sexta-feira, 2 de março de 2018

1 Coríntios 9:10

1 Coríntios 9:10 - Ou não o diz certamente por nós? Certamente que por nós está escrito; porque o que lavra deve lavrar com esperança e o que debulha deve debulhar com esperança de ser participante.
OU NÃO O DIZ CERTAMENTE POR NÓS. Por que Paulo está falando como se praticasse as normas das que eram postas em prática com as lideranças de Jerusalém? Porque se ele e os seus amigos de ministério quisessem, poderiam se aproveitar das igrejas por eles fundadas, tirar proveito delas todas, ganhar muito dinheiro com a exploração dos fiéis, como faziam alguns que estavam invadindo seus campos missionários. Porem, dentro dos seus escritos, ele diz que não fazia isso, nem seus amigos de ministério.

CERTAMENTE QUE POR NÓS. Uma das acusações dos oponentes de Paulo na igreja cristã de Corinto era de que seus trabalhos não tinham valor, é tanto que ele não cobrava para pregar. Isso porque, muitos dos pregadores itinerantes que passavam por aquela igreja cobravam para pregar a palavra de Deus. Estes pregadores não agiam diferentes dos profissionais da oratória, da homilética secular e dos professores.

ESTÁ ESCRITO. Certamente, o autor se reporta a vários textos do antigo regime da lei, bem como algumas passagens dos escritos dos antigos profetas, que tais profissionais do evangelho utilizavam como base para cobrar pelos supostos serviços prestados aos fiéis. Quem faz a obra de Deus por dinheiro está praticando o que se chama de venda de indulgências, que nada mais é do que a venda dos serviços de ordem religiosos.

PORQUE O QUE LAVRA. Mais um dos argumentos dos que pregavam ou faziam a obra de Deus por dinheiro, que eles se baseavam, para então, fazer do evangelho uma mercadoria e do ministério uma profissão. É que aqueles que trabalham na agricultura assim se esforçam com a esperança de que haverá um bom inverno, e que no final das contas haverá automaticamente uma boa colheita de frutos do campo.

DEVE LAVRAR COM ESPERANÇA. Os trabalhadores da rosa empregam grande esforço, desde os primeiros momentos, quando decidiam fazer uma plantação, justamente para no final do inverno ter o que comer, tudo que fazem são movidos pela esperança da lucratividade. Não é diferente com os profissionais do evangelho, aqueles que praticam o comercio da fé, os pregadores profissionais só visam tirar proveito disto.

E O QUE DEBULHA DEVE DEBULHAR COM ESPERANÇA. Estes trabalhadores que trabalhavam na colheita dos frutos produzidos e que eram contratados para debulharem o milho, por exemplo, esperavam do mesmo modo receberem uma parte dos frutos daquela colheita. Hoje são os pregadores itinerantes, que são convidados para pregarem nos eventos e que cobram altas sumas de dinheiro por seus sermões.

DE SER PARTICIPANTE. Os lavradores eram os donos de terras que preparavam seus campos com vários tipos de plantações, mas que no momento da colheita dos frutos, precisavam de outros tipos de trabalhadores para ajuda-los na colheita. Existem muitos que se acham donos das igrejas que tomam conta, e que chamam outros, como pregadores e cantores famosos para alimentarem o comercio da fé. Na atualidade se tornou normal dentro das corporações religiosas a negociata com o evangelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...