terça-feira, 13 de março de 2018

1 Coríntios 10:16

1 Coríntios 10:16 - Porventura o cálice de bênção, que abençoamos, não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos não é porventura a comunhão do corpo de Cristo?
PORVENTURA O CÁLICE. No capítulo seguinte desta carta, o apóstolo dos gentios fala diretamente sobre o momento da celebração da ceia do Senhor, em como os membros do corpo de Cristo deveriam participar do mesmo. O uso do cálice na celebração da santa ceia do Senhor, também assim era feito na celebração da páscoa judaica. No caso de Jesus, ele celebrou a páscoa judaica, mas instituiu a santa ceia para sua igreja, apontando em direção de uma nova dispensação da graça de Deus.

DE BÊNÇÃO. O cálice de bênção. Essa é uma frase que fala dos benefícios que o sangue de Cristo, que foi derramado em nosso lugar, produziu para todos aqueles que fazem parte da verdadeira igreja de Cristo. O cálice, como sendo o suco de uva que é oferecido na ceia do Senhor, é um símbolo do sangue do Cordeiro de Deus, que foi derramado em favor dos remidos de Cristo. Foi a sua vida que Cristo deu pela igreja.

QUE ABENÇOAMOS. Na realidade, o cálice, que é o suco de uva, que pode ser adquirido no comercio, é trazido como um suco qualquer. Porem, os ministros do evangelho, representantes de Cristo na terra abençoam o suco de uva, que é o cálice, que simboliza o sangue do Senhor Jesus, que serviu e serve de redenção de sua igreja. Este ato de abençoar citado por Paulo é feito por meio da oração dos ministros.

NÃO É A COMUNHÃO. Neste ponto, o escritor espiritualiza o ato de participação da igreja na santa ceia do Senhor, no caso do sangue de Cristo, como uma comunhão dos participantes com os efeitos positivos da morte de Cristo em benefício dos seus remidos. Pode-se ver uma via dupla em que a vida de Cristo que ele deu em nosso lugar nos abençoa em tudo, bem como somos diretamente abençoados pela sua vida.

DO SANGUE DE CRISTO? Falar sobre o sangue de Cristo é falar sobre a sua vida que ele deu de maneira voluntária e por amor, em favor dos seus remidos. De forma que, todos aqueles que fazem parte da igreja amada do Senhor Jesus estão seguros pela redenção e propiciação que o Cordeiro de Deus efetuou em benefício dos seus remidos. A participação do cálice é a confissão da reconciliação com Deus em Cristo.

O PÃO QUE PARTIMOS NÃO É PORVENTURA. Agora, o apóstolo Paulo fala do segundo elemento que compõe a celebração da ceia do Senhor, que é o pão, como símbolo do corpo de Cristo que foi sacrificado em nosso lugar. As palavras “abençoamos e partimos” nos ensina da participação dos ministros do evangelho na celebração da santa ceia do Senhor. O partir do pão fala da comunhão da igreja com Cristo Jesus.

A COMUNHÃO DO CORPO DE CRISTO? O sacrifício do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, Jesus Cristo, foi na verdade o ato real de sofrimentos agudos que o Filho de Deus teve que passar para remir a sua igreja. De forma que, todos que participam dignamente da ceia do Senhor, bebendo o cálice e comendo o pão, estão confessando e crendo que estão sendo beneficiados pela redenção feita por Cristo. Além de que, é a confissão da participação de alguém no corpo de Cristo, a igreja.

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