quarta-feira, 14 de março de 2018

1 Coríntios 10:22-23

1 Coríntios 10:22-23 - Ou irritaremos o Senhor? Somos nós mais fortes do que ele? Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam.
OU IRRITAREMOS. O autor está mostrando aos seus leitores o perigo de alguém que diz servir ao Senhor, mas que de alguma forma participa da idolatria. Quem adora, invoca ou venera aos ídolos e as imagens de esculturas esta na verdade provocando a ira de Deus para si mesmo. Deus não aceita que seus filhos pratiquem qualquer ato, que seja voltado para a prática da idolatria aos ídolos e as imagens de esculturas.

AO SENHOR? É provável que Paulo esteja se referindo a algum evento envolvendo a idolatria dos filhos de Israel que provocou a ira de Deus contra eles. Que não era diferente nos dias em que Paulo estava escrevendo esta sua carta, nem muito menos nos dias de hoje. Qualquer que confessa o nome de Cristo, que é o nosso Senhor, não pode nem deve adora nem venerar ídolos mortos nem imagens de esculturas.

SOMOS NÓS MAIS FORTES DO QUE ELE? Essa é mais uma pergunta que Paulo faz, até certo ponto sarcástica, como que perguntando aos seus leitores se eles suportariam a ira de Deus? Deus na verdade é amor, bondade e misericórdia, mas também é um fogo consumidor. Ninguém que tenta provocar o furor do Todo-poderoso se sai bem, porque se o Senhor resolver tomar as devidas providências, ninguém se sairá bem.

TODAS AS COISAS ME SÃO LÍCITAS. Percebe-se que alguns que faziam parte da igreja cristã de Corinto, que eram do partido dos libertinos e liberais, estavam usando da liberdade cristã para fazerem coisas que não deviam. Por exemplo: Os tais libertinos e liberais diziam que o ídolo não é nada, e por isso, eles poderiam participar dos cultos aos ídolos e as imagens de esculturas, que não lhes contaminavam. Porem, Paulo escreve anteriormente que o culto aos ídolos é culto oferecido aos demônios.

MAS NEM TODAS AS COISAS CONVÊM. Portanto, não convêm aos servos de Cristo participarem dos cultos aos ídolos nem as imagens de esculturas, porque, por traz dos ídolos e das imagens de esculturas estão os demônios, que buscam ser adorados e venerados por meio de tais objetos de culto. É bom que fique bem claro que, o cristianismo verdadeiro não permite que ninguém adore nem venere aos ídolos.

TODAS AS COISAS ME SÃO LÍCITAS. Ninguém mais do que Paulo defendia a liberdade cristã, no entanto, desde que, tal liberdade não fosse posta em oposição ao monoteísmo, com adoração e veneração somente ao Deus único e verdadeiro. Israel sofreu grandes derrotas, quando partiram para atos religiosos de idolatria aos ídolos e as imagens de esculturas. A religião que incentiva a idolatria não é cristã de verdade.

MAS NEM TODAS AS COISAS EDIFICAM. Como que alguém adora e venera os demônios pode ser edificada? Pois é justamente o que acontece quando alguém adora, venera ou invoca a um ídolo ou imagem de escultura, esta tal pessoa esta invocando aos demônios. Não podeis servir a dois senhores, porque ou há de amar a um e aborrecer ao outro. Não se pode dizer que serve a Cristo, e ao mesmo tempo adorar e venerar aos demônios por meio dos ídolos abomináveis e das imagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...