quinta-feira, 15 de março de 2018

1 Coríntios 10:30-31

1 Coríntios 10:30-31 - E, se eu com graça participo, por que sou blasfemado naquilo por que dou graças? Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.
E, SE EU. Paulo escreve neste versículo de maneira crítica, como se ele estivesse no lugar dos crentes liberais da cidade de Corinto. O “se” é uma comprovação de que de fato o autor não fazia o que ele passa a criticar nos seus leitores que, agindo de má fé participavam de festas, ainda que nas residências dos seus parentes não crentes, amigos ou conhecidos, comendo de alimentos que eram oferecidos aos ídolos.

COM GRAÇA PARTICIPO. Os que faziam parte do partido dos liberais em Corinto diziam o seguinte: Mesmo que um alimento seja consagrado a um ídolo ou imagem de escultura, mas se eu fizer uma oração abençoando, tal alimento deixa de ser consagrado ao ídolo e passa a ser abençoado por Deus. Isso não deixa de ser uma verdade, Porem, o problema estava no fato de que alguém poderia se escandalizar.

PORQUE SOU BLAFEMADO. Tanto os próprios incrédulos que haviam convidado o irmão para participar de sua festa para comer de alimentos oferecidos aos seus ídolos blasfemariam com o ato daquele que dizia ser crente, mas que estava fazendo o que não devia. Bem como os irmãos mais fracos na fé da comunidade cristã ficariam horrorizados com a atitude deliberado do irmão liberal que se profanou com os ídolos.

NAQUILO POR QUE DOU GRAÇAS? O que Paulo quis dizer aos seus leitores era de que, mesmo que os irmãos liberais fizessem suas orações desconsagrando o que foi oferecido ao ídolo, e por outro lado consagrando tal alimento a Deus pela oração, mas se isso fosse afetar a consciência dos mais fracos na fé, tal atitude deveria ser evitada. O erro do irmão liberal consistia em fazer alguém pecar em sua consciência. De forma que não podemos de forma alguém servir de pedra de tropeço na vida de ninguém.

PORTANTO, QUER COMAIS QUER BEBAIS. Até certo ponto, o apóstolo dos gentios reconhece que, nestes casos, os irmãos liberais não estavam errados, até porque o ídolo nada é no mundo, nem muito menos aquilo que é oferecido ao ídolo significa alguma coisa. No entanto, o escritor aconselha aos seus leitores que fossem prudentes, no sentido de que seus atos, em tudo fossem para glória de Deus.

OU FAÇAIS OUTRA QULQUER COISA. Em ressumo diz Paulo: Tudo que vocês fizerem, seja na vida social, religiosa ou em qualquer área da vida, que tudo seja para glória do nome do Senhor. Mas se qualquer das atitudes de vocês vai prejudicar quem quer que seja, é bom e correto procurar evitar. Tudo indica que, os seguidores de Cristo mais liberais na igreja em Corinto estavam sendo motivos de escândalos para a igreja.

FAZEI TUDO PARA GLÓRIA DE DEUS. Este deve ser o foco principal da vida cristã, seja do ministério, seja dos mais fracos na fé ou daqueles que eram mais liberais em seus conceitos cristãos, tudo deve ser feito para glória de Deus. Seja por meio de nossas palavras, atitudes ou obras, tudo que fizermos deve render glórias ao bendito nome do Deus único e verdadeiro, isso porque, somos os seus representantes no planeta terra. Antes de fazermos qualquer coisa, temos que analisar se é ou não para glória de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...