sábado, 3 de março de 2018

1 Coríntios 9:14

1 Coríntios 9:14 - Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho.
ASSIM. Onde está escrito esta citação pelo Senhor Jesus? Nos quatro evangelhos não tem esta mesma colocação feita neste texto. Certamente esta era uma tradição oral que os apóstolos de Jerusalém faziam de que o Senhor Jesus tinha lhes dito quando ainda estava entre eles. A segunda pergunta é, quando Paulo se encontrou com Cristo na estrada de Damasco Jesus lhe falou isso, se falou não está escrito no Novo Testamento. Este é mais um argumento usando pelos líderes da igreja matriz.

ORDENOU TAMBÉM. Quando Cristo viveu e exerceu seu ministério, ele veio para guardar a lei de Moisés, e assim o fez de maneira perfeita, ele não veio para desobedecer à legislação de Moisés, mas sim para cumpri-la. Os apóstolos do mesmo modo entenderam que deveriam viver de acordo com os costumes e tradições da lei, porque eles estavam vivendo a transição entre o judaísmo de Israel e o cristianismo.

O SENHOR. A pergunta é: Paulo aplicava esta regra para seu ministério e para o ministério de seus companheiros? A resposta é não! Tanto Paulo como seus amigos de ministério trabalhavam com suas próprias mãos para não serem pesados às igrejas por eles fundadas no mundo gentílico. O que Paulo esta demostrando para seus leitores, que o acusavam de não receber ajuda financeira, é que se quisesse poderia se aproveitar financeiramente deles, Porque os outros faziam isso, mas ele não.

AOS QUE ANUNCIAM. Ninguém mais do que Paulo anunciava as boas novas do evangelho de Cristo no mundo gentílico, de forma que, se ele bem quisesse poderia se utilizar deste argumento, como faziam os líderes ligados a igreja matriz de Jerusalém, deixar de trabalhar nas coisas seculares para ser sustentado de boa vida pelos irmãos das igrejas por ele fundadas. Porem, no versículo doze ele diz: Não usamos disto.

O EVANGELHO. Quem conhece bem como funcionava o sistema financeiro do ministério de Paulo nas igrejas por ele fundadas no mundo gentílico, sabe que o escritor está exatamente falando de como funcionava nas igrejas fundadas pelos líderes ligados a igreja de Jerusalém. Justificando porque não recebia ajuda financeira das igrejas fundadas por ele é que Paulo diz que se quisesse poderia fazer o mesmo.

QUE VIVAM. O que os apóstolos de Jerusalém faziam nesta parte de seus ministérios? Eles recebiam salários para ministrarem o evangelho? Não, eles só queriam ter o pão de cada dia, a mesma coisa que acontecia com os sacerdotes da lei de Moisés, eles só queria ter o sustento de cada dia, o que de resto sobrava, de acordo com a lei, deveria ser distribuído com as viúvas, com os órfãos e com os pobres, e eles assim procediam.

DO EVANGELHO. Paulo vivia do evangelho? Não! Ele trabalhava na construção de tendas para tirar seu sustento para não depender de ninguém. Mas nas igrejas em Israel, dada à eminência da volta de Cristo e porque o Estado romano estava confiscando os bens dos cristãos, criou-se um fundo comum para que toda a comunidade cristã, e não somente os apóstolos vivessem deste fundo comum. Esse sistema não deu certo, e Paulo fazia campanhas para as igrejas pobres da Judeia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...