sexta-feira, 9 de março de 2018

1 Coríntios 10:1-2

1 Coríntios 10:1-2 - Ora, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem, e todos passaram pelo mar. E todos foram batizados em Moisés, na nuvem e no mar.
ORA, IRMÃOS. O autor tem advertências fortes a serem repassadas aos seus leitores, o que ele desejava fazer com inteligência, por isso é que ele começa suas exortações chamando seus leitores de irmãos. Paulo não quer passar a ideia de que é o grande apóstolo dos gentios quem alfineta seus filhos na fé, mas com humildade procura em pé de igualdade tratar a todos. Conforme o evangelho das boas novas de Cristo, todos aqueles que aceitam a Cristo Jesus como Senhor e Salvador se tornam irmãos.

NÃO QUERO QUE IGNOREIS. Para falar do perigo da apostasia, e do fato de que alguém que conhece a verdade, mas não obedece, corre um grande risco é que o escritor se utiliza do caso que houve com o povo de Deus, no que concerne à saída do Egito com a promessa de entrar na terra prometida de Canaã. Certamente os leitores de Paulo tinham conhecimento destes fatos, e não poderiam ignorar tudo isso.

QUE NOSSOS PAIS. Paulo era um israelita da gema, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreu, e judeu de sangue, por isso que ele com mais precisão podia falar dos filhos de Israel que saíram do Egito como sendo seus pais. Como o cristianismo é considerado filho do judaísmo, todos os seguidores da nova religião de Cristo tinham muita consideração ao povo de Deus, Israel. Desta forma os judeus poderiam ser exemplo.

ESTIVERAM TODOS DEBAIXO DA NUVEM. Paulo se reporta ao que está escrito em Êxodo 13:21-22 - E o Senhor ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvem para os guiar pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo para os iluminar, para que caminhassem de dia e de noite. Nunca tirou de diante do povo a coluna de nuvem, de dia, nem a coluna de fogo, de noite. Esta nuvem fala da presença de Deus com o povo.

E TODOS PASSARAM PELO MAR. A passagem do povo de Deus pelo mar nos ensina sobre a libertação da escravidão para uma nova possibilidade de vida. Bem como nos ensina sobre o poder de Deus a disposição daqueles que eram filhos da promessa, no caso, o Israel de Deus. Todos que atravessaram a pé enxuto o mar vermelho estavam diante da chance de tomarem posse das promessas de Deus feitas ao amigo Abraão.

E TODOS FORAM BATIZADOS EM MOISÉS. O batismo cristão nas águas deve ser por inversão, e, portanto, neste caso do nosso texto em foco nos fala que os filhos de Israel foram batizados em Moisés, porque eles ficaram em baixo da nuvem do deserto, bem como ficaram a baixo do nível do mar, de quando da passagem do mar vermelho. Um pouco mais a frente o escritor explica porque esta usando este exemplo antigo.

NA NUVEM E NO MAR. A nuvem ficava sempre por cima do povo de Deus, protegendo do sol durante o dia, mas a noite esta mesma nuvem se transformava em um grande clarão para o povo. O portentoso milagre da abertura do mar vermelho para o povo de Israel passar foi uma grande demonstração do poder de Deus em guiar o seu povo rumo ao cumprimento de suas promessas. Os israelitas foram privilegiados de poderem participar destes eventos feitos pelo Deus Todo-poderoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...