segunda-feira, 12 de março de 2018

1 Coríntios 10:8-9

1 Coríntios 10:8-9 - E não nos prostituamos, como alguns deles fizeram; e caíram num dia vinte e três mil. E não tentemos a Cristo, como alguns deles também tentaram, e pereceram pelas serpentes.
E NÃO NOS PROSTITUAMOS. Esta colocação feita pelo apóstolo Paulo engloba todos os pecados sexuais, tais como: adultério, prevaricação, fornicação, homossexualismo e todas as formas de concupiscências carnais voltadas para a sensualidade e malícia. Os seguidores de Cristo naquela igreja haviam saído deste mundo de orgias, em que viviam mergulhados antes de se converterem. Corinto era um antro de prostituição, tendo, nesta mesma época, em torno de mil prostitutas religiosas nos templos pagãos.

COMO ALGUNS DELES FIZERAM. Não sabemos ao certo se o escritor se reporta ao dia em que os filhos de Israel no pé do monte praticaram abertamente a prostituição ou se o escritor se refere ao que aconteceu com os filhos de Israel e as filhas de Moabe que está registrado em Números 25:1-3 - E Israel deteve-se em Sitim e o povo começou a prostituir-se com as filhas dos moabitas. Elas convidaram o povo aos sacrifícios dos seus deuses; e o povo comeu, e inclinou-se aos seus deuses. Juntando-se, pois, Israel a Baal-Peor, a ira do Senhor se acendeu contra Israel.

E CAÍRAM NUM DIA. Esse fato fez com que a ira de Deus se ascendesse contra o seu povo, em que o Senhor tomou providências contra os desobedientes. Número 25:4-5 - Disse o Senhor a Moisés: Toma todos os cabeças do povo, e enforca-os ao Senhor diante do sol, e o ardor da ira do Senhor se retirará de Israel. Então Moisés disse aos juízes de Israel: Cada um mate os seus homens que se juntaram a Baal-Peor.

VINTE E TRÊS MIL. E caíram no dia vinte e três mil. O número citado por Paulo não se refere à totalidade dos que foram mortos naquela praga, mas esta cifra citado pelo apóstolo dos gentios diz respeito apenas ao primeiro dia do decreto de Deus quanto à mortandade por conta da prostituição dos filhos de Israel. Já o texto de Número 25:9 fala em vinte e quatro mil, se referindo a mortandade de toda a praga que houve.

E NÃO TENTEMOS A CRISTO. Agora, Paulo puxa o caso para os seus leitores que faziam parte da igreja cristã de Corinto, lhes advertindo sobre o perigo de se meterem nos casos de prostituição, que era muito comum naquela cidade prostituta. Aquele que confessa o nome de Cristo deve se afastar completamente de qualquer tipo de pecado voltado para os vícios imorais da sensualidade, a fim de viver a santidade de vida.

COMO ALGUNS DELES TAMBÉM TENTARAM. Neste caso, o apóstolo dos gentios fala da tentação que os filhos de Israel fizeram contra o Deus de Israel de quando murmuraram contra o Senhor Número 21:5 - E o povo falou contra Deus e contra Moisés: Por que nos fizestes subir do Egito para que morrêssemos neste deserto? Pois aqui nem pão nem água há; e a nossa alma tem fastio deste pão tão vil.

E PERECERAM PELAS SERPENTES. Número 21:6 - Então o Senhor mandou entre o povo serpentes ardentes, que picaram o povo; e morreu muita gente em Israel. O escritor está mostrando aos seus leitores as consequências pelo pecado dos filhos de Israel. Que não seria diferente com aqueles que entrassem pelo caminho da desobediência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...