segunda-feira, 19 de março de 2018

1 Coríntios 11:12

1 Coríntios 11:12 - Porque, como a mulher provém do homem, assim também o homem provém da mulher, mas tudo vem de Deus.
PORQUE, COMO A MULHER. Neste versículo, Paulo busca conciliar os valores entre ambos os sexos, homem e mulher, falando de suas origens, o que não seria nada fácil para o apóstolo dos gentios, uma vez que, a sociedade daquela época era bastante preconceituosa quanto a questão das mulheres. A título de hoje, essa mensagem do apóstolo já é quase que totalmente aceita, quando sabemos o avanço justo e igualitário que houve, no tocante a honesta valorização que se devem dar as mulheres.

PROVÉM. Não há dúvida que o nosso querido escritor se reporta ao que ouve lá nos começos da raça humana. Gênesis 2:21-23 - Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar. E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão. E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada.

DO HOMEM. Essa origem da mulher, que provem do homem, nos ensina alguma coisa sobre submissão, conforme o pensamento bíblico, dependência, mais também harmonia. No caso do casamento, tanto o judaísmo quanto o cristianismo defendem que a esposa seja submissa ao marido, para que haja paz. A dependência fala do homem como provedor, e a harmonia é o resultado que se deve buscar por ambos.

ASSIM TAMBÉM O HOMEM. A convivência harmoniosa entre os homens e as mulheres é algo que faz o mundo muito melhor. A igreja de Cristo, que ganhou avanços significativos em qualidade neste sentido, comparada ao judaísmo, sempre foi composta de homens e mulheres, e em linhas gerais, mais mulheres do que homens. A reconciliação de Cristo mudou tudo para melhor em todos os aspectos nesta terra.

PROVEM DA MULHER. Paulo não está diretamente falando da existência do homem, porque segundo a palavra de Deus, o homem teve sua origem em Deus. (Gênesis 1: 26-27, 2.7). Neste caso, o escritor fala do nascimento do homem, ele que precisa de uma mulher, sua mãe, para nascer. Desta forma, é que Deus mostra a dependência mútua entre ambos os sexos, homem e mulher, que precisam em muito um do outro.

MAS TUDO VEM. Termina então Paulo mostrando que tudo tem uma origem e dependência de uma mesma fonte que é Deus. O homem foi criado por Deus, usando o barro como matéria prima, a mulher foi formada do homem, usando sua costela como matéria prima, e por fim, para que o homem ou a mulher possam nascer, dependem de Deus, ele que é a fonte mesma da vida e da existência de todos.

DE DEUS. Portanto, em Deus é que todas as diferenças terminam, porque ele é o ser supremo de quem tudo depende, porque por ele vivemos, nos movemos e existimos. Neste tema, o que Paulo mais deseja é a boa convivência entre os irmãos e as irmãs, por isso que ele estabelece regras, ensina o modo correto de comportamento entre todos, mas dá o devido valor, tanto aos homens como as mulheres. A longo prazo, os ensinos do Novo Testamento sobre estes assuntos foram se harmonizando em tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...