sexta-feira, 23 de março de 2018

1 Coríntios 11:25

1 Coríntios 11:25 - Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim.
SEMELHANTEMENTE TAMBÉM, DEPOIS DE CEAR. Paulo esta repassando em memória o que lhe foi revelado no dia em que o Senhor Jesus celebrou a última páscoa com os seus apóstolos, substituindo então, a antiga páscoa judaica, pela ceia do Senhor, e isso foi o que passou a vigorar após a sua morte vicária em prol dos seus remidos. Cristo estava obedecendo aquilo que determinavam os costumes do seu povo, os judeus.

TOMOU O CÁLICE, DIZENDO. O primeiro ato foi justamente quando o Senhor tomou o pão, da graças por meio de uma oração de gratidão a Deus, parte o pão com os seus amigos, entregando a cada um deles uma parte. Feito isto, vem à segunda parte da celebração, no que diz respeito ao cálice. Naturalmente este cálice era o suco puro de uva, que era distribuído com os participantes como suplemento alimentar.

ESTE CÁLICE. Conforme a tradição judaica, este era o suco de uva, que era servido entre os membros das famílias. Já na comunidade cristã de Corinto, o suco de uva era distribuído para os membros mais simples da igreja, mas os mais importantes e influentes daquela comunidade cristã tomavam era os melhores vinhos do mercado. Nos dias atuais, a maioria das denominações servem o suco de uva, mas outras servem vinho, e existe supostos ramos do cristianismo, que somente o clero toma o vinho.

É O NOVO TESTAMENTO. Neste ponto, o apóstolo dos gentios dá uma explicação sobre o significado espiritual daquele cálice, que passaria a representar, após a morte de Cristo na cruz do Calvário, o novo pacto de Deus com a igreja de Cristo. No tempo da antiga dispensação Deus fez vários pactos com a humanidade, e com Israel fez uma aliança, por meio de Moisés. O Messias veio e fez uma nova aliança com a sua igreja.

NO MEU SANGUE. O cálice que é servido na ceia do Senhor é uma simbologia do sangue de Cristo que foi derramado no alto do Gólgota para servir de expiação em prol dos seus escolhidos. O sangue do Cordeiro de Deus que foi derramado na cruz do Calvário foi a sua vida que ele deu para resgatar almas para o reino de Deus. Não se pode afirmar que o cálice é a essência do sangue de Cristo, mas uma tipologia dele.

FAZEI ISTO, TODAS AS VEZES QUE BEBERDES. O que Paulo estava dizendo para seus leitores é que todas as vezes que eles participassem da ceia do Senhor, ao tomarem o cálice se lembrassem do ato perfeito de propiciação que Jesus realizou em favor dos seus remidos. E que aquele cálice representava seu sangue que foi vertido na cruz do calvário em lugar dos pecados, porque a redenção foi feita pela expiação de Cristo.

EM MEMÓRIA DE MIM. O mesmo que Cristo falou quanto ao pão, ele repete isso quanto ao cálice. A ceia do Senhor é um ato simbólico em memória da morte expiatória de Cristo em prol dos seus remidos, mas com efeitos espirituais, porque tem uma importância muito grande na comunhão da igreja com Cristo. A celebração da ceia do Senhor deve ser vista como algo que nos faz lembrar da obra perfeita de redenção que o Cristo de Deus realizou com sucesso absoluto em prol de sua igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...