terça-feira, 13 de março de 2018

1 Coríntios 10:17-18

1 Coríntios 10:17-18 - Porque nós, sendo muitos, somos um só pão e um só corpo, porque todos participamos do mesmo pão. Vede a Israel segundo a carne; os que comem os sacrifícios não são porventura participantes do altar?
PORQUE NÓS, SENDO MUITOS. Paulo fala sobre a igreja de Cristo, composta de judeus e gentios de todas as nações do mundo, porque esta é a proposta da nova aliança de Deus com a humanidade, aliança esta feita pelo Messias de Deus, quando esteve nesta terra para estabelecer a reconciliação dos filhos dos homens com o Criador de todas as coisas. Imagine a quantidade de salvos em Cristo que fazem parte do reino de Deus, contando os que dormem em Cristo e os vivos que lhe confessam nos dias de hoje?

SOMOS UM SÓ PÃO. O autor fala em termos de unidade do povo de Deus em torno da pessoa bendita de Cristo Jesus. A igreja do Senhor Jesus não tem nacionalidade exclusivista, como acontecia com Israel, que no tempo da velha dispensação da lei era um povo separado das demais nações para guardar os mandamentos da lei de Deus e tudo aquilo que fazia parte da legislação de Moisés, o tradicional judaísmo.

E UM SÓ CORPO. Romanos 12:5 - Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros. A igreja primitiva era uma só em Cristo Jesus, porque o povo de Deus não estava separado como comunidade cristã. Hoje existe um esfacelamento do povo de Deus, por meio das inumeráveis denominações e instituições religiosas. Mas a igreja espiritual é uma só.

PORQUE TODOS PARTICIPAMOS DO MESMO PÃO. O mesmo ato da santa ceia do Senhor é celebrado em todas as partes do mundo, porque somos um mesmo povo em qualquer lugar em que pessoas se reúnem para comemorar a vitória de Cristo sobre a morte. Os remidos de Cristo em qualquer parte do mundo são beneficiários dos favores efetuados pela morte vicária do Cordeiro de Deus, que nos comprou e salvou.

VEDE A ISRAEL SEGUNDO A CARNE. Mais uma vez o apóstolo dos gentios volta a falar do Israel de Deus como exemplo e espelho comparativo para a igreja de Cristo. Olhar para Israel segundo a carne é pensar na diferença que há entre as duas alianças, a aliança da lei, que era uma aliança com promessas terrenas, e o pacto espiritual que houve por meio do Messias para a igreja de Cristo, que hoje é o Israel espiritual.

OS QUE COMEM DOS SACRIFÍCIOS. Não se sabe especificamente sobre quais sacrifícios está se reportando o escritor, se os sacrifícios que eram oferecidos diariamente no tabernáculo, ou se ele está tratando da páscoa judaica. Mas como o autor esta espiritualizando o seu texto, ele pode na realidade está falando da comunhão e participação de Israel com o Deus que se fazia presente nas celebrações realizadas pelos sacerdotes, eles que representavam o povo de Deus como um todo.

NÃO SÃO PORVENTURA PARTICIPANTES DO ALTAR? No caso do tabernáculo, haviam pelo menos dois altares, em que o primeiro estava no primeiro compartimento do tabernáculo, onde os sacerdotes comuns celebravam e o altar que ficava no santo dos santo. Por meio dos celebrantes, o povo de Israel era participante dos sacrifícios que eram oferecidos pelos sacerdotes. Isso era uma tipologia da santa ceia do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...