quarta-feira, 14 de março de 2018

1 Coríntios 10:24-25

1 Coríntios 10:24-25 - Ninguém busque o proveito próprio; antes cada um, o que é de outrem. Comei de tudo quanto se vende no açougue, sem perguntar nada, por causa da consciência.
NINGUÉM BUSQUE. Percebe-se que havia da parte dos libertinos na igreja de Corinto um certo tipo de exaltação, no sentido de só pensarem em si mesmos, sem no entanto, se preocuparem com a consciência dos mais fracos na fé. Os que se acham super-homens na fé fazem determinados tipos de coisas que não afetam suas consciências, porem, deveriam se preocupar com os novos convertidos e débeis na fé.

O PROVEITO PRÓPRIO. Paulo faz um combate forte às práticas de alguns irmãos que por acharem que o ídolo não era nada, nem as coisas sacrificadas aos ídolos também não era nada, e com isso, esses tais irmãos chegavam a participarem de festas ou celebrações oferecidas aos ídolos. Se a fé destes libertinos não era afetada, mas se isso fosse motivo de escândalo para os mais fracos na fé, que evitassem tais coisas.

ANTES CADA UM, O QUE É DE OUTREM. Acredita-se que as recomendações de Paulo, neste particular, eram direcionadas as pessoas influentes da igreja cristã de Corinto. Porque tais pessoas deveriam servir de bons exemplos para os que ainda não havia alcançado maturidade espiritual. Porem, estas mesmas lideranças locais que deveriam servir de espelho com bons exemplos, estavam sendo pedra de tropeço para os fracos na fé. Os líderes locais são chamados para edificar a igreja, e não o contrário.

COMEI DE TUDO. Não temos como saber se o escritor desta carta está com o pensamento sobre o que falou Jesus, ou se ele de forma livre dita uma regra que já era conhecida dos seus leitores. Jesus ensinou que o que contamina o homem não é o que entra em seu estômago, mas sim o que sai de sua boca. Já Paulo afirma que a comida foi feita para o estômago e o estômago para a comida, e que nada contamina.

QUE SE VENDE NO AÇOUGUE. Agora, o apóstolo dos gentios fala sobre as carnes que eram oferecidas aos ídolos e as imagens de esculturas. Na cidade de Corinto a idolatria era tão abominável, que os alimentos vendidos no mercado já eram oferecidos às falsas divindades. Assim como nos dias de hoje, existem muitos tipos de alimentos que são consagrados, até pelos nomes das empresas aos ídolos, que chamam de santos.

SEM PERGUNTAR NADA. No caso das carnes que os irmãos compravam nos açougues da cidade, Paulo recomenda que os seus leitores não perguntassem se tais carnes eram ou não oferecidas aos ídolos. Porque se fosse perguntar, ficaria difícil para se encontrar derivados de carnes que estivessem puros. Já as carnes oferecidas nas celebrações e cultos aos ídolos eram diferentes, e os irmãos evitassem comer.

POR CAUSA DA CONSCIÊNCIA. Não que tais carnes fossem contaminar a quem quer que seja, porque o escritor já deixou bem claro que o ídolo nada é no mundo e que o sacrificado ao ídolo também não representa nada. Mas por causa da consciência que pode ficar afetado, principalmente dos mais fracos na fé, se deve evitar comer alimentos consagrados ou oferecidos aos ídolos. Só lembrando que, Paulo neste capítulo está preparando o terreno para falar em seguida da ceia do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...