terça-feira, 6 de março de 2018

1 Coríntios 9:24

1 Coríntios 9:24 - Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis.
NÃO SABEIS VÓS. Para falar sobre as atividades que alguém exerce na obra de Deus, e principalmente sobre aqueles que fazem parte do ministério, o autor se utiliza de mais uma de suas metáforas, a fim de expressar verdades espirituais. Essa metáfora era bastante conhecida dos leitores de Paulo, isso porque, o tipo de esporta sobre o qual fala o escritor era praticado na cidade de Corinto. Como também, os filhos na fé de Paulo iriam entender perfeitamente sobre o que ele desejava realmente falar.

QUE OS QUE CORREM NO ESTÁDIO. Não há dúvida, que Paulo em sua metáfora se reporta sobre as grandes maratonas que haviam naquela época, em que o próprio governo promovia para distrair o povo, com o objetivo de que as massas não tivessem tempo de pensar e reagir a opressão do império romano, que massacrava o povo por meio de altas taxas tributárias. Em Corinto, o esporte era muito valorizado.

TODOS, NA VERDADE CORREM. Praticamente todas as cidades em que eram dominadas pelo Estado de Roma, tinham lá suas pistas de corridas, que o escritor fala na frase anterior de estádio, e que em linha gerais tinha o cumprimento de cento e oitenta metros de cumprimento. Já a largura, dependia da quantidade de participantes de tais corridas. Porem, todos que participavam podiam concorrer e concorrer.

MAS UM SÓ. Como geralmente estes eventos eram realizados pelos governos locais, e dependendo da importância da cidade, as próprias autoridades romanas eram quem faziam a logística de tais eventos. Desta forma, haviam os juízes que acompanhavam as regras para que um único participante pudesse levar o prêmio. Há quem diga que Paulo estava dando uma indireta aos seus oponentes em Corinto, de que não havia lugar para eles na igreja local daquela cidade, porque a liderança da igreja já era dele.

LEVA O PRÊMIO? Levar o prêmio era o que todos desejavam, porem, somente o vencedor era que tinha o direito de levantar o troféu que era dado pelos organizadores do evento de corrida. Na vida espiritual este prêmio tipifica a salvação e vida eterna, além das corroas de recompensas que estão prometidas para os que vencerem pela fé. Os heróis da fé serão galardoados e recompensados diante de Cristo (2 Coríntios 5:10).

CORREI DE TAL MANEIRA. Naquelas corridas, sobre as quais fala Paulo haviam as regras para que os participantes pudessem concorrer ao prêmio. Não é diferente na vida espiritual. O pensamento de Paulo, certamente está fixo naqueles que participam do ministério, mas que não estão com objetivos puros no prêmio espiritual e futuro, porque recebem suas recompensas financeiras já nesta vida presente.

QUE ALCANCEIS. Jesus afirmou: De que adianta o homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Da mesma maneira é quanto aos que participam do ministério, de que adianta receber já nesta vida presente suas recompensas financeiras para fazerem suas atividades pelas coisas espirituais, mas perder as recompensas para a vida eterna? Quem faz de seu ministério uma profissão e da palavra de Deus uma mercadoria vendável, executa a obra de Deus apenas como uma dispensação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...