sábado, 3 de março de 2018

1 Coríntios 9:16

1 Coríntios 9:16 - Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho!
PORQUE SE ANUNCIO. O autor fala de suas atividades evangelística em prol do reino de Cristo, em que nesta mesma época, ele se tornou um dos mais proeminente propagador das boas novas de Cristo, principalmente em campos missionários transculturais. O grande projeto de Paulo era levar o conhecimento sobre o Cristo de Deus aonde o Senhor Jesus ainda não era conhecido. Enquanto que, os líderes de Jerusalém, por meio de Pedro, ficaram com a tarefa de evangelizar os judeus.

O EVANGELHO. Para Paulo, o evangelho era o poder de Deus para salvação de todo aquele que crer no nome poderoso de Cristo Jesus. De acordo com o cristianismo histórico, o evangelho é as boas novas sobre o Messias de Deus, que veio a este mundo como sendo Cristo Jesus, ele que se manifestou como o Redentor da humanidade. Mas, ainda podemos dizer que o evangelho é tudo aquilo que envolve a nova dispensação da graça de Deus, por meio da obra de redenção de Cristo Jesus.

NÃO TENHO DE QUE ME GLORIAR. Porque Paulo era um dos mais proeminente pregador do evangelho, mas ele não usava isto para tirar proveito próprio disto, como faziam os obreiros fraudulentos, que eram inferiores a Paulo no tocante a pregarem sobre o evangelho, mais mesmo assim, usavam de seus ministérios para ganharem dinheiro com a palavra do evangelho. Paulo não se gloriava de pregar o evangelho.

POIS ME É IMPOSTA. O escritor reconhecia de que, antes de ter um encontro pessoal com o Senhor Jesus era um miserável pecador, mas que ao ser chamado de forma amorosa pelo Mestre da Galileia, devia até os cabelos da cabeça ao seu Salvador. Desta forma, reconhece que tinha como tarefa prioritária de graça anunciar o evangelho, porque não pagou nenhum centavo para ser liberto por Cristo Jesus.

ESTA OBRIGAÇÃO. Nós somos servos ou escravos de Cristo, no sentido positivo, e se assim o é, temos a obrigação de fazer a vontade do nosso Senhor Jesus Cristo. Na época em que Paulo viveu os servos ou escravos não recebiam salários ou recompensas financeiras pelos seus trabalhos. Como servo que era de Cristo, o autor se achava na obrigação de simplesmente obedecer ao seu Senhor, que era Cristo.

É AI DE MIM. Paulo tinha convicção de sua chamada para pregar a palavra de Deus de maneira gratuita. E tem mais, ele entendia que, se pregasse o evangelho por dinheiro, poderia pagar um alto preço se assim procedesse. Ai daqueles que deixam de pregar o evangelho por amor, para tirarem proveito financeiro da palavra de Deus. Os mercenários correm um risco tremendo em ganhar dinheiro com o evangelho.

SE NÃO ANUNCIAR O EVANGELHO. O apóstolo dos gentios fazia um esforço muito grande para que o evangelho de Cristo chegasse ao máximo de lugares possível. E como ele não recebia salário para fazer a obra de Deus, tinha que trabalhar com as próprias mãos para ganhar o seu pão de cada dia, além de ter que ganhar dinheiro com a fabricação de tendas para pagar suas viagens de cidade em cidade cumprindo sua missão transcultural. Precisamos sim é de pregar o evangelho de Cristo por amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...