quinta-feira, 1 de março de 2018

1 Coríntios 9:8-9

1 Coríntios 9:8-9 Digo eu isto segundo os homens? Ou não diz a lei também o mesmo? Porque na lei de Moisés está escrito: Não atarás a boca ao boi que trilha o grão. Porventura tem Deus cuidado dos bois?
DIGO EU ISTO. Continua o autor tratando de um assunto, que não dizia respeito a ele próprio nem aos seus amigos de ministério, nem muitos menos era prática nas igrejas fundadas por ele no mundo gentílico. Há quem diga que Paulo fala deste assunto com zombaria das lideranças de Jerusalém, que ainda estavam presos às tradições do judaísmo, aproveitando, neste caso, dos benefícios previstos na legislação de Moisés, quanto ao ministério viver a custa dos filhos de Israel durante a velha dispensação.

SEGUNDO OS HOMENS. Por incrível que pareça, aqueles que vivem explorando o povo de Deus, no tocante a fazer a obra do Senhor, se utilizam de textos bíblicos distorcidos para apoiarem o comercio da fé. Bem como, o povo simples, que não tem profundo conhecimento da palavra de Deus alimenta o comercio da fé dos mercenários, pensando que estão cumprindo determinadas exigências das Sagradas Escrituras.

OU NÃO DIZ A LEI TAMBÉM O MESMO. No tempo da lei, dez tribos entraram na terra de Canaã, e duas ficaram do outro lado do Rio Jordão. Portanto, a terra de Canaã foi dividida em nove partes iguais, sendo que a tribo de Levi não herdou heranças da terra em Canaã. Esta mesma tribo, foi designada por Moisés que ficaria responsável em cuidar do tabernáculo e da lei, mas em compensação receberia alimentos das demais.

PORQUE NA LEI DE MOISÉS ESTÁ ESCRITO. Esta é uma citação feita com base em Deuteronômio 25:4 - Não atarás a boca ao boi, quando trilhar. A pergunta é: A igreja gentílica está no tempo da lei ou no tempo da dispensação da graça de Deus, em que o seguidor do evangelho recebe a salvação de maneira gratuita? Agora, a verdade é que, as lideranças da igreja matriz de Jerusalém, viviam mais a lei do que o evangelho.

NÃO ATARÁS A BOCA AO BOI. Isso era algo que na prática até os que não servem a Deus fazem, porque sabem que se não alimentarem o boi, como que ele vai ter força para trabalhar na limpeza da lavoura? Isso não tem nada a ver com religião, nem tudo que está na lei de Moisés era algo a ser aplicado como dever religioso, Moisés escreveu para os hebreus uma legislação com regras para todas as áreas da vida social.

QUE TRILHA O TRIGO. Os argumentos dos líderes de Jerusalém eram de que eles estavam no lugar do boi, que trabalha com muito esforço para cortar a terra, a fim de preparar o terreno para que seu dono colhesse os seus frutos, como resultado de uma grande plantação. A partir do versículo doze, Paulo demostra que ele estava falando de como funcionava nas igrejas ligadas às lideranças da igreja matriz de Jerusalém.

PORVENTURA TEM DEUS CUIDADO DOS BOIS? O ser humano é muito astucioso e perspicaz, no sentido de tirar proveito do seu próximo. Se utilizam dos mais sofisticados argumentos para sustentarem suas teses, e no final das contas sair ganhando em tudo. Aqueles que tiravam proveito dos costumes e tradições da lei de Moisés, não queriam largar o osso para levarem uma vida fácil à custa dos outros. Hoje tem muita gente se fazendo de discípulos de Cristo, mas são discípulos de Moisés.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...