quarta-feira, 14 de março de 2018

1 Coríntios 10:21

1 Coríntios 10:21 - Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios.
NÃO PODEIS. Assim como o judaísmo é constituído de muitas proibições e até certo ponto de exigências, o cristianismo também tem suas doutrinas próprias em que regulamenta a vida dos seguidores do evangelho de Cristo no que devem e no que não devem fazer. Os judaizantes acusavam os líderes do cristianismo pelo fato de que a nova religião era liberal demais, porem, juntando-se todas as regras do cristianismo, ver-se que a religião de Cristo não é tão liberal como se pensa ou se imagina.

BEBER O CÁLICE. O que Paulo tenta ensinar aos seus leitores é que, todo aquele que foi alcançado pelos benefícios da obra de redenção efetuada pelo Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, e que foi comprado com o sangue de Cristo, não pode beber o cálice, que faz parte da ceia do Senhor, e ao mesmo tempo beber também do cálice que é oferecido aos ídolos e as imagens de esculturas, que são demônios.

DO SENHOR. Beber o cálice do Senhor é participar da ceia do Senhor Jesus, celebração esta que é uma ordenança do Senhor Jesus para a sua igreja, até que ele venha. O cálice que é servido na ceia do Senhor é um memorial a morte do Cordeiro de Deus, que com o seu sangue comprou os seus remidos. O cálice é uma representação tipológica da vida que Cristo deu em resgate dos seus remidos, porque sangue é vida.

E O CÁLICE DOS DEMÔNIOS. O escritor está dizendo aos seus filhos na fé que, se os irmãos participassem das celebrações em que os pagãos ofereciam sacrifícios aos ídolos e as imagens de esculturas, estavam sendo participantes do culto aos demônios. Em textos anteriores Paulo deixa bem claro que, quem serve, adora ou venera um ídolo ou imagem de escultura, está na realidade adorando aos demônios.

NÃO PODEIS PARTICIPAR. Não há comunhão entre Deus e os ídolos e as imagens de esculturas, pelo contrário, em toda a extensão das Sagradas Escrituras há da parte de Deus um combate sistemático contra os ídolos e as imagens de esculturas. A idolatria é uma ofensa direta ao Deus único e verdadeiro, porque o que adora ou venera a um ídolo ou uma imagem de escultura está pecando contra Deus, único digno de adoração. Uma forma dos demônios serem adorados é através dos ídolos mortos.

DA MESA DO SENHOR. O apóstolo dos gentios está se referindo a celebração da santa ceia do Senhor pelos ministros do evangelho, servindo a igreja remida de Cristo. A celebração da ceia do Senhor foi uma ordenança do próprio Cristo de Deus, que substituiu a páscoa judaica pela ceia do Senhor. A ceia do Senhor é uma ordenança que durará até a vinda de Cristo, como memorial de sua morte expiatória pela igreja.

E DA MESA DOS DEMÔNIOS. Existem aquelas falsas religiões que se dizem cristãs, mas que aceitam a adoração e veneração aos ídolos e as imagens de esculturas. Nestes casos, Paulo está dizendo que, o cálice e o pão que são servidos nestas religiões, não são oferecidos a Cristo, mas sim aos demônios. Será que as pessoas são tão cegas de entendimento para não perceberem que estão adorando e venerando aos demônios, quando invocam os ídolos e as imagens de esculturas? A idolatria é demoníaca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...