quinta-feira, 22 de março de 2018

1 Coríntios 11:20-21

1 Coríntios 11:20-21 - De sorte que, quando vos ajuntais num lugar, não é para comer a ceia do Senhor. Porque, comendo, cada um toma antecipadamente a sua própria ceia; e assim um tem fome e outro embriaga-se.
DE SORTE QUE, QUANDO VOS AJUNTAIS NUM LUGAR. Conforme temos comentado em vários lugares, neste tempo da igreja primitiva não havia templos dedicados às igrejas cristãs, como temos várias em todas as partes do mundo. O fato é que até o ano de 313 de nossa era cristã, o império romano não permitia que os líderes do cristianismo edificassem templos dedicados ao cristianismo, o que chamam de igrejas.

NÃO É PARA COMER A CEIA DO SENHOR. Não temos nesta frase uma interrogação, mas, ao que tudo indica uma afirmação da parte de Paulo. E neste caso, o autor faz uma exortação grave aos seus leitores, mostrando que eles na realidade não estavam celebrando a ceia do Senhor, mas fazendo banquetes injustos, porque não estava havendo justiça entre eles, senão acepção de pessoas com os mais pobres.

PORQUE, COMENDO. A tradição cristã confirma que, no tempo da igreja primitiva, havia o compartilhamento de forma comum, dos alimentos arrecadados para a refeição da festa do ágape, que era a festa do amor fraternal ou celebração da santa ceia. Os que podiam contribuir com alimentos, assim faziam para que todos pudessem participar de uma refeição normal, com a participação de todos os irmãos.

CADA UM ANTECIPADAMENTE. No entanto, na igreja de Corinto, que era composta de muitas pessoas importantes da sociedade, bem como pessoas bastante influentes na igreja, os mais bem de vida e os que ocupavam posição de destaque, faziam suas refeições antecipadamente, de tal maneira que em alguns casos, como os mais pobres ficavam por último, muitos chegavam a ficar com fome, por não ter mais comida.

A SUA PRÓPRIA CEIA. Há quem diga que, os mais abastados contribuíam de forma condicional, que suas mesas fossem abastecidas com as melhores iguarias, que eles próprios doavam. Essa era uma característica própria da igreja cristã de Corinto, porque as divisões e as facções levavam ao separatismo dentro da própria comunidade cristã. Pelo que se observa dentro das páginas do Novo Testamento, essa era a comunidade cristã mais dividida daquela época, e isso em todos os aspectos.

E ASSIM UM TEM FOME. Como Paulo afirma que de fato não estava sendo celebrada em verdade a ceia do Senhor, mais sim, simplesmente um ajuntamento social. Desta forma, os mais pobres da igreja, que não podia contribuir com os melhores alimentos e carnes, ao que tudo indica, eles ficavam com fome, porque não lhes sobravam nada para que ao final das refeições fosse-lhes servidos, o que não deveria acontecer.

E OUTRO ENBRIAGA-SE. Essa frase exposta por Paulo levanta uma questão polêmica, porque se pergunta: Na ceia do Senhor o “cálice” era o suco de uva ou na realidade se servia o vinho de uva? Tentando apaziguar esta questão, alguns defendem que o correto é que no tempo da igreja primitiva se servia o cuco de uva como elemento que simbolizava o sangue de Cristo. Mas que no caso da igreja de Corinto, os mais ricos usavam o vinho e não o suco de uva. Tudo isso precisava ser corrigido naquela igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...