quarta-feira, 7 de março de 2018

1 Coríntios 9:25

1 Coríntios 9:25 - E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível.
E TODO AQUELE. O autor fala de todos aqueles que participavam das grandes maratonas de corridas que aconteciam nos tempos em que ele escreveu esta sua carta, principalmente na cidade de Corinto, que era bastante voltada para o esporte. Até mesmo aquelas pessoas que não tinham qualquer chance de ganhar participavam só pelo desejo de está entre a multidão. Vemos isso nas grandes cidades de nosso país onde multidões participam somente movidas pelo fanatismo do esporte envolvente.

QUE LUTA. Paulo fala do esforço que os atletas gregos empregavam para serem participantes destas corridas citadas pelo apóstolo dos gentios. Fala-se que os organizadores destes eventos esportivos obrigavam aos participantes a treinarem durante quase um ano inteiro, determinando tantas horas por dia, para que enfrentassem temperaturas variadas, e provocando verdadeiras exaustão física.

DE TUDO SE ABSTÉM. Os treinadores dos atletas submetiam os seus alunos a uma rigorosa dieta de alimentos, não permitindo que comessem qualquer tipo de alimentos. Não poderiam comer doces, nem alimentos gordurosos para se evitar caibras, tinham que se submeterem a uma dieta balanceada, a fim de não ganharem peso, e acima de tudo, não poderiam de forma alguma ingerir bebidas alcoólicas.

ELES O FAZEM. Todo esforço empreendido pelos atletas tem lá no fundo os seus objetivos que é justamente terminarem os campeonatos como vencedores. Ninguém faz grandes sacrifícios, nem dispendiosas renúncias sem alvos a serem alcançados. E a bíblia diz que os filhos das trevas são mais astutos do que os filhos da luz, no que diz respeito a lutarem pelos seus sonhos e objetivos de vida, porque eles são interesseiros pelas coisas desta vida. Porem, todo esforço deles, terminam em nada.

PARA ALCANÇAR UMA COROA CORRUPTÍVEL. No final dos campeonatos de corridas, aqueles que saiam ganhadores das competições, recebiam em suas cabeças coroas de flores, e em determinadas modalidades até de metais preciosos. Porem, não melhoravam suas vidas sociais, e quando terminavam seus dias de jovens, ganhavam problemas sérios de saúde, pelos esforços empregados além dos limites humanos.

NÓS, POREM. Paulo fala de si mesmo, bem como de todos aqueles que buscam fazer a vontade de Deus, principalmente àqueles que lutam legitimamente em fazer a obra de Deus por amor. Os que ganham recompensas financeiras para pregar, orar, cantar ou fazer a obra de Deus, já receberam suas recompensas, nada podendo esperar na vida futura e na eternidade. Nesta compreensão é que Paulo não pregava por dinheiro.

UMA INCORRUPTÍVEL. O evangelho fala sobre vários tipos de coroas que aqueles que fazem a obra de Deus por amor irão ganhar na eternidade com Cristo. E não somente isso, mas o que nos espera na vida eterna com o Senhor Jesus, não tem como comparar com as recompensas terrenas. Cristo disse: Eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra (Apocalipse 22:12). Quem faz do seu ministério uma profissão, não sabe o que está perdendo no futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...