segunda-feira, 26 de março de 2018

1 Coríntios 11:30-31

1 Coríntios 11:30-31 - Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem. Porque, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados.
POR CAUSA DISTO. Por causa de quê? De tudo que Paulo vem expondo quanto as irregularidades que haviam naquela igreja. Enquanto o fundador daquela comunidade cristã estava entre eles, a coisas até certo ponto andavam bem, mas foi só Paulo se ausentar, por conta de suas atividades missionárias, que muitos andavam desordenadamente, e pior, desprezando as coisas mais sérias da igreja, no que concerne a santa ceia do Senhor, porque participavam dela de forma indignas.

HÁ ENTRE VÓS. Apesar de se encontrar ausente da igreja cristã de Corinto, mas o escritor conhecia os irmãos de perto, porque eles eram seus filhos na fé, bem como Paulo estava bem informado do que estava acontecendo naquela igreja. Por isso que ele afirma categoricamente, “há entre vós”, pessoas com sérios problemas de ordem espiritual. Pessoas que poderiam estar bem socialmente, mas não espiritualmente.

MUITOS FRACOS. Na igreja de Corinto, o que mais havia eram pessoas debilitadas na fé, infantes espirituais, que não conseguiam desenvolver espiritualmente, por conta de não levarem a sério as coisas de Deus. Hoje em dia, o que mais se ver são igrejas cheias de gente, porem, pessoas vazia de Deus, porque levam uma vida religiosa fantasiosa. Quando na verdade, Deus quer compromisso de fidelidade com ele e o seu evangelho.

E DOENTES. Neste caso, podemos falar de doenças orgânicas, mas principalmente de doenças espirituais. Nem todo caso de enfermidade física pode ser por causa de nossas falhas, mas há muitos doentes, porque Deus está o disciplinando ou corrigindo. No entanto, em termos espirituais, muitos estão enfermos, e isso é demostrado por meio das manifestações de contendas, desavenças e muitos problemas internos nas denominações. São variadas as formas destas doenças no meio do povo de Deus.

E MUITOS QUE DORMEM. Paulo não está falando do sono necessário para o descanso do corpo e da mente. Mas certamente, ele se reporta sobre o sono como insensibilidade espiritual daqueles que ficam com a consciência morta, ao ponto de acharem que são blindados, e que seus pecados não lhes afetam. Além do mais, pode-se falar da morte espiritual, porque muitos pensam estarem vivos, mas estão mortos.

PORQUE, SE NÓS NOS JULGÁSSEMOS A NÓS MESMOS. Vejamos o que escreveu Paulo no versículo vinte e oito deste mesmo capítulo: Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice. No caso da participação da ceia do Senhor, ninguém pode julgar a ninguém, mas a própria pessoa é que deve fazer uma avaliação pessoa de sua situação, e ver se ela está digna ou não de participar.

NÃO SERÍAMOS JULGADOS. Mas, quando o Senhor percebe que as pessoas não fazem uma séria avaliação de sua própria situação, e daí participam da ceia do Senhor de qualquer jeito, então, vem o julgamento da justiça de Deus. Por causa disto há entre vós, muitos fracos, e doentes e muitos que dormem. Deus é o Pai de todos aqueles que fazem parte da igreja de Cristo, e como Pai, ele busca corrigir os nossos erros por meio da disciplina espiritual, e essa disciplina às vezes é forte, dura e muito severa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...