quinta-feira, 8 de março de 2018

1 Coríntios 9:26

1 Coríntios 9:26 - Pois eu assim corro, não como a coisa incerta; assim combato, não como batendo no ar.
POIS EU. Desde o primeiro momento, que o apóstolo dos gentios sabia o que queria, quanto ao seu ministério no evangelho de Cristo. Tendo se encontrado com Cristo no caminho de Damasco, Paulo foi para as partes da Arábia, ficando um bom tempo no deserto, em plena comunhão com Deus. Buscava então se encher de Deus para em seguida começar sua grande e importante missão, em levar as boas novas de Cristo, principalmente em cidades e lugares onde Cristo ainda não era conhecido do povo.

ASSIM. Paulo poderia se juntar aos apóstolos e discípulos de Jerusalém, e juntamente com os que dantes já fazia a obra de Cristo, evangelizar os judeus, que até certo ponto já conheciam a história do Messias, que foi o Cristo, que morreu pelos pecados do seu povo, mas que ressuscitou ao terceiro dia, subiu ao céu para se assentar a destra de Deus. Mas ele preferiu partir sozinha para alcançar o mundo gentílico de sua época.

CORRO. Não que Paulo participasse das atividades esportivas nas corridas de Corinto ou de qualquer outra cidade daquela época. Mas ele se reporta ao seu ministério em pregar as boas novas de Cristo por onde passava. O apóstolo dos gentios empregava muito esforço em tornar Cristo conhecido daqueles que ainda não haviam sido alcançados com o evangelho, além de se dedicar as atividades do discipulado cristão.

NÃO COMO. Isso nos fala da forma organizada de como Paulo executava suas campanhas missionárias nos novos campos de evangelização. Com o passar do tempo, o apóstolo dos gentios foi se organizando cada vez mais, ao ponto de montar um robusto ministério com seus amigos. Enquanto Paulo se ocupava nos trabalhos de evangelismo, seus cooperadores e companheiros cuidavam das igrejas já fundadas. Percebe-se que tudo era feito com planejamento e não de qualquer forma ou jeito.

COISA INCERTA. Quando traçado o roteiro das três grandes viagens missionárias de Paulo pelo livro histórico do Dr. Lucas, Atos dos Apóstolos, logo descobrimos que, o apóstolo dos gentios era deveras bem organizado em suas atividades, e tudo executava com maestria, no sentido de alcançar seus alvos desejados. Apesar de que, os opositores de Paulo tudo faziam na tentativa de atrapalhar os seus planos.

ASSIM COMBATO. Verdadeiras batalhas espirituais eram travadas, no sentido de por em execução aquilo que Deus em Cristo revelava ao coração de Paulo. Enquanto os seus oponentes e adversários combatiam contra ele, Paulo lutava em oração e consagração a Deus, para que fossem neutralizadas as forças espirituais, que terminavam usando pessoas e circunstâncias, na tentativa de atrapalhar sua missão.

NÃO COMO BATENDO NO AR. Paulo não fazia suas atividades em prol do reino de Cristo, em levar as boas novas de maneira aleatória. É verdade que ele levou muitos anos para atingir seus objetivos, isso porque não contava com o apoio financeiro de Jerusalém, nem das igrejas por ele fundadas, nem de ninguém. Porem, tudo fazia com planejamento estratégia e força de vontade. Quando o apóstolo desejava fazer uma campanha evangelística, não permitia que nada viesse a impedir sua execução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...