sábado, 3 de março de 2018

1 Coríntios 9:15

1 Coríntios 9:15 - Mas eu de nenhuma destas coisas usei, e não escrevi isto para que assim se faça comigo; porque melhor me fora morrer, do que alguém fazer vã esta minha glória.
MAS EU. Temos comentado deste o versículo quatro deste capítulo que tudo que Paulo vinha falando, não dizia respeito ao seu ministério, nem ao modo operante das igrejas por ele fundadas. Mas, todos os argumentos citados pelo autor diziam respeito a como funcionavam nas igrejas ligadas ao ministério das lideranças religiosas de Israel e da igreja matriz de Jerusalém. Isso porque, o ministério dos apóstolos de Jerusalém estava vivendo um momento de transição do judaísmo para o cristianismo.

DE NENHUMA DESTAS COISAS USEI. Tudo que Paulo falou desde o início desde capítulo, se o apóstolo dos gentios desejasse poderia fazer, como prerrogativa de que as lideranças de Jerusalém faziam. Mas, Paulo entendeu que, o cristianismo verdadeiro era diferente do judaísmo, e, portanto, ele não recebia salário para fazer a obra de Deus, nem permitia que os ministros das igrejas gentílicas recebessem também.

E NÃO ESCREVI ESTO. O escritor esta falando de tudo que ele vem escrevendo sobre seus argumentos desde o início deste capítulo, como se ele tivesse se utilizando do ministério como se fosse uma profissão para tirar proveito financeiro da igreja. Nem tão pouco usando a palavra de Deus para fazer o comercio da fé. Paulo escreve, explicando se ele fosse um aproveitador, usaria destes direito, mas ele renuncia tudo.

PARA QUE ASSIM SE FAÇA COMIGO. Não escrevi isto, para que assim se faça comigo. O que Paulo escreveu desde o começo deste capítulo, não foi para que alguém lesse na igreja como se Paulo quisesse usar do método de ganhar dinheiro com seu ministério nem vendendo indulgências, por fazer a obra de Deus. O versículo doze e este também deixam bem claro que Paulo não recebia salário para fazer a obra de Deus.

PORQUE MELHOR ME FORA MORRER. Paulo preferia morrer, de que receber dinheiro para fazer a obra de Deus. Será que os gananciosos mercenários não percebem que estão correndo o risco da desaprovação de Deus, quando usam seus ministérios para ganhar dinheiro e vendem a palavra de Deus como se fosse uma mercadoria? As nossas igrejas são gentílicas, e devem seguir as regras gerais praticadas por Paulo.

DO QUE ALGUÉM FAZER VÃ. Paulo era realmente radical, no sentido de não aceitar salário ou recompensas financeiras para fazer a obra de Deus. Ele não abria mão disto, nem que alguém lhe matasse, ele preferia morrer de que ganhar dinheiro para fazer e executar a obra do Senhor. Ele convivia com todos os tipos de injustiça dos seus oponentes, mas que ninguém chegasse lhe acusando de explorar quem quer que seja.

ESTA MINHA GLÓRIA. Qual era a glória de Paulo? É que ele era diferente dos outros, quando não recebia recompensas financeiras de ninguém para pregar, orar, cantar ou fazer a obra de Deus. Nos versículos que se seguem, o apóstolo explica porque não recebia suborno ou ajuda financeira de ninguém, nem mesmo das igrejas por ele fundadas para fazer a obra de Deus. A maior vergonha para o evangelho nos dias de hoje é quando os líderes religiosos praticam de forma escandalosa o comercio da fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...