quarta-feira, 21 de março de 2018

1 Coríntios 11:17

1 Coríntios 11:17 - Nisto, porém, que vou dizer-vos não vos louvo; porquanto vos ajuntais, não para melhor, senão para pior.
NISTO, POREM. Paulo muda de assunto a partir de então, para falar a respeito de algumas coisas desagradáveis que aconteciam naquela comunidade cristã, que não estava de acordo com o que ele tinha ensina, quando em Corinto esteve para fundar aquela igreja. Mas em seguida o apóstolo dos gentios também deixa escrito nesta sua carta um texto muito importante, no que diz respeito à celebração da Ceia do Senhor. Na realidade, todas as igrejas fundadas por Paulo eram muito novas, e com isso ainda estavam como que se adaptando aos moldes do que os líderes cristãos desejavam.

QUE VOU DIZER-VOS. Não há dúvida que os ensinos aqui transmitidos por Paulo já fossem conhecidos dos seus leitores, mas que ainda não estavam eles pondo em prática aquilo que efetivamente foram ensinados. Paulo era um missionário transcultural, que tinha de levar as boas novas de Cristo em muitas partes do mundo, por isso que não tinham como ficar o tempo suficiente em determinada cidade para ensinar tudo que dizia respeito às doutrinas cristãs. Daí a importância de suas cartas para que por elas completar os ensinos necessários para o fortalecimento das igrejas.

NÃO VOS LOUVO. No início deste mesmo capítulo, o apóstolo dos gentios havia elogiado seus leitores e filhos na fé, porque eles vinham demostrando afeto e consideração a sua pessoa. Todavia, no que o escritor passa a escrever, quanto ao comportamento dos irmãos, no que diz respeito à celebração da Santa Ceia do Senhor, Paulo tinha algumas críticas a serem feitas aos coríntios. Certamente, Paulo estava informado de algumas desordem praticadas pelos irmãos da igreja cristã de Corinto.

PORQUANTO, VOS AJUNTAIS. É correto se afirmar que o apóstolo se refere ao ajuntamento da comunidade cristã para celebrar a Ceia do Senhor, que também era conhecido como a festa do ágape, ou festa de amor fraternal. Não temos como saber com precisão quando se fazia este banquete no tempo da igreja primitiva, apenas algumas especulações são expostas sobre este assunto, porque há quem diga que era uma vez por semana, e se assim o era, provavelmente no domingo, que ficou sendo conhecido como o dia do Senhor, mas há quem diga que era uma vez no ano.

NÃO PARA MELHOR. Estava de fato havendo uma disfunção no que diz respeito aos fotos que ocorriam nesta tão importante festa para o cristianismo. A instituição da ceia do Senhor na verdade foi feita por Cristo para que os seus discípulos fossem abençoados, assim como era a páscoa para os seguidores do judaísmo. A celebração da santa ceia é um momento de comunhão com Cristo em que os participantes de maneira digna devem desenvolver a sua espiritualidade, por ser esta uma celebração destacada com a presença de Cristo no meio do seu povo, era isso que se esperava.

MAS PARA PIOR. No entanto, como as coisas estavam se dando na igreja cristã de Corinto, em vez de ser uma festa de amor fraternal, em que o nome de Cristo seria glorificado, os fatos levou a Paulo a especular que estavam indo de mal a pior. Como a ceia era uma refeição mesmo, então, tudo indica que uns comiam demais, enquanto que outros voltavam para casa sem provarem da santa ceia do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...