que foi um homem segundo o coração de Deus. O profeta (Daniel 7:14), já anunciava sobre o governo universal do Cristo de Deus, porque o seu domínio não tem fim. E o Novo Testamento tem muitas referências falando que Jesus de Nazaré foi feito por Deus Rei dos reis e Senhor dos senhores.

SENÃO PELO ESPÍRITO SANTO. Não há dúvida que os pregadores que transmitem suas mensagens Cristocêntricas, assim o fazem pela manifestação do Espírito de Deus em suas vidas e ministérios. Quando alguém é tomado pelo poder do Espírito de Deus, essa pessoa tem o maior prazer e contentamento em exaltar a pessoa maravilhosa de Cristo Jesus, o Filho de Deus. Uma forma de saber que alguém tem o Espírito Santo é se esta pessoa se esforça para levar Jesus, aos que ainda não conhecem a Cristo.

1 Coríntios 12:1-2

1 Coríntios 12:1-2 - Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes. Vós bem sabeis que éreis gentios, levados aos ídolos mudos, conforme éreis guiados.
ACERCA DOS DONS ESPIRITUAIS. Como fundador que era daquela comunidade cristã, não temos dúvidas que Paulo havia de forma insistente ensinado naquela igreja sobre os dons espirituais. Todavia, parece que não aprenderam a lição dada pelo apóstolo dos gentios, no que diz respeito a saberem administrar os dons espirituais. Os coríntios eram bons aprendizes nas coisas desta vida, mas um tanto emperrados no que diz respeito às coisas espirituais, isso é o que nos parece ser, conforme esta carta.

NÃO QUERO, IRMÃOS. Se o que Paulo havia ensinado naquela igreja acerca dos dons espirituais não foi o suficiente para que seus filhos na fé pudessem usufruir de algo tão importante para a igreja, então Paulo, preocupado com isso, acrescentava mais informações, porque o seu objetivo era que os irmãos fossem abençoados mais e mais pelo Espírito Santo. Chamar os seus leitores de irmãos, isso fala de consideração.

QUE SEJAIS IGNORANTES. Todo o esforço empregado pelo apóstolo dos gentios, quanto as suas atividades discipuladoras naquela comunidade cristã, já realizadas, foi justamente para que os seus filhos na fé tivessem pleno conhecimento de como administrar os dons espirituais. Ser ignorante neste caso é não ter o conhecimento adequado do assunto que Paulo estava tratando, que era usar bem os dons espirituais;

VÓS BEM SABEIS QUE ÉREIS. Paulo faz lembrar aos seus leitores de quem eram efetivamente eles, antes de se converterem do paganismo para o verdadeiro cristianismo. Certamente, antes de aceitarem a Cristo como Salvador, os leitores de Paulo só conheciam os dons naturais, como sendo as habilidades comuns desta vida terrena para lidar com as coisas desta vida presente, que são diferentes dos dons espirituais. Os dons espirituais vêm de cima e são dados pelo Espírito Santo de Deus.

GENTIOS. Esse é um termo que sempre foi usado pelos judeus para descrever todas as demais nações do mundo, que não faziam parte da aliança de Deus com Israel. De acordo com o evangelho de Cristo, ser um gentio é acima de tudo ser uma pessoa que vive no mundo sem Deus e sem compromisso com o reino dos céus. Paulo teve sua chamada da parte de Cristo, justamente para evangelizar os gentios de todo o mundo.

LEVADOS AOS ÍDOLOS MUDOS. Uma das características mais fortes dos gentios é que eles são induzidos a crerem nos ídolos mudos, porque a palavra “gentios” também descreve sobre os pagãos. Quando Paulo chama os ídolos de mudos é porque as imagens de esculturas adoradas e veneradas pelos idólatras, nem escutam os seus adoradores, nem muito menos tem resposta alguma para quem nelas esperam.

CONFORME ÉREIS GUIADOS. Por fim, o escritor ataca diretamente aos líderes das seitas heréticas do paganismo, eles que guiam os seus prosélitos de maneira enganosa aos ídolos mudos e as imagens de escultura que nada fazem pelos seus adoradores. A questão da idolatrai aos ídolos mudos vem passando de geração a geração, porque desde os começos da raça humana que os demônios induzem as pessoas a tal pecado.

segunda-feira, 26 de março de 2018

1 Coríntios 11:34

1 Coríntios 11:34 - Mas, se algum tiver fome, coma em casa, para que não vos ajunteis para condenação. Quanto às demais coisas, ordená-las-ei quando eu for.
MAS, SE ALGUM TIVER FOME. Finaliza então este assunto, o apóstolo Paulo, dando uma última recomendação muito importante, em termos de por em ordem as coisas na igreja cristã de Corinto. O autor nos faz pensar que a ceia do Senhor não era um momento de se praticar a gula, mas sim, um momento em que todos tivessem a oportunidade de participarem do pão e do cálice com absoluta moderação. Mas tinham alguns que estavam participando desta ordenança para pecarem com a gula.

COMA EM CASA. Então, se alguém era dominado pelo pecado da gula, que esse tal matasse a sua fome em casa, e não fazer da ceia do Senhor um instrumento para saciar seu apetite desordenado pela comida e pela bebida. Ao que tudo indica, tinha naquela comunidade cristã, alguns que comiam demais, enquanto isso, outros que ficavam por último, terminavam sem comer nada, essa injustiça tinha que acabar.

PARA QUE NÃO VOS AJUNTEIS. Esse ajuntamento sobre o qual fala o escritor, diz respeito à convocação geral que era feita, pelos líderes locais da igreja cristã de Corinto, para que todos os membros do corpo de Cristo tivessem o privilégio de participarem desta tão importante ordenança para a igreja, que era a celebração da ceia do Senhor. Como nesta época o povo era mais fervoroso, todo mundo estava lá.

PARA CONDENAÇÃO. A forma como estavam celebrando a ceia do Senhor, não era para melhor, senão para pior, isso porque, não estavam os leitores de Paulo celebrando a ceia do Senhor para glória de Deus, mas o que estava reinando era uma verdadeira baderna. Do jeito que estava, alguns não tinham como crescer espiritualmente, pois estavam se prejudicando, porque estava agindo errado. Paulo pedia que os seus leitores levassem a sério este tão importante evento da igreja.

QUANTO AS DEMAIS COISAS. Verdade é que Paulo ocupou um bom espaço desta sua carta para tratar destes assuntos com a comunidade cristã de Corinto. No entanto, ele pensa que ainda não foi o suficiente para tentar resolver todos os problemas relacionados à celebração da santa seia do Senhor na igreja cristã de Corinto. Por isso é que ele deixa transparecer de que ainda restavam mais coisas a tratar com eles.

ORDENÁ-LAS-EI. Paulo buscou tratar destes assuntos por carta, como se fosse apenas seus conselhos de pai para filhos, e isso ele tratava de forma cordial, apenas alertando, porque na realidade era apenas tinta e papel. Todavia, quando ele chegasse pessoalmente na igreja de Corinto, então a coisa seria tratada com mais rigidez, porque ele iria baixar resoluções mais severas para solucionar os problemas.

QUANDO EU FOR. Em sua segunda carta aos Coríntios, o apóstolo dos gentios nos faz saber que ele efetivamente fez uma segunda visita a igreja de Corinto, apontando ainda que faria no futuro uma terceira visita àquela igreja. A conclusão deste tema é que Paulo deixa bem claro que brevemente chegaria mais uma vez na igreja de Corinto para dar continuidade aos seus ensinos sobre as doutrinas cristãs que ele procurava por em prática em todas as igrejas por ele fundadas no mundo gentílico.

1 Coríntios 11:32-33

1 Coríntios 11:32-33 - Mas, quando somos julgados, somos repreendidos pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo. Portanto, meus irmãos, quando vos ajuntais para comer, esperai uns pelos outros.
MAS, QUANDO SOMOS JULGADOS. O escritor fala daqueles casos em que a pessoa não fez um exame de consciência, e mesmo que tenha feito, mas não deu importância ao aviso de que não estava digno de participar da ceia do Senhor. Com isso, tal pessoa entra na faze de disciplina, e por isso, vêm às consequências. Quanto mais grave for o erro do que é julgado pelo Senhor, mais dura será aplicada a prova ou a correção.

SOMOS REPREENDIDOS PELO SENHOR. Hebreus 12:5-7 - E já vos esquecestes da exortação que argumenta convosco como filhos: Filho meu, não desprezes a correção do Senhor, e não desmaies quando por ele fores repreendido. Porque o Senhor corrige o que ama, e açoita a qualquer que recebe por filho. Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija? Uma boa pergunta.

PARA NÃO SERMOS CONDENADOS. Para que Deus corrige a seus filhos? Para que não sejam condenados com o mundo! Aprendemos neste texto bíblico que a correção de Deus, nunca é para o nosso mal, nem muito menos para o nosso prejuízo, mas sempre o Senhor nos corrige para o nosso próprio bem. O bom é que não seja necessário sermos disciplinados pelo Senhor, nem por ele corrigidos, mas se acontecer aceitemos.

COM O MUNDO. É claro que o apóstolo dos gentios não está falando do mundo “cosmos”, mas sim, do mundo dos ímpios, dos ateus, dos incrédulos, dos desobedientes, dos rebeldes e de todos aqueles que apostatam da verdadeira fé. Lamentavelmente, todos aqueles que rejeitam a obra de redenção realizada pelo Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, diz a verdade que serão condenados. Mas os que são filhos de Deus, se necessário for, o Senhor lhes corrigem para o bem.

PORTANTO, MEUS IRMÃOS. Percebendo Paulo que esta mensagem era bastante forte, porem, realista, ele dá uma aliviada, ao se dirigir aos seus leitores como irmãos. Desde os primórdios do cristianismo, que todos os seguidores de Cristo se consideram irmãos uns dos outros, porque o evangelho confirma que, todos que aceitam a Cristo como Senhor e Salvador, se tornam filhos de Deus, quem crer no nome de Cristo.

QUANDO VOS AJUNTAIS PARA COMER. Mais uma confirmação de que no tempo da igreja primitiva, quando o rebanho não era muito grande, a ceia do Senhor, em muitas igrejas locais era de fato uma refeição completa, com todos os seus membros participando do pão e do cálice do Senhor. A celebração da ceia do Senhor era um evento específico, quem sabe uma vez por semana, com objetivos bem definidos.

ESPERAI UNS PELOS OUTROS. Outra vez, Paulo faz uma advertência aos mais ricos e influentes da comunidade cristã de Corinto, de que quando eles se reunissem para participar da ceia do Senhor, estes não se antecipassem aos mais simples e pobres da igreja, mais que esperassem por todos, até porque todos eram membros do corpo de Cristo. Este é mais um indicativo de que haviam os privilegiados e mais favorecidos naquela comunidade Cristã, destacando mais uma vez o partidarismo em Corinto.

1 Coríntios 11:30-31

1 Coríntios 11:30-31 - Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem. Porque, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados.
POR CAUSA DISTO. Por causa de quê? De tudo que Paulo vem expondo quanto as irregularidades que haviam naquela igreja. Enquanto o fundador daquela comunidade cristã estava entre eles, a coisas até certo ponto andavam bem, mas foi só Paulo se ausentar, por conta de suas atividades missionárias, que muitos andavam desordenadamente, e pior, desprezando as coisas mais sérias da igreja, no que concerne a santa ceia do Senhor, porque participavam dela de forma indignas.

HÁ ENTRE VÓS. Apesar de se encontrar ausente da igreja cristã de Corinto, mas o escritor conhecia os irmãos de perto, porque eles eram seus filhos na fé, bem como Paulo estava bem informado do que estava acontecendo naquela igreja. Por isso que ele afirma categoricamente, “há entre vós”, pessoas com sérios problemas de ordem espiritual. Pessoas que poderiam estar bem socialmente, mas não espiritualmente.

MUITOS FRACOS. Na igreja de Corinto, o que mais havia eram pessoas debilitadas na fé, infantes espirituais, que não conseguiam desenvolver espiritualmente, por conta de não levarem a sério as coisas de Deus. Hoje em dia, o que mais se ver são igrejas cheias de gente, porem, pessoas vazia de Deus, porque levam uma vida religiosa fantasiosa. Quando na verdade, Deus quer compromisso de fidelidade com ele e o seu evangelho.

E DOENTES. Neste caso, podemos falar de doenças orgânicas, mas principalmente de doenças espirituais. Nem todo caso de enfermidade física pode ser por causa de nossas falhas, mas há muitos doentes, porque Deus está o disciplinando ou corrigindo. No entanto, em termos espirituais, muitos estão enfermos, e isso é demostrado por meio das manifestações de contendas, desavenças e muitos problemas internos nas denominações. São variadas as formas destas doenças no meio do povo de Deus.

E MUITOS QUE DORMEM. Paulo não está falando do sono necessário para o descanso do corpo e da mente. Mas certamente, ele se reporta sobre o sono como insensibilidade espiritual daqueles que ficam com a consciência morta, ao ponto de acharem que são blindados, e que seus pecados não lhes afetam. Além do mais, pode-se falar da morte espiritual, porque muitos pensam estarem vivos, mas estão mortos.

PORQUE, SE NÓS NOS JULGÁSSEMOS A NÓS MESMOS. Vejamos o que escreveu Paulo no versículo vinte e oito deste mesmo capítulo: Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice. No caso da participação da ceia do Senhor, ninguém pode julgar a ninguém, mas a própria pessoa é que deve fazer uma avaliação pessoa de sua situação, e ver se ela está digna ou não de participar.

NÃO SERÍAMOS JULGADOS. Mas, quando o Senhor percebe que as pessoas não fazem uma séria avaliação de sua própria situação, e daí participam da ceia do Senhor de qualquer jeito, então, vem o julgamento da justiça de Deus. Por causa disto há entre vós, muitos fracos, e doentes e muitos que dormem. Deus é o Pai de todos aqueles que fazem parte da igreja de Cristo, e como Pai, ele busca corrigir os nossos erros por meio da disciplina espiritual, e essa disciplina às vezes é forte, dura e muito severa.

sábado, 24 de março de 2018

1 Coríntios 11:28-29

1 Coríntios 11:28-29 - Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice. Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor.
EXAMENE-SE, POIS, O HOMEM. A celebração da ceia do Senhor para a igreja de Cristo deve ser um momento de reflexão para os que dela participam ou não. O apóstolo pede aos seus leitores que eles antes de participarem do pão e do cálice, que eles fizessem um exame de consciência, a fim de descobrirem se estavam ou não dignos de participarem deste evento tão importante para o cristianismo. Quando se fala sobre “o homem”, isso não significa que, as mulheres não podiam participar da ceia do Senhor.

A SI MESMO. Paulo pressupõe então que, ninguém tem o direito de proibir quem quer que seja de participar da ceia do Senhor, mas que somente a própria pessoa é que deve fazer um autoexame de sua condição, e então, participar do pão e do cálice ou se recusar a participar deles. Existe dentro de algumas denominações muitos que mais parecem juízes em busca de réus, proibindo os irmãos de participarem da ceia.

E ASSIM COMO DESTE PÃO E BEBA DESTE CÁLICE. Neste caso, aquele irmão ou irmã que fizessem um autoexame e vendo que estavam dignos de participarem do pão e do cálice, então, não tem porque não participarem. A título de hoje, uma das condições para que alguém possa participar da ceia do Senhor é que este alguém seja membro efetivo de uma denominação, mas no começo será que era assim?

PORQUE O QUE COMO E BEBE. O escritor esta se referindo aqueles que de fato participavam da celebração da ceia do Senhor, comendo do pão que era servido para todos e bebendo do cálice que também era distribuído. Percebe-se que a celebração da ceia do Senhor e a participação do pão e do cálice, não é simplesmente um ato cerimonialista, mas que tem implicações positivas, mas também negativas para alguns.

INDIGNAMENTE. As duas cartas escritas por Paulo à igreja cristã de Corinto nos faz saber que esta comunidade cristã era cheia de problemas. Havia muitos dos que faziam parte daquela comunidade cristã, mas que viviam como se fossem mais do mundo do que da igreja de Cristo. O que se espera de alguém que confessa o nome de Cristo como Senhor e Salvador é que tal pessoa viva uma vida digna perante Deus.

COMO E BEBE PARA SUA PRÓPRIA CONDENAÇÃO. Para Paulo, seria melhor que a pessoa não comesse do pão, nem provasse do cálice, se sua própria consciência lhe acusasse de algum pecado grave contra a dignidade de Deus e de Cristo. Por isso que o apóstolo dos gentios exorta que todos, antes de participarem da ceia do Senhor fizessem um exame de consciência, a fim de não se prejudicarem a si mesmo.

NÃO DISCERNINDO O CORPO DO SENHOR. Alguns acham que Paulo está falando sobre a igreja de Deus, que é o corpo de Cristo, que não deixa de ser uma verdade. Porem, não é sobre isso que escreve Paulo, mas ele está realmente falando sobre o sacrifício de Cristo, que serviu de expiação e propiciação pela sua igreja. Portanto, participar de forma indigna da ceia do Senhor é uma falta de respeito para com o Cordeiro de Deus, ele que deu a sua vida pelo benefício dos seus queridos remidos.

1 Coríntios 11:27

1 Coríntios 11:27 - Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor.
PORTANTO, QUALQUER. O que o escritor deseja mesmo é que seus leitores tomem consciência que, a celebração da ceia do Senhor é um ato de comunhão coletiva de todos que fazem parte da igreja de Cristo. Não importa a posição de destaque que alguém ocupa perante a comunidade cristã, o mais valioso é que todos de igual modo possam estar de forma digna participando deste ato solene e precioso. Até na celebração da ceia do Senhor na igreja de Corinto havia partidarismo e faccionismo.

QUE COMER ESTE PÃO. Conforme já demostramos em comentários anteriores, no tempo em que esta carta foi escrita, possivelmente nas igrejas gentílicas eram feitas refeições coletivas em que os cristãos tinham a oportunidade de demostrarem sua comunhão com Cristo, comendo do que era servido para todos. Assim sendo, quem participava do comer do pão, era em memória dos sofrimentos que Cristo passou.

OU BEBER O CÁLICE. Assim como nas igrejas administradas pelos apóstolos de Jerusalém, onde o cálice era indispensável na celebração da santa ceia, porque até certo ponto era uma réplica da páscoa judaica. Nas igrejas fundadas por Paulo e seus amigos de ministério, também tinha o cálice como elemento fundamental, até porque o cálice representava o sangue de Cristo que foi vertido em nosso lugar, expiação.

DO SENHOR. Tanto o pão como o cálice era do Senhor, porque estavam ligados diretamente a Jesus Cristo, ele que é Rei dos reis e Senhor dos senhores. O senhorio de Cristo já era previsto mesmo antes de sua manifestação na terra (Daniel 7:14) e nas páginas do Novo Testamento isso é confirmado em inúmeras referências bíblicas. (Filipenses 2:0-11) nos ensina de como Cristo se tornou Senhor de todos e de tudo.

INDIGNAMENTE. A partir de então, Paulo começa a mostrar aos seus leitores que existem formas indignas de alguém tentar participar da ceia do Senhor e isso aponta em direção a um verdadeiro arrependimento para que alguém possa se tornar digna de voltar a participar deste ato solene. Com isso, o escritor aponta de que nem todos podem participar da ceia do Senhor, por isso ele aconselha um autoexame.

SERÁ CULPADO. Participar da ceia do Senhor é também um momento de sinceridade de cada um, no sentido de verificar se a pessoa pode ou não estar digna de receber o pão e o cálice do Senhor. Neste caso, ser culpado do corpo e do sangue de Cristo é a pessoa se encontrar em uma situação de plena desobediência ao evangelho de Cristo, e assim mesmo querer participar da ceia do Senhor, o que não deve fazer. Os celebrantes deste ato não deve ser juiz neste caso, mas a própria pessoa se examine.

DO CORPO E DO SANGUÉ DO SENHOR. No versículo vinte e dois deste mesmo capítulo, Paulo fala sobre aqueles que desprezavam a igreja de Deus, certamente por não respeitarem as normas estabelecidas para a casa de Deus. Agora, o apóstolo dos gentios diz que participar da ceia do Senhor de forma indigna é ser culpado do corpo e do sangue do Senhor. Com isso, Paulo quer dizer que era um desrespeito da parte de tal pessoa em não valorizar o sacrifício de Cristo e a sua vida que ele deu por todos.

sexta-feira, 23 de março de 2018

1 Coríntios 11:26

1 Coríntios 11:26 - Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha.
PORQUE TODAS AS VEZES. Existe uma pergunta que sempre vem à mente dos leitores deste texto que é: Em quanto e quanto tempo se deve celebrar a ceia do Senhor? No caso da páscoa judaica era celebrada uma vez no ano. Certamente o Senhor Jesus não fez isso somente uma vez com os seus apóstolos. Porem, no caso de Cristo só está registrada uma vez, porque desta feita foi a substituição da páscoa pela santa ceia do Senhor. Muitas denominações comemoram uma vez no mês e outras uma vez no ano.

QUE COMERDES DESTE PÃO. É provável que no tempo da igreja primitiva se comemorasse a ceia do Senhor uma vez por semana, e com indicativo que isso seria no domingo, que era o dia do Senhor. Comer do pão era participar dos efeitos da redenção produzida por Cristo, de quando em uma obra perfeita ele pagou o alto preço em lugar dos seus remidos. O pão partido é símbolo do sacrifício de Cristo.

E BEBERDES DESTE CÁLICE. Já a participação no cálice na ceia do Senhor era uma comemoração tipológica em que o participante se declarava ser beneficiado pelo preço de sangue, que o Cordeiro de Deus teve que pagar para lhe remir. O Cristo de Deus deu tudo de si mesmo para nos comprar para si mesmo, porque ele deu a sua própria vida em nosso lugar, o seu precioso sangue foi derramado em nosso lugar.

ANUNCIAI. No tempo da igreja primitiva, notadamente nas igrejas fundadas por Paulo no mundo gentílico, sempre que a ceia do Senhor era celebrada pelos líderes do cristianismo, era de costume anunciar o valor da morte do Cordeiro de Deus em lugar dos pecadores. Nos dias de hoje, quase não se ver mais esta tradição posta em prática, porque a liturgia dos cultos estão mais, recheados com outros modismos. O tempo e as inovações tem se encarregado de mudar muita coisa do que se fazia antigamente.

A MORTE. Geralmente, a humanidade ver a morte como algo negativo e destrutivo em si mesmo. Mas no caso da morte biológica de Cristo Jesus não se pode ver da mesma forma como veem os seres humanos. A morte expiatória de Jesus Cristo foi um ato de altruísmo, porque produziu efeitos benéficos incalculáveis para sua igreja e para toda a criação de Deus. Cristo morreu de fato, mas a morte não o matou para sempre.

DO SENHOR. A palavra “Senhor” neste texto, fala da autoridade de Cristo Jesus, o Messias de Deus. Os gnósticos defendiam a heresia de que Jesus havia morrido, mas o Cristo não havia morrido, porque eles afirmavam que o Senhor era Cristo e Cristo não poderia morrer. Mas Paulo afirma que o Senhor morreu, e ele era Cristo Jesus, de forma que, para o verdadeiro cristianismo falar de Cristo é falar de Jesus, o Senhor.

ATÉ QUE VENHA. A recomendação de Paulo é que a ceia do Senhor seja celebrada até a vinda de Cristo Jesus para arrebatar a sua igreja. Bem como se deve anunciar a morte de Cristo até que ele venha buscar os seus remidos. Há uma tese muito forte neste pensamento bíblico que, a ceia do Senhor só vai prevalecer na terra até a volta de Cristo, porque depois do arrebatamento da igreja, o que vai prevalecer é o judaísmo, e com isso, volta-se a celebração da antiga páscoa judaica na terra de Jerusalém.

1 Coríntios 11:25

1 Coríntios 11:25 - Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim.
SEMELHANTEMENTE TAMBÉM, DEPOIS DE CEAR. Paulo esta repassando em memória o que lhe foi revelado no dia em que o Senhor Jesus celebrou a última páscoa com os seus apóstolos, substituindo então, a antiga páscoa judaica, pela ceia do Senhor, e isso foi o que passou a vigorar após a sua morte vicária em prol dos seus remidos. Cristo estava obedecendo aquilo que determinavam os costumes do seu povo, os judeus.

TOMOU O CÁLICE, DIZENDO. O primeiro ato foi justamente quando o Senhor tomou o pão, da graças por meio de uma oração de gratidão a Deus, parte o pão com os seus amigos, entregando a cada um deles uma parte. Feito isto, vem à segunda parte da celebração, no que diz respeito ao cálice. Naturalmente este cálice era o suco puro de uva, que era distribuído com os participantes como suplemento alimentar.

ESTE CÁLICE. Conforme a tradição judaica, este era o suco de uva, que era servido entre os membros das famílias. Já na comunidade cristã de Corinto, o suco de uva era distribuído para os membros mais simples da igreja, mas os mais importantes e influentes daquela comunidade cristã tomavam era os melhores vinhos do mercado. Nos dias atuais, a maioria das denominações servem o suco de uva, mas outras servem vinho, e existe supostos ramos do cristianismo, que somente o clero toma o vinho.

É O NOVO TESTAMENTO. Neste ponto, o apóstolo dos gentios dá uma explicação sobre o significado espiritual daquele cálice, que passaria a representar, após a morte de Cristo na cruz do Calvário, o novo pacto de Deus com a igreja de Cristo. No tempo da antiga dispensação Deus fez vários pactos com a humanidade, e com Israel fez uma aliança, por meio de Moisés. O Messias veio e fez uma nova aliança com a sua igreja.

NO MEU SANGUE. O cálice que é servido na ceia do Senhor é uma simbologia do sangue de Cristo que foi derramado no alto do Gólgota para servir de expiação em prol dos seus escolhidos. O sangue do Cordeiro de Deus que foi derramado na cruz do Calvário foi a sua vida que ele deu para resgatar almas para o reino de Deus. Não se pode afirmar que o cálice é a essência do sangue de Cristo, mas uma tipologia dele.

FAZEI ISTO, TODAS AS VEZES QUE BEBERDES. O que Paulo estava dizendo para seus leitores é que todas as vezes que eles participassem da ceia do Senhor, ao tomarem o cálice se lembrassem do ato perfeito de propiciação que Jesus realizou em favor dos seus remidos. E que aquele cálice representava seu sangue que foi vertido na cruz do calvário em lugar dos pecados, porque a redenção foi feita pela expiação de Cristo.

EM MEMÓRIA DE MIM. O mesmo que Cristo falou quanto ao pão, ele repete isso quanto ao cálice. A ceia do Senhor é um ato simbólico em memória da morte expiatória de Cristo em prol dos seus remidos, mas com efeitos espirituais, porque tem uma importância muito grande na comunhão da igreja com Cristo. A celebração da ceia do Senhor deve ser vista como algo que nos faz lembrar da obra perfeita de redenção que o Cristo de Deus realizou com sucesso absoluto em prol de sua igreja.

1 Coríntios 11:24

1 Coríntios 11:24 - E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim.
E, TENDO DADO GRAÇAS. Segue então o Senhor Jesus o mesmo ato de que praticavam os judeus a sua páscoa. É preciso lembrar que, o Senhor Jesus veio a este mundo na plenitude dos tempos, nascido de mulher, nascido sob a lei, e isso para cumprir a lei. Além do mais, até que o Cristo de Deus padecesse na cruz do Calvário, o que prevalecia era a antiga aliança de Deus com Israel por meio da lei de Moisés, porem, depois da morte do testador, é que passava a vigorar a nova aliança de Cristo.

O PARTIU E DISSE. Desta forma, o Messias, assim como os judeus procediam, ele deu graças a Deus pelo pão, e depois de sua oração de gratidão, como chefe daquela cerimônia, ele partiu o pão com os demais que fazia parte do seu grupo de apóstolos e amigos. Este partir do pão já apontava para o seu corpo que seria sacrificado em lugar dos pecadores, o que na antiga dispensação judaica representava a expiação.

TOMAI. Não há dúvida que todos que estavam presente com Cristo naquele momento tomaram um pedaço do pão que entre eles fora repartido. Isso também era um ato simbólico no que diz respeito à participação abrangente de todos os homens na nova dispensação da graça de Deus. Na realidade, a nova dispensação não é exclusivista, mas ela abre a possibilidade para todos os filhos dos homens dela participarem por fé.

COMEI. O ato de comer aquele pão oferecido pelo Cristo de Deus falava de vida que estava sendo transmitida para todos os que fazem parte da sua igreja remida. Cristo estava dando a sua vida no sacrifício propiciatório de si mesmo para produzir vida e vida com abundância para todos aqueles que se aproximam dele por ato de fé. A participação na ceia do Senhor produz vida espiritual e também saúde para a alma.

ISTO É O MEU CORPO. Esta frase tem gerado grandes debates, bem como tem sido motivo de inúmeros conceitos sobre o seu significado. Como em nosso comentário buscamos não entrar nas discussões, nem complicar mais ainda os paradoxos, nos limitamos a dizer que esta colocação feita pelo apóstolo Paulo não trata de transubstanciação, mas sim de um ato simbólico em memória da morte expiatória do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, algo espiritual e não material.

QUE É PARTIDO POR VÓS. No caso do pão que Jesus estava em suas mãos, ele realmente foi partido ou dividido para que todos os que estavam presentes pudessem participar daquele ato solene. Quanto ao pão como elemento de participação da celebração da ceia do Senhor, nas igrejas atuais é feito o mesmo, em que os ministros partem o pão e repartem com a igreja reunida em Cristo Jesus como ato de comunhão.

FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM. Não se pode dizer o contrário do que no próprio texto está explicito, que o evento é um ato simbólico em memória da morte expiatória de Cristo em prol dos seus remidos, mas com efeitos espirituais, porque tem uma importância muito grande na comunhão da igreja com Cristo. A celebração da ceia do Senhor deve ser vista como algo que nos faz lembrar da obra perfeita de redenção que o Cristo de Deus realizou com sucesso absoluto em prol de sua igreja remida.

1 Coríntios 11:23

1 Coríntios 11:23 - Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão.
PORQUE EU. Feitas anteriormente as devidas exortações sobre os erros que estavam sendo praticados pelos líderes da igreja de Corinto, quanto a celebração da ceia do Senhor. A partir de então, o escritor começa a mostrar e ao mesmo tempo lembrar aos seus leitores o que realmente deveria ser feito, a fim de que naquela igreja, Cristo fosse glorificado por meio de uma legítima celebração da santa ceia. O “eu” enfático de Paulo era justamente para demostrar seu modo próprio de fazer a coisa certa.

RECEBI. Sabemos que Paulo não conviveu pessoalmente com Jesus, assim como os demais apóstolos que o acompanharam durante o seu ministério terreno. Porem, Ele foi chamado diretamente por Cristo para ser o apóstolo dos gentios. E a partir de sua chamada, Paulo passou a ter plena comunhão com Cristo, ao ponto de receber do Senhor revelações específicas sobre como realizar este evento da ceia do Senhor.

DO SENHOR. Nas páginas do Velho Testamento, quando encontramos a palavra Senhor, ela está diretamente relacionada ao Deus de Abraão, Isaque e Jacó. Mas, dentro do arcabouço do Novo Testamente, na sua grande maioria, se refere ao Senhor Jesus Cristo. O próprio Deus de Israel quem constituiu o seu Cristo como Rei dos reis e Senhor dos senhores, porque assim já estava determinado sobre o seu Messias.

O QUE TAMBÉM VOS ENSINEI. Paulo foi na realidade, o fundador da comunidade cristã de Corinto, onde passou mais ou menos um ano e meio evangelizado aquele povo, e discipulando os novos convertidos. Portanto, não há dúvida que estes mesmos ensinos transmitidos por carta, pelo apóstolo dos gentios, já havia sido ensinados pessoalmente aos seus filhos na fé em Corinto. Certamente outros chegaram naquela igreja pregando outros ensinos, que procuravam distorcer os ensinos de Paulo.

QUE O SENHOR JESUS. O que Paulo ensinava nas igrejas fundadas por ele no mundo gentílico era efetivamente o que tinha acontecido com o Senhor Jesus, quando o Mestre substituiu a páscoa judaica pela ceia do Senhor. A páscoa era um evento celebrado pelos seguidores do judaísmo, enquanto que, a ceia do Senhor deve ser celebrada pelos seguidores do cristianismo, que é a religião fundada por Cristo Jesus.

NA NOITE EM QUE FOI TRAÍDO. Mateus afirma que o momento da ceia em que o Senhor Jesus celebrou a páscoa pela última vez com os seus discípulos se deu durante a tarde. Porem, Paulo está certo no que escreveu, porque depois da ceia foi que Judas Iscariotes foi e vendeu a Cristo por trinta moedas de prata, como dele já dantes estava escrito. A ceia se deu a tarde, mas a traição se deu durante a noite.

TOMOU O PÃO. Lucas 22:19 - E, tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim. O Senhor Jesus procedeu como faziam os judeus na celebração da páscoa, porque a nova aliança da graça de Deus com a igreja de Cristo só teve o seu começo com a morte do testador (Hebreus 9:14-17). A santa ceia também é um ato de celebração da nova aliança de Deus com a igreja remida, por meio de Cristo Jesus.

quinta-feira, 22 de março de 2018

1 Coríntios 11:22

1 Coríntios 11:22 - Não tendes porventura casas para comer e para beber? Ou desprezais a igreja de Deus, e envergonhais os que nada têm? Que vos direi? Louvar-vos-ei? Nisto não vos louvo.
NÃO TENDES PORVENTURA CASAS. Entende-se que a celebração da ceia do Senhor era um momento solene, em que os seguidores de Cristo se reunião para juntos celebrarem a comunhão com o Cristo, que os havia resgatado com sua morte na cruz do Calvário. Mas, neste momento, ao que tudo indica, não estava acontecendo um ato legítimo naquela comunidade cristã, entre os que participavam destes eventos.

PARA COMER. A crítica do autor desta carta nos faz perceber que estava havendo naquela comunidade cristã muita glutonaria, em que aqueles que mais contribuíam tinham mais direito de comerem do que bem quisesse, em detrimento daqueles que eram pobres, e que não tinham condições nem de contribuírem. Para Paulo, estes praticantes da glutonaria, se quisessem afogar-se na comilança, que assim fizessem, porem, em suas próprias casas, e não na santa ceia, que era um momento de respeito.

E PARA BEBER? Por mais que se queira amenizar o que é dito neste texto, não tem como negar que aqueles que eram mais ricos e também os mais influentes da igreja, em vez de usarem o suco de uva, eles se utilizavam mesmo era do vinho. O correto é o uso do suco de uva, no entanto, alguns que tinham mais condições e que eram os mais influentes da comunidade cristã de Corinto, tomavam um porre de vinho.

OU DESPREZAIS A IGREJA DE DEUS. Não há dúvida que era mais que necessário Paulo abordar este tema, no sentido de corrigir algumas distorções, quanto à celebração da ceia do Senhor naquela igreja. A forma como estavam comemorando a ceia na comunidade cristã de Corinto era uma afronta aos ensinos do evangelho, bem como, aqueles que estavam agindo errado, na realidade desprezavam a igreja de Cristo.

E ENVERGONHAIS OS QUE NADA TÊM? Os irmãos pobres da igreja tomavam suco de uva, quando sobrava, enquanto que os mais ricos e mais importantes da igreja, tomavam vinho de uva. Os mais ricos e poderosos escolhiam o melhor dos alimentos expostos, já os mais pobres comiam os restos que sobejavam, isso quando sobrava. Mais uma vez o escritor demostra o quanto aquela igreja estava dividida em classes.

QUE VOS DIREI? LOUVAR-VOS-EI? A forma como o apóstolo dos gentios se expressa nos faz compreender que neste particular ele se encontrava decepcionado com o procedimento de alguns que faziam parte da igreja cristã em Corinto. Tomando conhecimento da desordem que havia no culto de celebração da ceia do Senhor, Paulo desabafa, repreendendo estes desordeiros, que faltavam com respeito a igreja.

NISTO NÃO VOS LOUVO. Em muitos momentos desta carta, bem como da segundo carta aos Coríntios, Paulo chega a elogiar os seus leitores, mas neste assunto, sobre a celebração da ceia do Senhor, nenhum elogio, nenhum louvor, pelo contrário, reprovação, repreensão e exortação. A ceia do Senhor deve ser vista como um momento de muito respeito, porque é uma celebração de comunhão com Cristo, mediante a presença do Espírito Santo de Deus, isso quando há respeito e reverência.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...