sexta-feira, 30 de março de 2018

1 Coríntios 12:22-23

1 Coríntios 12:22-23 - Antes, os membros do corpo que parecem ser os mais fracos são necessários; E os que reputamos serem menos honrosos no corpo, a esses honramos muito mais; e aos que em nós são menos decorosos damos muito mais honra.
ANTES, OS MEMBROS DO CORPO. Boa esta lição transmitida por Paulo aos irmãos de Corinto, porque deveria servir de exemplo para os dias de hoje, dentro das denominações. Essa metáfora comparativa deveria alertar as igrejas da atualidade no que diz respeito à utilização mais honesta dos membros do corpo de Cristo para executar a obra de Deus. Porque na prática, parece que funciona tudo ao contrário.

QUE PARECEM SER MAIS FRACOS. Se existe uma coisa que fortalece a fé de um servo de Deus é quando ele se sente útil na obra do Senhor, mas do outro lado, o que mais enfraquece um servo de Cristo é quando ele se sente inútil na casa de Deus. O que mais se ver dentro das igrejas é justamente a prática da acepção de pessoas, em que os mais influentes tomam todo o espeço, e os mais pequeninos são menosprezados.

SÃO NECESSÁRIOS. Conforme temos demostrado em comentários anteriores, ninguém na casa de Deus é descartável, mas todos são uteis, desde que usados de maneira correta naquilo que é o seu talento. Cada membro do corpo tem a sua utilidade, desde que seja usado na posição certa e na função para a qual foi chamado por Deus. Cada membro foi colocado no corpo por Deus para exercer sua função.

E OS QUE REPUTAMOS SEREM MENOS HONROSOS NO CORPO. A recomendação de Paulo, certamente aos líderes locais da igreja cristã de Corinto é que eles façam justiça no uso dos membros do corpo de Cristo. Não há dúvida que naquela igreja estava havendo o aproveitamento na obra de Deus de grupos seletos, enquanto isso, os menos influentes estavam sendo escanteados, colocados na lata como se diz hoje.

A ESSES HONRAMOS MUITO MAIS. Nesta frase, o escritor fala sobre a sua forma de trabalhar na obra de Deus. No começo do seu ministério, Paulo foi como que rejeitado pelos líderes da igreja matriz de Jerusalém. E isso lhe serviu de lição para que soubesse valorizar os seus companheiros de ministério. Razão porque ele gostava de dar oportunidade aqueles que aparentemente não eram muito vistos nas igrejas.

E OS QUE EM NÓS SÃO MENOS DECOROSOS. É provável que o apóstolo dos gentios se refira aos membros do corpo humano que fazem parte da intimidade de cada um, que nem devemos citá-los, por ser indecentes. Quanto aos membros da igreja, são aqueles que vivem caindo em suas fraquezas, porem são tolerados pelos líderes locais, por serem pessoas influentes da sociedade religiosa, isso acontece muito nos dias de hoje.

DAMOS MUITO MAIS HONRA. Neste caso, Paulo usa de sua crítica, como se olhasse para os dias atuais, mas que também acontecia nos seus dias, em que aqueles que são mais errados na comunidade cristã, são os mais privilegiados nas igrejas. O que tem de gente errada ocupando os púlpitos das igrejas é algo assombroso e espantoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...