sexta-feira, 9 de março de 2018

1 Coríntios 10:3-4

1 Coríntios 10:3-4 - E todos comeram de uma mesma comida espiritual. E beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo.
E TODOS COMERAM DE UMA MESMA. Não há dúvida que o escritor fala do maná que os filhos de Israel comeram durante a peregrinação pelo deserto. Conforme está escrito em Êxodo 16:14-15 - E quando o orvalho se levantou, eis que sobre a face do deserto estava uma coisa miúda, redonda, miúda como a geada sobre a terra. E, vendo-a os filhos de Israel, disseram uns aos outros: Que é isto? Porque não sabiam o que era. Disse-lhes pois Moisés: Este é o pão que o Senhor vos deu para comer.

COMIDA ESPIRITUAL. Como Paulo está usando esta citação em um sentido metafórico, ele espiritualiza o chamado maná, ao afirmar que ele era uma comida espiritual, certamente apontando em direção a Cristo que é o pão da vida. João 6:32-33 - Disse-lhes, pois, Jesus: Na verdade, na verdade vos digo: Moisés não vos deu o pão do céu; mas meu Pai vos dá o verdadeiro pão do céu. Porque o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo. Cristo sim é o pão de Deus vivo, que desceu do céu.

E BEBERAM DE UMA MESMA. Paulo fala do que está escrito em êxodo 17:6 - Eis que eu estarei ali diante de ti sobre a rocha, em Horebe, e tu ferirás a rocha, e dela sairão águas e o povo beberá. E Moisés assim o fez, diante dos olhos dos anciãos de Israel. Números 20:11 - Então Moisés levantou a sua mão, e feriu a rocha duas vezes com a sua vara, e saiu muita água; e bebeu a congregação e os seus animais.

BEBIDA ESPIRITUAL. Novamente o escritor espiritualiza a passagem do Velho Testamento apontando em direção a Cristo, ele que é a água da vida. João 4:13-14 - Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede. Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna. Cristo é a água viva.

PORQUE BEBIAM DA PEDRA ESPIRITUAL. A pedra que Moisés bateu por duas vezes, não era uma pedra comum, mas ela representava a Cristo. Por isso que Moisés não deveria bater na pedra duas vezes, porque o sacrifício de Cristo foi único e suficiente em prol da humanidade. Isso também nos fala de Cristo em sua eternidade passada em que ele não passou a existir somente com a sua vinda, mas ele sempre existiu.

QUE OS SEGUIA. Os estudiosos da cristologia afirmam que o Cristo preexistente esteve a todo o momento participando da libertação dos filhos de Israel da escravidão do Egito, bem como de toda a trajetória em que os filhos de Israel passaram pelo deserto. De forma que, para suprir a sede do povo de Deus o Emanuel se manifestou naquela rocha de Massa e Meribá, porque ele é o Alfa e o ômega. O mesmo ontem e de hoje.

E A PEDRA ERA CRISTO. Cristo é a pedra de esquina ou pedra angular. 2 Pedro 2:7-8 - E assim para vós, os que credes, é preciosa, mas, para os rebeldes, A pedra que os edificadores reprovaram, Essa foi a principal da esquina. E uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, para aqueles que tropeçam na palavra, sendo desobedientes; para o que também foram destinados. Cristo é a pedra de onde mana água que dá vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...