segunda-feira, 5 de março de 2018

1 Coríntios 9:21

1 Coríntios 9:21 - Para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei.
PARA OS QUE ESTÃO SEM LEI. O escritor vem escrevendo de como ele fazia em seu ministério para que pudesse cumprir sua importante missão em ganhar vidas para o reino de Deus. Como Paulo agia para com os gentios? Como se um gentio fosse, sendo ele um judeu. Sem lei, fala daquelas pessoas que não fazia parte do judaísmo, mas também o autor se reporta aquelas pessoas que em sua época, eram livres pensadores, que não estavam ligadas a nenhuma religião, os incrédulos ou ateus.

COMO SE ESTIVESSE. Para que possamos ganhar mais vidas para o reino de Cristo, precisamos fazer como fazia Paulo, ele que procurava ganhar a confiança das pessoas que ainda não eram convertidas ao cristianismo, para então, depois evangelizar tais pessoas com as boas novas do evangelho do Senhor Jesus. Pesquisas dão conta de que um terço das pessoas que se convertem, vem por conta das amizades com os cristãos.

SEM LEI. Se alguém por fanatismo religioso vai evangelizar alguém e de cara logo condenando as pessoas, em vez de juntar faz é espalhar. O mais correto é com sabedoria do Espírito Santo, tentar ganhar a confiança dos descrentes, para depois ganhar sua vida para Cristo. Os servos de Cristo precisam ser amigos das pessoas, servir com amor ao seu próximo, porque assim sendo, eles ganharão vidas para Cristo.

NÃO ESTANDO SEM LEI PARA COM DEUS. Paulo agia com inteligência no meio da sociedade, sendo educado com todas as pessoas, tratando bem o seu semelhante, visitando seus conhecidos, mesmo que não fossem cristãos, levando uma palavra de esperança para os desalentados, ajudando aos carentes e necessitados e amando ao próximo como a si mesmo, porque esta é a lei de Deus para todos os seus servos.

MAS DEBAIXO DA LEI DE CRISTO. Os seguidores do judaísmo estavam debaixo da lei de Moisés, os prosélitos das seitas heréticas do paganismo estavam debaixo da lei dos falsos líderes religiosos. Mas Paulo diz que estava debaixo da lei de Cristo. E está debaixo da lei de Cristo é viver de verdade o que aconselho o evangelho das boas novas de Cristo, bem como seguir tudo aquilo que faz parte das doutrinas cristãs.

PARA GANHAR. O escritor mais uma vez declara um dos seus principais objetivos de vida, e seus esforços em cumprir sua missão, que era justamente ganhar vidas para o reino de Cristo. Lamentavelmente, nos dias de hoje, os que são considerados como grandes líderes das denominações, tem sim, a preocupação em ganhar muito dinheiro, usando a palavra de Deus, ganhar poder e influência diante do povo de Deus.

OS QUE ESTÃO SEM LEI. Quando Paulo esteve em sua segunda visita na igreja matriz de Jerusalém, (capítulo dois de Gálatas) ele fez um acordo com as colunas da igreja cristã de Israel, que eles ficariam responsáveis com a evangelização dos judeus, enquanto que Paulo e seus amigos de ministério ficariam com a responsabilidade de evangelizar os sem lei, ou os gentios. É tanto que, Paulo ficou sendo conhecido como o apóstolo dos gentios, isso porque, ele evangelizou em muitas partes do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...