quinta-feira, 29 de março de 2018

1 Coríntios 12:13

1 Coríntios 12:13 - Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.
POIS TODOS NÓS. O autor fala da igreja de Cristo, composta por todos os povos do mundo de sua época, inclusive, os mais improváveis do seu tempo, que eram os gentios. Neste versículo do Novo Testamento, o apóstolo dos gentios desmonta o exclusivismo judaico que havia debaixo da antiga dispensação em que somente os judeus eram merecedores das bênçãos de Deus. A igreja não tem nacionalidade.

FOMOS BATIZADOS. Este batismo não diz respeito ao batismo em água, como uma ordenança para a igreja de Cristo. É provável que também não se refira ao mesmo batismo que aconteceu no dia de pentecostes. No entanto, é mais honesto se dizer que este batismo na vida dos remidos de Cristo, seja exatamente o enchimento dos servos de Cristo com o Espírito Santo de Deus. Inclusive, no livro de Atos dos Apóstolos, a Palavra que mais se associa ao Espírito Santo é Cheio do Espírito de Deus.

EM UM ESPÍRITO. A palavra Espírito está posta em nossa versão bíblica com a primeira letra maiúscula, porque se refere ao Espírito Santo de Deus. Este é o Espírito de Deus que foi prometido em Joel para o tempo do fim, também é o mesmo Espírito que esteve bem operante na vida e ministério de Cristo, bem como é o mesmo Espírito Santo que foi derramado por Deus sobre os servos de Cristo no dia de pentecostes.

FORMANDO UM CORPO. Agora, Paulo fala sobre a igreja de Cristo espalhada por todos os recantos do mundo civilizado de sua época. Os remidos de Cristo, aqueles que foram resgatados pela redenção de Cristo, e que nasceram de novo pela influencia do Espírito Santo, e que foram regenerados pelo poder do Espírito de Deus, todos que fazem parte da família de Deus na terra, estes sim são o povo de Deus, a igreja.

QUER JUDEUS, QUER GREGOS. A igreja verdadeira de Cristo é composta de Judeus, porque foi em Israel que tudo começou com o próprio Senhor Jesus, ele que é um judeu da gema. Mas também a igreja do Senhor Jesus é composta de gregos, ou seja, de gentios convertidos ao cristianismo. A religião de Cristo não tem nacionalidade, porque ela é composta de todos os povos, nações e tribos. Glórias a Cristo por isso.

QUER SERVO, QUER LIVRE. Além do mais, a igreja de Cristo quebrou as barreiras sociais, uma vez que, dela fazem parte todas às classes sociais. Quando Paulo fala sobre os servos, ele se refere aos escravos, bem como dos que eram mais pobres dentre a população de sua época. Mas a igreja também sempre foi composta de pessoas da alta sociedade, inclusive altas autoridades dos governos e da sociedade.

E TODOS TEMOS BEBIDO DE UM ESPÍRITO. Assim como Paulo fala do batismo no Espírito, que é um símbolo de imersão, agora ele afirma que, os servos de Cristo também receberam no seu mais íntimo o mesmo Espírito de Deus. Juntando-se o batismo com o beber do Espírito de Deus, isso nos ensina sobre a totalidade do enchimento do Espírito de Deus na vida dos que verdadeiramente servem a Cristo e ao seu reino. Os que são selados pelo Espírito de Deus, são cheios do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...