quarta-feira, 28 de março de 2018

1 Coríntios 12:9

1 Coríntios 12:9 - E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar.
E A OUTRO. Continua Paulo falando da distribuição justa dos dons espirituais, feita pelo Espírito de Deus para a edificação do corpo de Cristo, que é a sua igreja, que ele comprou para si mesmo, com o seu precioso sangue. Não que todos tivessem os dons espirituais e ministeriais, Todavia, a vontade de Deus era de que a igreja de Cristo em Corinto fosse ricamente abençoada em todos os aspectos. Na atualidade, não se percebe que haja tanta manifestação dos dons, o quanto havia na igreja primitiva.

PELO MESMO. As manifestações de poder e glória no meio do povo de Deus tinham como agentes operadores, o mesmo Deus, em Cristo Jesus, pelo Espírito Santo. As coisas erradas que aconteciam naquela comunidade cristã eram porque havia nela alguns que não obedeciam aos ensinos transmitidos por Paulo e seus amigos de ministério. Mas as coisas boas que aconteciam em Corinto tinha o poder do Espírito.

ESPÍRITO. Paulo fala sobre o Espírito Santo de Deus, ele que distribui entre os membros do corpo de Cristo os dons espirituais e ministeriais. Mas também existem os espíritos das trevas, que são o próprio diabo com os seus demônios, que são muitos. Como também existe o espírito do homem, dado por Deus, bem como existem os espíritos de luz, que são os anjos de Deus, que estão a serviço de Deus e dos remidos.

A FÉ. Esta é a fé que remove montanhas e que também exerce o poder de fazer maravilhas. Essa fé sobre a qual o escritor fala é diferente da fé salvadora, porque a fé que salva é aquele que leva o ser humano a se atirar aos braços de Cristo, o aceitando como Senhor e Salvador. Mas também existe a fé natural, que todo ser humano possui, esta fé natural é que faz com que as pessoas lutem pelos seus objetivos. A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se veem.

E A OUTRO PELO MESMO ESPÍRITO. Ao ler os escritos de Paulo e outros sobre o trabalhar do Espírito Santo no tempo da igreja primitiva, logo percebemos que era marcante a operosidade do Espírito do Senhor para com a igreja de Cristo. Parece-nos que o Espírito de Deus era mais atuante do que nos dias de hoje. Não que o Espírito Santo tenha mudado, mas, o povo de Deus quem está o buscando menos que antes.

OS DONS. Essa colocação feita por Paulo, nos deixa transparecer que houvesse mais de um dom espiritual de curar. Os demais dons expostos pelo escritor estão no singular, mas no que diz respeito a este, Paulo fala em plural. Há quem diga que o autor fala das curas de ordem físicas, o que acontecia muito naquele tempo, mas também, da cura espiritual, o que era mais que necessária para a libertação da alma.

DE CURAR. No tempo da velha dispensação houve diversas manifestações destes dons de cura. Já no tempo de Cristo, foi grande o avanço neste sentido, em que o Filho de Deus exerceu plenamente o seu poder para curar os enfermos. E com a chegada do Espírito Santo de Deus, após o dia de pentecostes, esse fenómeno sobrenatural não parou, pelo contrário, o Espírito de Deus continuou usando os servos do Senhor Jesus, a fim de que, os membros do corpo de Cristo fossem curados no físico e na alma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...