quarta-feira, 28 de março de 2018

1 Coríntios 12:10

1 Coríntios 12:10 - E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas.
E A OUTRO A OPERAÇÃO. A vida e o ministério de Cristo foi o maior exemplo da manifestação do poder de Deus, como sinal de que os céus cooperam com os filhos dos homens, no sentido de trazer até o ser humano as bênçãos do Criador. O Deus Todo-poderoso não abandonou os filhos dos homens, e a vinda do Emanuel de Deus se deu justamente para provar isso. Hoje e sempre o Espírito de Deus está conosco.

DE MARAVILHAS. A operação de maravilhas nos fala de coisas sobrenaturais que acontecem neste plano terreno da existência humana, coisas que humanamente falando seriam impossíveis de acontecer. Muito mais do que hoje em dia, estas maravilhas eram feitas no meio do povo de Deus, até para dar sustentação, crescimento e desenvolvimento ao cristianismo em seu nascedouro e começo.

E A OUTRO A PROFECIA. O dom de profecia era nos começos da igreja cristã um ministério importante, até porque, a igreja primitiva ainda não tinha um Novo Testamento como nós temos nos dias de hoje. O dom profético foi muito importante no tempo da velha dispensação quanto ao povo de Israel, o que não poderia ser diferente no tempo próprio da igreja de Cristo. A profecia edifica a igreja de Cristo.

E A OUTRO O DOM DE DISCERNIR. O ministério local tinha que ter o discernimento das manifestações espirituais, até para manter o controle sobre tudo que acontecia nos cultos e nas reuniões com o povo de Deus. Por meio deste dom, o Espírito de Deus mantem o monitoramento de tudo que acontece no seio da igreja de Cristo, este é um dom muito necessário na atualidade, para controlar os modismos do presente, aonde muitas coisas estranhas vem acontecendo no meio do povo de Deus.

OS ESPÍRITOS. A leitura dos evangelhos nos faz perceber que já na época de Cristo, haviam muitas manifestações de pessoas endemoniadas, isso parecia até coisa comum, dada a depravação da sociedade daquela época. Mas, nestes últimos dias não está muito diferente. Precisamos intensamente que o Espírito Santo nos conceda este dom, de discernir os espíritos, a fim de sabermos o que é de Deus e o que não é.

E A OUTRO A VARIEDADE DE LINGUAS. No dia de pentecostes, quando do derramamento do Espírito Santo sobre a igreja primitiva, este dom foi manifesto naqueles que foram cheios do Espírito Santo (Atos 2:1-4). Um pouco mais a frente, nesta mesma carta, vamos ter a oportunidade de explicar com detalhes estas variedades de línguas, que no começo teve um papel fundamental na evangelização.

E A OUTRO A INTERPRETAÇÃO DAS LINGUAS. O dom de variedade de línguas e o dom da interpretação das línguas trabalham em harmonia, porque um depende do outro. A interpretação das línguas era importante nas atividades de evangelização dos estrangeiros, bem como no tocante a edificação da igreja. Se alguém falasse em línguas e outra pessoa interpretasse o que se estava falando em outro idioma, então a mensagem seria repassada para toda a igreja, a igreja precisa muito deste dom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...