terça-feira, 13 de março de 2018

1 Coríntios 10:14-15

1 Coríntios 10:14-15 - Portanto, meus amados, fugi da idolatria. Falo como a entendidos; julgai vós mesmos o que digo.
PORTANTO. O autor dá início a mais um tema de sua carta, desta feita combatendo a idolatria em suas mais variadas formas. Paulo deixa bem claro neste assunto de sua carta que, não tem como conciliar a adoração devida a Cristo, e ao mesmo tempo prestar culto aos ídolos e as imagens de esculturas. Uma das maiores ofensas que os seres humanos podem praticar contra o Deus único e verdadeiro são justamente a adoração e a veneração aos ídolos e as imagens de escultura. A idolatria é abominável.

MEUS AMADOS. Diante das muitas advertências aos seus leitores, Paulo com muita sapiência procura amenizar suas exortações demonstrando que amava os seus filhos na fé e que seus conselhos tem como objetivo, não tentar dominar os irmãos ao seu bel prazer, mas que tudo que ele recomenda é para o próprio bem dos seus leitores, bem como de todos aqueles que em séculos vindouros lessem essa sua carta.

FUGI. Percebendo o perigo que estava posto diante dos seus leitores, no que concerne ao que estava ocorrendo na igreja cristã de Corinto é que o apóstolo dos gentios buscava alertar seus filhos na fé, quanto aos casos tendenciosos à prática da idolatria. Quando o escritor manda fugir da idolatria é porque fica explicito que Deus não aceita que os seus filhos e filhas adorem nem venerem os ídolos mortos do paganismo.

DA IDOLATRIA. Não dá para entender que uma religião que se diz cristã estabelece em seus cultos a adoração ou veneração aos ídolos e as imagens de esculturas. De conformidade com as Sagradas Escrituras, um dos pecados mais detestável aos olhos de Deus é quando o ser humano deixa de adorar somente a Ele e passa a invocar, orar ou rezar a um ídolo ou imagem de escultura. Nem o judaísmo, nem muito menos o verdadeiro cristianismo tem lugar para a idolatria, porque isso é pecado muito grave.

FALO COMO A ENTENDIDOS. O apóstolo Paulo, como um dos principais fundador daquela comunidade cristã, conhecia muito bem os seus leitores, pois eram seus filhos na fé e sabia do que tinha lhes ensinado quando da fundação daquela comunidade cristã. Os irmãos da igreja cristã de Corinto eram pessoas inteligentes o suficiente para não se permitirem deixar de confiar em Deus para venerar e adorar os ídolos.

JULGAI VÓS MESMOS. Não seria nem necessário que o apóstolo dos gentios estivesse escrevendo sobre este assunto, até porque os seus leitores já eram conhecedores de que a verdade das Escrituras refuta qualquer tipo de idolatria, seja aos ídolos, as imagens de esculturas ou até mesmo a qualquer um dos líderes das igrejas cristãs daquela época. O partidarismo deliberado era uma forma de idolatria naquela igreja.

O QUE DIGO. O combate que Paulo faz a este tipo de pecado dentro da igreja cristã de Corinto, que era a prática abominável da idolatria, estava baseado na palavra de Deus que, de Gênesis ao Apocalipse combate a idolatria. Há várias referências bíblicas que declaram que, os idólatras não herdarão o reino de Deus. Se Paulo manda fugir da idolatria é porque certamente, quem adora ou venera os ídolos e as imagens de esculturas perdem o direito a salvação e a vida eterna proposta pelo evangelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...