sábado, 31 de março de 2018

1 Coríntios 12:25

1 Coríntios 12:25 - Para que não haja divisão no corpo, mas antes tenham os membros igual cuidado uns dos outros.
PARA QUE. Ver-se a preocupação de Paulo com aquela igreja, que foi fundada por ele, e que ele conhecia pessoalmente os seus membros, porque certamente a sua quase totalidade, neste mesmo tempo, eram seus filhos na fé. Nos contam os comentaristas e historiadores do cristianismo que Paulo passou mais ou menos um ano e meio só na fundação daquela comunidade cristã, tendo tempos depois, feito pelos manos mais duas visitas a Corinto, buscando edificar a vida espiritual daquele povo de Deus.

NÃO HAJA. Os problemas gerados em uma igreja local, só tende a prejudicar o seu funcionamento, isso porque, as dificuldades de comunhão entre os seus membros geram enfermidades no corpo da igreja. Mas quando aqueles que compõem a comunidade dos remidos buscam se unirem em torno da causa de Cristo, buscando o bem uns dos outros, a igreja se fortalece e o nome glorioso de Cristo é glorificado.

DIVISÃO. A igreja cristã na cidade de Corinto tinha que conviver com este problema, em que parte dos seus membros estavam voltados para as divisões, e isso, porque eram constantes as contendas entre eles, por conta de posições, cargos e oportunidade, o que muito acontece ainda nos dias de hoje dentro de algumas denominações. O partidarismo era o que mais contribuía para os rachas internos.

NO CORPO. O escritor fala em termos de os pés dizerem ao corpo, porque não sou olho, então vou me separar de te. No entanto, isso não poderia acontecer, porque se os pés se separarem do corpo, ele terminará morrendo, até porque ele só sobrevive, porque está ligado ao corpo. Não é diferente com qualquer membro do corpo de Cristo, ele não pode se rebelar contra o próprio corpo, que é a igreja do Deus vivo. Uma das forças de sobrevivência da igreja neste mundo é os seus membros se unirem.

MAS ANTES TENHAM. Os membros do corpo humano estão ligados um ao outros e são entre si dependentes uns dos outros para sobreviverem. O corpo pode ser visto como um sistema em pleno funcionamento, em que o conjunto da obra é quem faz a máquina funcionar em perfeita harmonia. No meio do povo de Deus não pode ser deferente, cada membro do corpo de Cristo cooperam para a existência da igreja.

OS MEMBROS IGUAL CUIDADO. O olho, por exemplo é um tanto indefeso, por isso ele precisa das mãos que o proteja dos perigos constantes que o ameaçam. Os pés, estão em constantes perigos de pisarem em objetos cortantes, mas os olhos como vigias avisam aos pés, quando o perigo se aproxima. Há se na igreja de Cristo houvesse esse cuidado permanente de um membro para com o outro, seria muito maravilhoso.

UNS DOS OUTROS. A falta de amor de um membro do corpo de Cristo pelo outro tem causado prejuízos irreparáveis para o corpo de Cristo, que é a sua igreja. Percebe-se que forças do mal atuam no meio do povo de Deus, provocando divisões e partidarismo, o que tem acarretado muitos problemas na casa de Deus. Precisamos entender que, ao cuidar de um outro membro do corpo de Cristo, estamos assim protegendo a nós mesmos. Cristo disse que, uma casa dividida, não subsistirá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...