segunda-feira, 26 de março de 2018

1 Coríntios 11:32-33

1 Coríntios 11:32-33 - Mas, quando somos julgados, somos repreendidos pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo. Portanto, meus irmãos, quando vos ajuntais para comer, esperai uns pelos outros.
MAS, QUANDO SOMOS JULGADOS. O escritor fala daqueles casos em que a pessoa não fez um exame de consciência, e mesmo que tenha feito, mas não deu importância ao aviso de que não estava digno de participar da ceia do Senhor. Com isso, tal pessoa entra na faze de disciplina, e por isso, vêm às consequências. Quanto mais grave for o erro do que é julgado pelo Senhor, mais dura será aplicada a prova ou a correção.

SOMOS REPREENDIDOS PELO SENHOR. Hebreus 12:5-7 - E já vos esquecestes da exortação que argumenta convosco como filhos: Filho meu, não desprezes a correção do Senhor, e não desmaies quando por ele fores repreendido. Porque o Senhor corrige o que ama, e açoita a qualquer que recebe por filho. Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija? Uma boa pergunta.

PARA NÃO SERMOS CONDENADOS. Para que Deus corrige a seus filhos? Para que não sejam condenados com o mundo! Aprendemos neste texto bíblico que a correção de Deus, nunca é para o nosso mal, nem muito menos para o nosso prejuízo, mas sempre o Senhor nos corrige para o nosso próprio bem. O bom é que não seja necessário sermos disciplinados pelo Senhor, nem por ele corrigidos, mas se acontecer aceitemos.

COM O MUNDO. É claro que o apóstolo dos gentios não está falando do mundo “cosmos”, mas sim, do mundo dos ímpios, dos ateus, dos incrédulos, dos desobedientes, dos rebeldes e de todos aqueles que apostatam da verdadeira fé. Lamentavelmente, todos aqueles que rejeitam a obra de redenção realizada pelo Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, diz a verdade que serão condenados. Mas os que são filhos de Deus, se necessário for, o Senhor lhes corrigem para o bem.

PORTANTO, MEUS IRMÃOS. Percebendo Paulo que esta mensagem era bastante forte, porem, realista, ele dá uma aliviada, ao se dirigir aos seus leitores como irmãos. Desde os primórdios do cristianismo, que todos os seguidores de Cristo se consideram irmãos uns dos outros, porque o evangelho confirma que, todos que aceitam a Cristo como Senhor e Salvador, se tornam filhos de Deus, quem crer no nome de Cristo.

QUANDO VOS AJUNTAIS PARA COMER. Mais uma confirmação de que no tempo da igreja primitiva, quando o rebanho não era muito grande, a ceia do Senhor, em muitas igrejas locais era de fato uma refeição completa, com todos os seus membros participando do pão e do cálice do Senhor. A celebração da ceia do Senhor era um evento específico, quem sabe uma vez por semana, com objetivos bem definidos.

ESPERAI UNS PELOS OUTROS. Outra vez, Paulo faz uma advertência aos mais ricos e influentes da comunidade cristã de Corinto, de que quando eles se reunissem para participar da ceia do Senhor, estes não se antecipassem aos mais simples e pobres da igreja, mais que esperassem por todos, até porque todos eram membros do corpo de Cristo. Este é mais um indicativo de que haviam os privilegiados e mais favorecidos naquela comunidade Cristã, destacando mais uma vez o partidarismo em Corinto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...