sexta-feira, 23 de março de 2018

1 Coríntios 11:24

1 Coríntios 11:24 - E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim.
E, TENDO DADO GRAÇAS. Segue então o Senhor Jesus o mesmo ato de que praticavam os judeus a sua páscoa. É preciso lembrar que, o Senhor Jesus veio a este mundo na plenitude dos tempos, nascido de mulher, nascido sob a lei, e isso para cumprir a lei. Além do mais, até que o Cristo de Deus padecesse na cruz do Calvário, o que prevalecia era a antiga aliança de Deus com Israel por meio da lei de Moisés, porem, depois da morte do testador, é que passava a vigorar a nova aliança de Cristo.

O PARTIU E DISSE. Desta forma, o Messias, assim como os judeus procediam, ele deu graças a Deus pelo pão, e depois de sua oração de gratidão, como chefe daquela cerimônia, ele partiu o pão com os demais que fazia parte do seu grupo de apóstolos e amigos. Este partir do pão já apontava para o seu corpo que seria sacrificado em lugar dos pecadores, o que na antiga dispensação judaica representava a expiação.

TOMAI. Não há dúvida que todos que estavam presente com Cristo naquele momento tomaram um pedaço do pão que entre eles fora repartido. Isso também era um ato simbólico no que diz respeito à participação abrangente de todos os homens na nova dispensação da graça de Deus. Na realidade, a nova dispensação não é exclusivista, mas ela abre a possibilidade para todos os filhos dos homens dela participarem por fé.

COMEI. O ato de comer aquele pão oferecido pelo Cristo de Deus falava de vida que estava sendo transmitida para todos os que fazem parte da sua igreja remida. Cristo estava dando a sua vida no sacrifício propiciatório de si mesmo para produzir vida e vida com abundância para todos aqueles que se aproximam dele por ato de fé. A participação na ceia do Senhor produz vida espiritual e também saúde para a alma.

ISTO É O MEU CORPO. Esta frase tem gerado grandes debates, bem como tem sido motivo de inúmeros conceitos sobre o seu significado. Como em nosso comentário buscamos não entrar nas discussões, nem complicar mais ainda os paradoxos, nos limitamos a dizer que esta colocação feita pelo apóstolo Paulo não trata de transubstanciação, mas sim de um ato simbólico em memória da morte expiatória do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, algo espiritual e não material.

QUE É PARTIDO POR VÓS. No caso do pão que Jesus estava em suas mãos, ele realmente foi partido ou dividido para que todos os que estavam presentes pudessem participar daquele ato solene. Quanto ao pão como elemento de participação da celebração da ceia do Senhor, nas igrejas atuais é feito o mesmo, em que os ministros partem o pão e repartem com a igreja reunida em Cristo Jesus como ato de comunhão.

FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM. Não se pode dizer o contrário do que no próprio texto está explicito, que o evento é um ato simbólico em memória da morte expiatória de Cristo em prol dos seus remidos, mas com efeitos espirituais, porque tem uma importância muito grande na comunhão da igreja com Cristo. A celebração da ceia do Senhor deve ser vista como algo que nos faz lembrar da obra perfeita de redenção que o Cristo de Deus realizou com sucesso absoluto em prol de sua igreja remida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...