quinta-feira, 8 de março de 2018

1 Coríntios 9:27

1 Coríntios 9:27 - Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado.
ANTES SUBJUGO O MEU CORPO. No versículo vinte e cinco diz Paulo o seguinte: E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível. Já neste texto, o autor fala em termos comparativos que ele sacrificava o seu próprio corpo com muitas renúncias a fim de deixar que o espírito se fortalecesse para as batalhas espirituais. Na realidade, Paulo vivia em constantes batalhas contra os adversários, o mundo e a sua própria carne.

E A REDUZO. Tem um texto escrito por Paulo que retrata muito bem o que o escritor tenta escrever neste versículo, que é Gálatas 2:20 - Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. Como um homem prudente, Paulo exerce controle sobre seus desejos da carne e vontades.

À SERVIDÃO. Em vez de cumprir as concupiscências da carne e a soberba da vida, por meio dos desejos carnais, o escritor afirma que procurava de todas as maneiras reduzir seu corpo ao senhorio de Cristo. Por isso que ele escreveu. Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas me convêm, todas as coisas me são lícitas, mas não me deixarei dominar por nenhuma delas. Isto é autocontrole e domínio próprio.

PARA QUE, PREGANDO. Tem um ditado no mundo que diz: Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço. Com Paulo era diferente, porque ele pregava o que vivia e vivia o que pregava, porque além de se preocupar com a salvação dos outros, ele também se empenhava para ganhar a sua própria salvação. Os mensageiros do evangelho devem se manter na sinceridade sobre aquilo que pregam para os outros, porque não adianta pregar para os outros se o seu testemunho não condiz com o que se prega.

AOS OUTROS. O apóstolo dos gentios era um desbravador de novos campos missionários transculturais, em que com empenho total buscava levar a Cristo aquelas pessoas que ainda não conheciam o Salvador da humanidade, Cristo Jesus. Foi então Paulo um dos maiores pregadores de sua época, e assim exercia seu ministério em benefício dos seus ouvintes, pregando o genuíno evangelho de Cristo.

EU MESMO NÃO VENHA DE ALGUMA MANEIRA. Mas, de que adiantava pregar para os outros, se ele da mesma forma não se preocupasse em cuidar de sua comunhão com Deus? Daí se cumpriria aquela palavra que diz: Salvou aos outros e não salvou a si mesmo. Por isso que o apóstolo dos gentios procurava viver uma vida de santidade em toda maneira de viver, para que na eternidade pudesse ver seus filhos na fé.

A FICAR REPROVADO. Certamente o escritor termina este capítulo de sua carta, ainda que indiretamente, dando uma alfinetada nos que usavam seus ministérios como profissão, e a palavra de Deus como uma mercadoria, por meio do comercio da fé. De que adianta pregar grandes mensagens, ganhar muito dinheiro com uma homilética quase perfeita e um sermão eloquente, mas no final das contas ser reprovado por Deus? Porque o Senhor vai pedir conta aos mercenários da fé de todos os tempos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...