domingo, 4 de março de 2018

1 Coríntios 9:20

1 Coríntios 9:20 - E fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivesse debaixo da lei, para ganhar os que estão debaixo da lei.
E FIZ-ME. Paulo fala sobre o que ele era capaz de fazer para que o resultado dos seus trabalhos de evangelismo fosse produtivo, no sentido de ganhar vidas para o reino de Deus. Como missionário do reino de Cristo o apóstolo dos gentios não media esforço para que de todas as maneiras pudesse levar alguém ao encontro do Salvador da humanidade, Cristo Jesus. Esse era o maior interesse do autor desta carta, libertar as pessoas do engano religioso para que se convertessem ao verdadeiro cristianismo.

COMO JUDEU. Na verdade, Paulo era um judeu, hebreu de hebreu e da tribo de Benjamim, mas ele não está se referindo a sua nacionalidade, nem a sua origem de sangue, porem, ele está se referindo ao seguimento religioso dos judeus, que era o tradicional e oficial judaísmo. Quando Paulo encontrava um seguidor do judaísmo, ele se fazia de prosélito de tal religião, mas seu objetivo era conquista-lo para Cristo.

PARA OS JUDEUS. O apóstolo Paulo não era responsável pela evangelização dos seguidores do judaísmo, porque em sua segunda viagem a Jerusalém, como ministro do evangelho de Cristo, ficou acertado que os apóstolos de Jerusalém ficaram responsáveis pelo evangelho da circuncisão, tendo Pedro como coordenador deste trabalho, seja em Israel, ou em outros lugares onde houvesse sinagogas judaicas.

PARA GANHAR OS JUDEUS. Todavia, ao perceber Paulo que os líderes de Jerusalém concentraram de princípio suas atividades no país de Israel, quando Paulo chegava em uma cidade, tendo evangelizado os gentios, também procurava se infiltrar nas sinagogas judaicas para evangelizar os judeus, seus compatriotas. E muitos dos seguidores do tradicional judaísmo se converteram ao Cristianismo por meio de Paulo.

PARA OS QUE ESTÃO DEBAIXO DA LEI. Neste tempo, haviam pelo menos três correntes teológicas do judaísmo, que eram: Os judeus ortodoxos, que seguiam a risca a lei de Moisés. Existiam os judeus um pouco mais liberais, que eram aqueles ligados aos escribas e fariseus e por fim, existiam os judeus da dispersão, que seguiam o judaísmo mais por uma questão de tradição e costume sem muito compromisso.

COMO SE ESTIVESSE DEBAIXO DA LEI. O apóstolo Paulo foi um dos líderes da igreja primitiva que mais teve compreensão da libertação que Cristo fez de sua igreja das exigências da lei. Inúmeras referências do Novo Testamento, em suas cartas, o apóstolo dos gentios combate a volta dos cristãos aos ditames da legislação de Moisés. Mas, para ganhar a confiança dos judeus, Paulo se fazia de seguidor da lei.

PARA GANHAR OS QUE ESTÃO DEBAIXO DA LEI. Tenho a compreensão que houve um desenvolvimento do judaísmo para o cristianismo da seguinte maneira. Cristo veio fazer uma profunda reforma no judaísmo, porem os judeus não aceitaram, e mataram o reformador. Cristo comissionou os apóstolos de Jerusalém para que implantassem o momento de transição do judaísmo para o cristianismo. Mas foi Paulo quem teve a revelação maior do que seria o cristianismo histórico que prevaleceu até hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...