segunda-feira, 12 de março de 2018

1 Coríntios 10:10-11

1 Coríntios 10:10-11 - E não murmureis, como também alguns deles murmuraram, e pereceram pelo destruidor. Ora, tudo isto lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos.
E NÃO MURMUREIS. As cartas de Paulo estão recheadas de bons conselhos ao povo de Deus, no sentido de ensinar aos seus filhos na fé sobre como viverem uma vida digna diante da sociedade, no meio da comunidade cristã e perante o Deus que é Onipresente e Onisciente, que está presente em todos os lugares e que tem conhecimento pleno de tudo que nos acontece. Deus cuida do seu povo em todos os detalhes, por isso que não há motivos de nenhum dos seus filhos murmurarem.

COMO ALGUNS DELES MURMURARAM. Os filhos de Israel não tinham motivos para se queixarem contra o Senhor, até porque eles viviam uma vida de escravidão no Egito, sendo obrigados a fazerem o que não queriam, além de que os seus exatores faziam com que todos eles vivessem numa vida de humilhação. Todavia, como aquele povo carregava consigo o sentimento de rebelião se queixava sem razão de ser.

E PERECERAM PELO DESTRUIDOR. Geralmente esta é uma das qualidades atribuídas ao diabo com os seus demônios. Mas neste caso, essa foi uma tarefa de um dos anjos de Deus, que o Senhor enviou para lutar contra os rebeldes e desobedientes de Israel. Em (Êxodo 12:23) Moisés escreveu sobre este anjo, que estava encarregado de por em prática as pragas contra o Egito, contra Faraó e contra os inimigos de Israel.

ORA, TUDO ISTO LHES SOBREVEIO COMO FIGURA. Muitas coisas aconteceram contra os filhos de Israel, em demonstração de que Deus não se deixa escarnecer, e que como Pai, ele corrige e disciplina a todos aqueles que toma como filho. Deus é amor, bondade e compaixão, mas também é um fogo consumidor contra aqueles que desobedecem suas ordens, porque ele também é Deus de Justiça e de vingança.

E ESTÃO ESCRITAS PARA AVISO NOSSO. Não se sabe que tipo de murmuração estava acontecendo com o povo de Deus em Corinto. Porem, o escritor faz o alerta, mostrando que, assim como aconteceu com os filhos de Israel, não seria diferente naqueles dias da igreja primitiva, como não será nos dias de hoje. O povo de Deus era para ser mais abençoado ainda, mas por conta dos erros perdem muito com isso.

PARA QUEM JÁ SÃO CHEGADOS. Os escritores do Novo Testamento ensinavam à igreja de Cristo, que o Senhor já estava às portas. Eles não tinham noção do hiato de tempo que haveria entre a ascensão de Cristo e o seu retorno para arrebatar a sua igreja remida. Muito mais nós que estamos lidando com o cumprimento dos sinais da volta de nosso Salvador, muito mais do que eles, estamos nos fins dos tempos.

OS FINS DOS SÉCULOS. Desde o primeiro século de nossa era cristã, bem como muitas profecias da antiga dispensação já apontavam para o fim de todas as coisas. A título de hoje, não somente os pregadores da escatologia, mas até mesmo as pessoas normais da sociedade afirmam de que nós estamos nos últimos dias, dadas as coisas erradas que tem acontecido no mundo. A esperança da igreja, no retorno de Cristo, nunca esteve tão viva, o quanto ela está nestes últimos dias. Ora vem Senhor Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...