terça-feira, 27 de março de 2018

1 Coríntios 12:1-2

1 Coríntios 12:1-2 - Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes. Vós bem sabeis que éreis gentios, levados aos ídolos mudos, conforme éreis guiados.
ACERCA DOS DONS ESPIRITUAIS. Como fundador que era daquela comunidade cristã, não temos dúvidas que Paulo havia de forma insistente ensinado naquela igreja sobre os dons espirituais. Todavia, parece que não aprenderam a lição dada pelo apóstolo dos gentios, no que diz respeito a saberem administrar os dons espirituais. Os coríntios eram bons aprendizes nas coisas desta vida, mas um tanto emperrados no que diz respeito às coisas espirituais, isso é o que nos parece ser, conforme esta carta.

NÃO QUERO, IRMÃOS. Se o que Paulo havia ensinado naquela igreja acerca dos dons espirituais não foi o suficiente para que seus filhos na fé pudessem usufruir de algo tão importante para a igreja, então Paulo, preocupado com isso, acrescentava mais informações, porque o seu objetivo era que os irmãos fossem abençoados mais e mais pelo Espírito Santo. Chamar os seus leitores de irmãos, isso fala de consideração.

QUE SEJAIS IGNORANTES. Todo o esforço empregado pelo apóstolo dos gentios, quanto as suas atividades discipuladoras naquela comunidade cristã, já realizadas, foi justamente para que os seus filhos na fé tivessem pleno conhecimento de como administrar os dons espirituais. Ser ignorante neste caso é não ter o conhecimento adequado do assunto que Paulo estava tratando, que era usar bem os dons espirituais;

VÓS BEM SABEIS QUE ÉREIS. Paulo faz lembrar aos seus leitores de quem eram efetivamente eles, antes de se converterem do paganismo para o verdadeiro cristianismo. Certamente, antes de aceitarem a Cristo como Salvador, os leitores de Paulo só conheciam os dons naturais, como sendo as habilidades comuns desta vida terrena para lidar com as coisas desta vida presente, que são diferentes dos dons espirituais. Os dons espirituais vêm de cima e são dados pelo Espírito Santo de Deus.

GENTIOS. Esse é um termo que sempre foi usado pelos judeus para descrever todas as demais nações do mundo, que não faziam parte da aliança de Deus com Israel. De acordo com o evangelho de Cristo, ser um gentio é acima de tudo ser uma pessoa que vive no mundo sem Deus e sem compromisso com o reino dos céus. Paulo teve sua chamada da parte de Cristo, justamente para evangelizar os gentios de todo o mundo.

LEVADOS AOS ÍDOLOS MUDOS. Uma das características mais fortes dos gentios é que eles são induzidos a crerem nos ídolos mudos, porque a palavra “gentios” também descreve sobre os pagãos. Quando Paulo chama os ídolos de mudos é porque as imagens de esculturas adoradas e veneradas pelos idólatras, nem escutam os seus adoradores, nem muito menos tem resposta alguma para quem nelas esperam.

CONFORME ÉREIS GUIADOS. Por fim, o escritor ataca diretamente aos líderes das seitas heréticas do paganismo, eles que guiam os seus prosélitos de maneira enganosa aos ídolos mudos e as imagens de escultura que nada fazem pelos seus adoradores. A questão da idolatrai aos ídolos mudos vem passando de geração a geração, porque desde os começos da raça humana que os demônios induzem as pessoas a tal pecado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...