sexta-feira, 23 de março de 2018

1 Coríntios 11:23

1 Coríntios 11:23 - Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão.
PORQUE EU. Feitas anteriormente as devidas exortações sobre os erros que estavam sendo praticados pelos líderes da igreja de Corinto, quanto a celebração da ceia do Senhor. A partir de então, o escritor começa a mostrar e ao mesmo tempo lembrar aos seus leitores o que realmente deveria ser feito, a fim de que naquela igreja, Cristo fosse glorificado por meio de uma legítima celebração da santa ceia. O “eu” enfático de Paulo era justamente para demostrar seu modo próprio de fazer a coisa certa.

RECEBI. Sabemos que Paulo não conviveu pessoalmente com Jesus, assim como os demais apóstolos que o acompanharam durante o seu ministério terreno. Porem, Ele foi chamado diretamente por Cristo para ser o apóstolo dos gentios. E a partir de sua chamada, Paulo passou a ter plena comunhão com Cristo, ao ponto de receber do Senhor revelações específicas sobre como realizar este evento da ceia do Senhor.

DO SENHOR. Nas páginas do Velho Testamento, quando encontramos a palavra Senhor, ela está diretamente relacionada ao Deus de Abraão, Isaque e Jacó. Mas, dentro do arcabouço do Novo Testamente, na sua grande maioria, se refere ao Senhor Jesus Cristo. O próprio Deus de Israel quem constituiu o seu Cristo como Rei dos reis e Senhor dos senhores, porque assim já estava determinado sobre o seu Messias.

O QUE TAMBÉM VOS ENSINEI. Paulo foi na realidade, o fundador da comunidade cristã de Corinto, onde passou mais ou menos um ano e meio evangelizado aquele povo, e discipulando os novos convertidos. Portanto, não há dúvida que estes mesmos ensinos transmitidos por carta, pelo apóstolo dos gentios, já havia sido ensinados pessoalmente aos seus filhos na fé em Corinto. Certamente outros chegaram naquela igreja pregando outros ensinos, que procuravam distorcer os ensinos de Paulo.

QUE O SENHOR JESUS. O que Paulo ensinava nas igrejas fundadas por ele no mundo gentílico era efetivamente o que tinha acontecido com o Senhor Jesus, quando o Mestre substituiu a páscoa judaica pela ceia do Senhor. A páscoa era um evento celebrado pelos seguidores do judaísmo, enquanto que, a ceia do Senhor deve ser celebrada pelos seguidores do cristianismo, que é a religião fundada por Cristo Jesus.

NA NOITE EM QUE FOI TRAÍDO. Mateus afirma que o momento da ceia em que o Senhor Jesus celebrou a páscoa pela última vez com os seus discípulos se deu durante a tarde. Porem, Paulo está certo no que escreveu, porque depois da ceia foi que Judas Iscariotes foi e vendeu a Cristo por trinta moedas de prata, como dele já dantes estava escrito. A ceia se deu a tarde, mas a traição se deu durante a noite.

TOMOU O PÃO. Lucas 22:19 - E, tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim. O Senhor Jesus procedeu como faziam os judeus na celebração da páscoa, porque a nova aliança da graça de Deus com a igreja de Cristo só teve o seu começo com a morte do testador (Hebreus 9:14-17). A santa ceia também é um ato de celebração da nova aliança de Deus com a igreja remida, por meio de Cristo Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...