quinta-feira, 15 de março de 2018

1 Coríntios 11:1-2

1 Coríntios 11:1-2 - Sede meus imitadores, como também eu de Cristo. E louvo-vos, irmãos, porque em tudo vos lembrais de mim, e retendes os preceitos como vo-los entreguei.
SEDE MEUS. Há quem diga que o primeiro versículo deste capítulo onze faça parte da conclusão do assunto que Paulo vinha abordando no capítulo anterior. Seja como for, mas ele também se encaixa na introdução deste capítulo. Como se percebe neste texto, os leitores desta carta conhecia muito bem o apóstolo dos gentios, e muito mais conhecia Paulo os seus filhos na fé, é justamente o que aprendemos neste texto.

IMITADORES. Como fundador da comunidade cristã de Corinto, Paulo também foi o discipulador dos que primeiro se converteram ao Senhor Jesus. E como um bom ensinador da palavra de Deus, o autor desta carta tinha autoridade o suficiente para pedir que os seus filhos na fé seguissem seu exemplo de vida. Não há dúvida, que Paulo tenha em tudo dado o melhor testemunho possível como discípulo de Cristo.

COMO TAMBÉM EU DE CRISTO. Apesar de não ter convivido pessoalmente com o Senhor Jesus, mas o apóstolo dos gentios conhecia o seu Mestre de perto, porque tinha recebido revelações diretas de Cristo para sua vida e seu ministério. De forma que, tudo que Paulo sabia sobre o Cristo de Deus, ele não somente mantinha como conhecimento, mais de todas as maneiras buscava ser imitador do Senhor Jesus.

E LOUVO-VOS, IRMÃOS. Nem tudo era de si lamentar, quanto à situação da igreja cristã de Corinto, ao ponto do apóstolo dos gentios escrever sobre virtudes que se encontravam em muitos que faziam parte da comunidade cristã de Corinto. Apesar de ser o grande apóstolo dos gentios, mas nem por isso, o autor desta carta deixa de ser humilde, ao tratar seus leitores de irmãos. Na realidade esse era um bom costume da igreja primitiva, que prevalece até os dias de hoje na igreja de Cristo.

PORQUE EM TUDO VOS LEMBRAI DE MIM. As notícias que chegavam da cidade de Corinto eram de que, os irmãos que gostavam de Paulo, em todos os momentos de suas vidas se lembravam dos seus trabalhos e atividades em prol daquela igreja. Apesar de alguns penetras procurarem destruir a reputação de Paulo para com aquela igreja, todavia, nem mesmo assim conseguiram apagar as boas lembranças dele.

E RETENDES OS PRECEITOS. Como a igreja cristã de Corinto era uma grande e importante comunidade cristã naquela região, por lá passavam muitos líderes da igreja primitiva, bem como falsos mestres e pregadores, que procuravam distorcer os ensinos transmitidos por Paulo, quando da fundação daquela igreja. No entanto, nem mesmo os oponentes de Paulo conseguiram tirar as palavras de Paulo dos irmãos.

COMO VO-LOS ENTREGUEI. Chegava ao conhecimento de Paulo, que suas pregações e ensinos se mantinham nas mentes dos seus filhos na fé, assim como ele as transmitiu de quando ali esteve fundando aquela comunidade cristã. Isso prova que, o apóstolo dos gentios tinha profunda habilidade em transmitir seus ensinos, bem como os irmãos da igreja de Corinto eram ao mesmo tempo, bons discípulos da palavra de Deus. Ao fundar uma igreja, Paulo ensinava em profundidade as doutrinas cristãs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...