sexta-feira, 2 de março de 2018

1 Coríntios 9:11

1 Coríntios 9:11 - Se nós vos semeamos as coisas espirituais, será muito que de vós recolhamos as carnais?
SE NÓS. Se Paulo desejasse, juntamente com seus companheiros de ministério, assim como os líderes da igreja matriz de Jerusalém, cobrava dos seus filhos na fé das igrejas por eles fundadas no mundo gentílico, principalmente da igreja de Corinto, que era uma comunidade cristã rica, em termos materiais. No entanto, a partir do versículo seguinte, Paulo rechaça toda e qualquer possibilidade de ter recebido dinheiro para fazer a obra de Deus, porque ele entende que isso é feito por amor e gratidão a Deus.

VOS SEMEAMOS. Esse mesmo argumento era usado por aqueles que cobravam pelos seus trabalhos em prol da comunidade cristã. Ao que tudo indica, na igreja de Corinto, era um costume em que, os pregadores itinerantes recebiam altas recompensas financeiras para fazerem seus sermões, como se estivessem exercendo uma profissão de professor de filosofia, psicologia, pedagogia, sociologia, teologia ou outra matéria.

AS COISAS ESPIRITUAIS. O problema não está no que pregam os profissionais do evangelho, porque Paulo diz que não importa se alguém prega o evangelho por contenção, o que tem que ser observar é a intenção do que faz do evangelho uma mercadoria para tirar proveito financeiro das fiéis. O evangelho cumpre o seu papel, porque é a palavra de libertação, mesmo que, quem prega, ele não seja liberto.

SERÁ MUITO. Se Paulo fosse um mercenário, teria ganhado muito dinheiro usando o evangelho como um produto de troca por riquezas matérias, coisa que ele não fez. Se Paulo tivesse segundas intenções no seu ministério, se aproveitaria dos trabalhos que ele realizou em prol das igrejas gentílica para arrancar a lá das ovelhas, beber o leite e comer a carne. Tudo isso é o que mais se ver nos dias de hoje, são pessoas que se aproveita da inocência do rebanho, bem como da falta de conhecimento dos fiéis.

QUE DE VÓS. Quem prega o evangelho por dinheiro só espera recolher dos seus prosélitos o resultado econômico de suas atividades, porque faz do seu ministério uma profissão, e não uma confissão de fé genuína em Cristo. O próprio Senhor Jesus ensinou que: Dai de graça, o que de graça recebestes. Desta forma, como que alguém não tem o temor de Deus, que um dia vai prestar contas do que fez de errado nisso.

RECOLHAMOS. O pior de tudo é que os charlatões da religiosidade tornam o extorquir as ovelhas de Cristo em algo normal, ao ponto de não sentirem nenhum peso em suas consciências. O negócio hoje em dia é inventar meios os mais diversos para arrancar o último centavo daqueles que frequentam as mais diversas religiões. Devemos até os cabelos da cabeça a Deus, e como alguém ousa cobrar por seus serviços prestados a Ele. Todos estes argumentos eram usados pelos cristãos legalistas de Jerusalém.

AS CARNAIS? Os falsos apóstolos e os obreiros fraudulentos, dos quais Paulo falou, se utilizavam da tese de que, o Senhor Jesus estava voltando a qualquer momento, e que as coisas materiais iriam ficar na terra, para provocar o desapego dos fiéis as coisas desta vida, e com isso, os profissionais do evangelho extorquia o rebanho inocente de Cristo. O negócio é colocar as ovelhas no curral e tirar até o último centavo delas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...