sábado, 24 de março de 2018

1 Coríntios 11:28-29

1 Coríntios 11:28-29 - Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice. Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor.
EXAMENE-SE, POIS, O HOMEM. A celebração da ceia do Senhor para a igreja de Cristo deve ser um momento de reflexão para os que dela participam ou não. O apóstolo pede aos seus leitores que eles antes de participarem do pão e do cálice, que eles fizessem um exame de consciência, a fim de descobrirem se estavam ou não dignos de participarem deste evento tão importante para o cristianismo. Quando se fala sobre “o homem”, isso não significa que, as mulheres não podiam participar da ceia do Senhor.

A SI MESMO. Paulo pressupõe então que, ninguém tem o direito de proibir quem quer que seja de participar da ceia do Senhor, mas que somente a própria pessoa é que deve fazer um autoexame de sua condição, e então, participar do pão e do cálice ou se recusar a participar deles. Existe dentro de algumas denominações muitos que mais parecem juízes em busca de réus, proibindo os irmãos de participarem da ceia.

E ASSIM COMO DESTE PÃO E BEBA DESTE CÁLICE. Neste caso, aquele irmão ou irmã que fizessem um autoexame e vendo que estavam dignos de participarem do pão e do cálice, então, não tem porque não participarem. A título de hoje, uma das condições para que alguém possa participar da ceia do Senhor é que este alguém seja membro efetivo de uma denominação, mas no começo será que era assim?

PORQUE O QUE COMO E BEBE. O escritor esta se referindo aqueles que de fato participavam da celebração da ceia do Senhor, comendo do pão que era servido para todos e bebendo do cálice que também era distribuído. Percebe-se que a celebração da ceia do Senhor e a participação do pão e do cálice, não é simplesmente um ato cerimonialista, mas que tem implicações positivas, mas também negativas para alguns.

INDIGNAMENTE. As duas cartas escritas por Paulo à igreja cristã de Corinto nos faz saber que esta comunidade cristã era cheia de problemas. Havia muitos dos que faziam parte daquela comunidade cristã, mas que viviam como se fossem mais do mundo do que da igreja de Cristo. O que se espera de alguém que confessa o nome de Cristo como Senhor e Salvador é que tal pessoa viva uma vida digna perante Deus.

COMO E BEBE PARA SUA PRÓPRIA CONDENAÇÃO. Para Paulo, seria melhor que a pessoa não comesse do pão, nem provasse do cálice, se sua própria consciência lhe acusasse de algum pecado grave contra a dignidade de Deus e de Cristo. Por isso que o apóstolo dos gentios exorta que todos, antes de participarem da ceia do Senhor fizessem um exame de consciência, a fim de não se prejudicarem a si mesmo.

NÃO DISCERNINDO O CORPO DO SENHOR. Alguns acham que Paulo está falando sobre a igreja de Deus, que é o corpo de Cristo, que não deixa de ser uma verdade. Porem, não é sobre isso que escreve Paulo, mas ele está realmente falando sobre o sacrifício de Cristo, que serviu de expiação e propiciação pela sua igreja. Portanto, participar de forma indigna da ceia do Senhor é uma falta de respeito para com o Cordeiro de Deus, ele que deu a sua vida pelo benefício dos seus queridos remidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...