quinta-feira, 22 de março de 2018

1 Coríntios 11:22

1 Coríntios 11:22 - Não tendes porventura casas para comer e para beber? Ou desprezais a igreja de Deus, e envergonhais os que nada têm? Que vos direi? Louvar-vos-ei? Nisto não vos louvo.
NÃO TENDES PORVENTURA CASAS. Entende-se que a celebração da ceia do Senhor era um momento solene, em que os seguidores de Cristo se reunião para juntos celebrarem a comunhão com o Cristo, que os havia resgatado com sua morte na cruz do Calvário. Mas, neste momento, ao que tudo indica, não estava acontecendo um ato legítimo naquela comunidade cristã, entre os que participavam destes eventos.

PARA COMER. A crítica do autor desta carta nos faz perceber que estava havendo naquela comunidade cristã muita glutonaria, em que aqueles que mais contribuíam tinham mais direito de comerem do que bem quisesse, em detrimento daqueles que eram pobres, e que não tinham condições nem de contribuírem. Para Paulo, estes praticantes da glutonaria, se quisessem afogar-se na comilança, que assim fizessem, porem, em suas próprias casas, e não na santa ceia, que era um momento de respeito.

E PARA BEBER? Por mais que se queira amenizar o que é dito neste texto, não tem como negar que aqueles que eram mais ricos e também os mais influentes da igreja, em vez de usarem o suco de uva, eles se utilizavam mesmo era do vinho. O correto é o uso do suco de uva, no entanto, alguns que tinham mais condições e que eram os mais influentes da comunidade cristã de Corinto, tomavam um porre de vinho.

OU DESPREZAIS A IGREJA DE DEUS. Não há dúvida que era mais que necessário Paulo abordar este tema, no sentido de corrigir algumas distorções, quanto à celebração da ceia do Senhor naquela igreja. A forma como estavam comemorando a ceia na comunidade cristã de Corinto era uma afronta aos ensinos do evangelho, bem como, aqueles que estavam agindo errado, na realidade desprezavam a igreja de Cristo.

E ENVERGONHAIS OS QUE NADA TÊM? Os irmãos pobres da igreja tomavam suco de uva, quando sobrava, enquanto que os mais ricos e mais importantes da igreja, tomavam vinho de uva. Os mais ricos e poderosos escolhiam o melhor dos alimentos expostos, já os mais pobres comiam os restos que sobejavam, isso quando sobrava. Mais uma vez o escritor demostra o quanto aquela igreja estava dividida em classes.

QUE VOS DIREI? LOUVAR-VOS-EI? A forma como o apóstolo dos gentios se expressa nos faz compreender que neste particular ele se encontrava decepcionado com o procedimento de alguns que faziam parte da igreja cristã em Corinto. Tomando conhecimento da desordem que havia no culto de celebração da ceia do Senhor, Paulo desabafa, repreendendo estes desordeiros, que faltavam com respeito a igreja.

NISTO NÃO VOS LOUVO. Em muitos momentos desta carta, bem como da segundo carta aos Coríntios, Paulo chega a elogiar os seus leitores, mas neste assunto, sobre a celebração da ceia do Senhor, nenhum elogio, nenhum louvor, pelo contrário, reprovação, repreensão e exortação. A ceia do Senhor deve ser vista como um momento de muito respeito, porque é uma celebração de comunhão com Cristo, mediante a presença do Espírito Santo de Deus, isso quando há respeito e reverência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...