quarta-feira, 21 de março de 2018

1 Coríntios 11:13-14

1 Coríntios 11:13-14 - Julgai entre vós mesmos: é decente que a mulher ore a Deus descoberta? Ou não vos ensina a mesma natureza que é desonra para o homem ter cabelo crescido?
JULGAI ENTRE VÓS MESMOS. Parece-nos que estava havendo discórdia entre os líderes locais da igreja cristã em Corinto, quanto ao que Paulo havia ensinado, quando esteve entre eles, na fundação daquela comunidade cristã. Neste particular, o autor apela para o bom censo entre os próprios irmãos, sobre o que ele vem escrevendo, tanto sobre as mulheres cristãs, quanto aos homens, dentro do tema abordado.

É DESCENTE QUE A MULHER. Certamente, o apóstolo dos gentios faz lembrar aos seus leitores que, ter as mulheres cristãs a cabeça sem o véu durante as celebrações, elas estariam se assemelhando as prostitutas de Corinto. Os historiadores nos fazem chegar à informação que as mulheres de vida livre usavam como sinal de que estava disponível para o sexo, como profissionais que eram, tendo cabelos curtos, sem o véu.

ORE A DEUS. Há quem diga que, já naquela época era tolerável que as irmãs tendo os cabelos crescidos, durante o culto, não fosse necessário o uso do véu sobre a cabeça, mas somente no momento em que elas fossem orar a Deus, ou se elas fossem ser usadas por Deus por meio de profecia. Porem, é mais honesto se pensar que as irmãs usassem o véu durante toda a celebração do culto ao Senhor, o que era mais comum.

DESCOBERTA? Verdade é que há muitos debates dentro deste assunto, no que diz respeito ao que era feito no tempo da igreja primitiva e o que se deve aplicar nos dias de hoje. Há quem pergunte: Será que Paulo está se referido ao véu ou aos cabelos naturais das mulheres? Se ele fala sobre o véu, então, as igrejas atuais descumprem totalmente esta regra. Mas se ele fala dos cabelos, então, tudo bem, porque hoje se entende que os cabelos foram dados em lugar do chamado véu daquela época.

OU NÃO VOS ENSINA A MESMA NATUREZA. Juntando-se o versículo anterior e este, podemos compreender que o escritor está pondo um ponto de diferenciação entre o que poderiam ser com os homens e do outro lado com as mulheres. Desde os começos da humanidade que, o natural é que os homens tenham cabelos curtos e que as mulheres tenham cabelos cumpridos. Isso funcionava na sociedade e nas religiões.

QUE É DESONRA PARA O HOMEM. O natural é que o homem tenha cabelos curtos, porque a própria natureza diz que deve ser assim. Quanto a religião, no judaísmo por exemplo; os filhos de Israel usavam cabelos curtos, a não ser quando eles faziam o voto de nazireu, porque conforme este costume, não se passava navalha sobre a cabeça. Em linhas gerais, e isso era assim, a maioria dos homens usam cabelos curtos.

TER CABELOS CRESCIDOS? Em algumas culturas mais machistas, ter o homem cabelos crescidos é sinal de que ele é efeminado, ou seja, que ele tenha tendências para ser homossexual. Entendemos com essa mensagem de Paulo a igreja de Corinto que, o correto é que as irmãs tivessem cabelos crescidos, e que durante o culto usassem o véu, e que os homens tivessem cabelos curtos para diferenciar das mulheres. A realidade é que muita coisa mudou no que diz respeito à igreja primitiva e a de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...